Estudo revela que cientistas são humanos

Um estudo divulgado pela Clinical Psychology aponta que pelo menos 33% dos cientistas utilizam práticas questionáveis para obter e publicar dados em pesquisas.

Entre os actos mais comuns, o estudo mostra que eles costumam forjar números de acordo com a intuição e mudar o enfoque da pesquisa de forma a obter os dados desejados.

Além disso, um em cada 50 cientistas admite falsificar estatísticas. A prática pode ter ainda mais adeptos, já que o número de pesquisadores que admitiu ter visto outros colegas lançando mão de métodos questionáveis é de 71%.

O estudo analisou ainda 281 trabalhos escritos realizados pelos professores e 50% deles continham erros de estatística. Em 15% dos trabalhos, os erros de pesquisa modificavam directamente o resultado final.

Fonte

. . . . . . . .

Que pena que este estudo não se debruçou mais sobre a teoria da evolução senão o mesmo verificaria um desproporcional número de fraudes feitas no nome da legítima ciência.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Pecado, Política, Sociedade and tagged , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Estudo revela que cientistas são humanos

  1. Tem um artigo chamado “sujeira no jaleco” da revista superinteressante, que mostra bem essa realidade. Convém ler.

    Like

  2. jefferson says:

    Quando li o título,não pude me conter,eu ri🙂 Um incontável número de neo ateus,usam e abusam do cientifismo,dizendo que a ciência é mais confiável que a religião,querendo dizer que ela é mais confiável que a Bíblia. Mas como era de se esperar é a falsa ciência entrando em cena. Não é atoa que Deus declara,maldito aquele que confia no homem… E nem muitos cientistas escapam disso. Ah,quem dera o único objetivo fosse a verdade,quem dera fosse deixar as evