Porque é que Deus criou as plantas antes dos animais?

E disse Deus:
“Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra.
E assim foi.

Génesis 1:11

A vida vem da vida. Esta Lei da Biogénese, apesar dos inúmeros ataques por parte dos cientificamente ignorantes e ideologicamente motivados militantes evolucionistas, tem resistido às observações sistemáticas.

Paralelamente, esta Lei é cientificamente derivada da complexidade irredutível das células e das suas sub-estruturas.

Dado isto, porque é que Deus criou as plantas noDia da Criação e não no ou no?

As plantas fazem algo que os animais não fazem: elas produzem a sua própria energia. Elas recolhem-na da mais básica das formas de energia: a luz.

Devido a isto, as plantas, melhor do que qualquer outra forma de vida, podem directamente capturar a energia que chega à Terra proveniente de fora. Algumas formas de vida podem capturar energia química, mas esta energia é uma forma de armazenamento. A energia da luz é directa e básica.

De onde veio esta luz?

No 3º Dia da Criação, a luz que chegou às plantas era a mesma que foi criada logo no 1º Dia da Criação. Deus só criou o Sol no 4º dia da Criação.

Isto também serve de resposta a todos os laodiceanos que atacam a Bíblia com perguntas ignorantes como:

Como é que os dias de Génesis podem ser literais se o Sol só foi criado no 4º Dia da Criação?

Estes infiltrados pseudo-cristãos esquecem-se que para haver um ciclo dia/noite não é preciso o Sol mas sim uma fonte de luz em relação a qual a Terra leve a cabo o ciclo.

Existem laodiceanos (pseudo-cristãos) conhecidos por “evolucionistas teístas” ou “criacionistas progressivos” tentam acomodar/distorcer a Bíblia de modo a que esta esteja de acordo com a anti-Cristã geologia uniformitarianista.

O uniformitarianismo defende que os processos que hoje operam, sempre operaram de igual modo no passado – à mesma taxa, frequência, cadência e velocidade.

Esta distorção falha a todos os níveis.

Primeiro, apesar das plantas produzirem a sua própria energia, elas precisam do dióxido de carbono para armazená-lo. No intervalo entre as alegadas duas “eras” ou duas “idades”, entre o aparecimento das plantas ao aparecimento dos animais, as primeiras teriam usado todo o dióxido de carbono da atmosfera e morrido.

Segundo, o registo fóssil possui plantas misturadas com animais. Daqui se infere que as plantas e os animais sempre viveram lado a lado mal os animais apareceram na Terra.

Claro que os evolucionistas ateus não têm este tipo de problemas. Pelo menos é o que eles pensam. Eles erradamente subscrevem à noção de que as plantas e os animais “evoluíram” juntos e “apareceram” juntos. Se isto fosse verdade, então as plantas teriam aparecido mal a Terra começou.

Como é que as primeiras cloroplastas e as primeiras plantas evoluíram como efeito de forças naturais (aleatórias, sem propósito, sem guia e sem supervisão) ? A resposta é bastante simples: elas não evoluíram.

Fonte

. . . . . . . .

Com a Grande Plantação, o 3º Dia da Criação chegou ao fim. Génesis 1 declara que, no final do dia, Deus declarou que o resultado era bom.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela, conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

Génesis 1:12

Obviamente que isto, segundo alguns “cristãos”, está errado e/ou “alegorizado”. Segundo eles (que aparentemente sabem mais do que Deus), este tipo de descrição é o efeito de épocas “pré-científicas” (seja lá o que isso for) e nada mais são que histórias alegóricas feitas por povos desconhecedores do que a Verdadeira Ciência nos tem mostrado ultimamente.

Curioso que estes infiltrados nunca nos digam onde é que a Génesis acaba com as “alegorias” e começa com História no verdadeiro sentido da palavra.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia, Geologia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

20 Responses to Porque é que Deus criou as plantas antes dos animais?

  1. Luciano says:

    Muito boa postagem, A palavra de Deus deve ser interpretada integral ou por revelação, não tem lugar para achologia.

    Like

  2. Mas a pergunta sobre a criação do sol no quarto dia e a luz no primeiro é estranho.
    Que luz seria a “haja luz” ?
    Ter dúvidas, nem sempre é não é algu ruim.

    Like

  3. Mats says:

    Não há problemas em ter dúvidas. O problema é rejeitar as respostas e depoois dizer que a Bíblia não tem respostas.

    Like

  4. Luciano says:

    Penso que a luz, no primeiro dia, é a GLÓRIA DE DEUS, que se manisfestou antes que o sol fosse criado.Pois este foi criado somente no 4º dia. Para demonstrar que Deus independe de sua criação para realizar a sua vontade. Ele faz como quer, quando quer, e aonde quer.
    “Ainda antes que houvesse dia, Eu sou, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos, agindo Eu, quem O impedirá”. Isaías 43: 13.
    Glória a Deus.

    Like

  5. Franklin - Brasil says:

    Não sou nenhum estudioso bíblico mas minha interpretação de Gênesis é a seguinte:

    No momento que Deus cria o universo [Gn 1:1], cria também a terra, a lua, o sol e as estrelas, porem apenas no dia quarto dia [Gn 1:14] esses astros são designados para uma função vital sobre a terra.

    Acredito que o sol e a lua foram criadas antes do “Haja luminares na expansão dos céus…”, Deus pode apenas ter organizado o que já existia.

    Like

  6. jephsimple says:

    Concordo com o Franklin,

    Eu estava com dúvidas sobre a luz [haja luz] e o sol.Pareciam-me coisas distintas…mas o que acontece é isso :Trata-se de luz natural,afinal Deus é luz e nele não há trevas,porem A luz divina é espiritual e ETERNA e as trevas também são espirituais e ETERNAS[apenas no futuro,pois essa teve inicio no diabo] ,diferente das trevas naturais que são a ausência da luz natural.

    Sendo assim,Deus não criou duas fonte de luzes [o sol e a luz do primeiro dia].O sol foi criado no primeiro dia.
    Em Gên. 1:3-5 diz:

    3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
    4 E viu Deus que era boa a luz; e FEZ DEUS SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS.
    5 E Deus chamou à LUZ DIA; e às TREVAS chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, O DIA PRIMEIRO.

    agora preste atensão nos verso 14-19

    14 E disse Deus: HAJA LUMINARES na expansão dos céus, para haver SEPARAÇÃO ENTRE O DIA E A NOITE; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
    15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
    16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
    17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
    18 E para governar o dia e a noite, E PARA FAZER SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS; e viu Deus que era bom.
    19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

    agora me diz aÍ: no primeiro dia Deus fez a luz pra fazer separação entre a luz e as trevas. certo? e foi o primeiro dia , certo?

    porque então que milhares de pessoas crêem que Deus criou a luz no primeiro dia e o sol no quarto dia?

    volte agora e releiam os verso novamente e veja um detalhe:

    Deus criou no 1º dia a luz pra fazer SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS.

    e no 4º dia ele faz outra luz ( que dizem que é o sol) PARA FAZER SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS.

    por acaso não é a luz do sol a mesma do 1º e 4º dia?

    o que acontece na leitura do ator, é que ele não esta falando que Deus criou uma luz e depois criou outra com a mesma função, ele apenas apresenta a ordem existente da criação.

    os verso são sifrados com dois pontos e ponto e vírgula.Devemos assim estar atentos,se lermos sem relevar a pontuação,damos outro sentido para a frase.

    Like

  7. abraaoisvi says:

    Acredito que neste trecho abaixo:

    No princípio criou Deus os céus e a terra.
    E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

    (Gênesis 1:1-3)

    Possa ser explicado da seguinte maneira:

    No princípio DEUS criou o universo, ou seja, o tempo-espaço-matéria.
    Neste momento de criação o universo era como um fluido de partículas distintas, sem forma e vazio (vácuo quântico), semelhante a água.
    Então DEUS organizou estas partículas criando a luz. Ou seja, a luz seria a organização dos fotons da forma como conhecemos hoje.
    Ou seja, Gênesis já deixa claro que a luz não depende dos luminares celestes, que ela é algo pertinente ao universo e que pode ser produzida de diversas maneiras. Gênesis deixa claro a “sobrenaturalidade” da luz, como alguns cientistas afirmam.

    Já no trecho abaixo:

    E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
    E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

    (Gênesis 1:14-15)

    DEUS cria as estrelas a partir destas partículas e separa o Sol para que a Terra orbite ao redor dele. Fica evidente que o Sol passa a controlar a noite e o dia sobre a Terra, mas que a luz não é exclusividade dele.

    Nada impede que no início do universo, não houvesse escuridão, e que ele fosse todo claro, a luz dispersa para todo lado, iluminando tudo.
    Existem algumas vertentes teóricas que apóiam esta visão.

    Like

  8. jefferson says:

    Abraão,
    muito interessante a sua explicação…Abre espaço p/ um debate ,eu já tinha lido q o sol [e estrelas]ñ é a única fonte d luz,mas confesso q sou leigo.
    Veja q haviam trevas sobre a face do abismo,e o Espírito pairava sobre as águas (antes d Deus criar este planeta as trevas e as águas já existiam).
    Vê q Deus,chamou a luz de dia,e as trevas noite,iteressante q a lua ñ tem luz própria.
    O meu ponto de vista é q no principio haviam trevas,a pergunta é qual origem dessas trevas?Se Deus é luz,sem SOMBRA d mudança…com o Deus eterno ñ há espaço pra trevas ou abismo.[Eu penso q o diabo é as trevas,e trouxe trevas ao ‘plano material’.Assim como Deus trouxe a luz,semelhante a sua[jamais igual].Veja q tudo q Deus criou Ele chamou d bom ,menos as trevas!Penso q nós temos uma analogia perfeita entre luz e trevas espiritual e luz e trevas ‘material’.
    Enfim Abraão eu ainda creio q a luz q Deus criou foi o sol,embora ñ seja a única,mas quando tudo passar Ele sera nossa luz,nosso sol,nunca mais haverá trevas!

    Like

    • abraão está certo, e sobre a analogia das trevas… não é bem assim. lembre-se de que o diabo foi lançado nas trevas quando se rebelou… veja que as trevas já existia. e em isaías Deus diz “eu crio as trevas… e comigo mora a luz. e a ciência confirma que a luz é uma unidade independente e preexistente antes da luz do sol. Paz

      Like

  9. jefferson says:

    Abraão,
    Vc tem frequentado o vídeo do Yuri?Parece q eu vi seu nome em alguns comentários.Estava a debater com o ateu Flavio?O cara defendeu q o universo ñ foi sempre existiu,mas defende q ñ havia espaço e tempo…essas duas coisas surgiram no big bang…É incrivel como alguns ateus são desonestos intelectualmente.Eu argumentei com ele q eu nunca vi explosão criar alguma coisa…Ele me disse q ñ houve nenhuma explosão no início do universo e sim expansão.E eu pensando q BIG BANG significa alguma coisa em português!

    Like

    • eu não tenho problemas pra admitir a possibilidade do big-bang ter acontecido!!! primeiro, toda explosão gera luz… e Deus disse: “e haja luz… e houve luz”.
      segundo. se Deus é Deus a sua explosão, em vez de gerar o caos (como é comum em toda explosão), gerou a ordem.

      Like

      • Lucas says:

        eu não tenho problemas pra admitir a possibilidade do big-bang ter acontecido!!!

        A questão não é o que é que tu aceitas ou não ma sim o que é que as evidencias revelam. Segundo os dados disponíveis, o big bang nunca aconteceu.

        primeiro, toda explosão gera luz… e Deus disse: “e haja luz… e houve luz”.

        Não há nenhuma explosão nesse versículo. Vais impor ao Texto Sagrado algo que não está lá? Ou será melhor interpretar o Texto dentro do seu contexto?

        segundo. se Deus é Deus a sua explosão, em vez de gerar o caos (como é comum em toda explosão), gerou a ordem.

        Deus não precisa de explosões para “gerar ordem”.

        Like

  10. abraaoisvi says:

    Heheh pode ser que seja eu sim, Yuri é um ateu metido a besta que tem canal do youtube? Cara foi engraçado minha discussão com um ateu lá. O cara estava tentando derrubar o argumento Kalam, usando a falácia do taxi. Ele tentou conceber um pré-universo que criaria o universo, sendo que neste pré-universo não existiria tempo ou casualidade e teria sempre existido. Engraçado que ele assume quase todas as características de DEUS na concepção deste pré-universo, mas ele somente exclui a Personalidade, ou seja, ele não admite que quem criou o universo é A Pessoa. Ele simplesmente deixa o universo incapaz de ser criado. Mas enfim não vou me delongar, ele termina dizendo que houve um tempo após o big-bang em que as leis físicas não tinham entrado em vigor uahuaha , ou seja, as leis físicas mudaram, cara foi engraçado.

    Desculpa ai Mats o off-topic.

    Like

  11. abraaoisvi says:

    Jefferson,

    Quanto a questão das trevas em Gênesis, acredito que não são trevas espirituais, mas sim físicas, ou seja, simples ausência de luz natural. DEUS é luz, pois nEle não há tropeço, nem erro, nem pecado, nem nada que procede das trevas. Quando estamos nas trevas não podemos ver, logo facilmente tropeçamos. Pois se estivéssemos nas trevas, como poderíamos saber onde estaríamos indo, percebe? DEUS é Espírito, não é visível, não é matéria. A luz natural é matéria, constituida de pequenas partículas chamadas fotons. A luz revela o que está em oculto.

    (Isaías 29:15)
    Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?

    Like

  12. abraaoisvi says:

    Jefferson,

    Quanto ao nome Big-Bang, foi uma piada de um cientista que não aceitava a teoria da expansão cósmica inicial, e apelidou a teoria assim. Mas de fato a teoria do big-bang não é de fato uma teoria sobre uma explosão que teria dado origem ao universo. Se quiser, compra o livro de W. L. Craig, chamado Em Guarda, eu lí e gostei muito.

    http://www.vidanova.com.br/produtos.asp?codigo=604

    Like

  13. jephsimple says:

    Abraão ,
    Realmente eu tbm tenho a opinião dq as trevas eram fisicas,oque eu me refiro é a sua origem,eu apenas deduzo que foi provocada;não diretemente ou intencionalmente;pelo diabo …Jesus diz q o diabo é homicida desde o princípio,enfim ele é caído,ele é trevas desde o princípio,eu não afirmo,mas deduzo que ele foi expulso dos ceus e provocou desordem neste universo…eu ainda estou estudando sobre o assunto …mas a analogia é perfeita,as trevas sempre são ruins,tanto as fisicas qnto as espirituais,a luz tbm sempre é boa,a espiritual é infinitamente excelente.
    Obrigado pelo link,
    Um abraço…

    Like

  14. jephsimple says:

    Eu ainda não entendo [sendo sincero] que luz é esta que Deus criou antes do sol .

    Essa luz não pode ser o próprio Deus ,afinal ele é a própria luz ,e Ele é eterno …então sua luz é eterna …não há nescessidade Dele dizer haja luz pra Si mesmo.

    E pq existiam trevas ,se não existia o universo e a terra? … oras Deus é luz …Deus é eterno ,como pode então existir trevas ,ou seja ausência de luz? Como diz no Apocalipse …não haverá nescessidade de luz de candeia nem luz do sol … Pq ele será a luz ,e jamais haverá noite .

    Eu não estou contestando o genêsis …longe de mim tal coisa … talves eu tenha dificuldade mesmo de entender …isso é possivel …

    Like

  15. Mats

    Como é que os dias de Génesis podem ser literais se o Sol só foi criado no 4º Dia da Criação?

    Estes infiltrados pseudo-cristãos esquecem-se que para haver um ciclo dia/noite não é preciso o Sol mas sim uma fonte de luz em relação a qual a Terra leve a cabo o ciclo.

    Ainda nos dias de hoje podemos observar fontes de luz “desconhecidas” no universo, pelas quais não são dependentes de uma estrela como o sol para gera-la:

    http://gizmodo.uol.com.br/luz-universo-sumida/

    Like

    • jephsimple says:

      Muito interessante! Valeu pelo artigo!

      Eu depois de pesquisar explicações sobre que luz se referia no livro de Gênesis, aceitei que a luz criada era o sol. Que teria sua função estabelecida no quarto dia.

      Mas estou me convencendo que se trata de outra fonte.

      É vivendo, lendo, e aprendendo.

      Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.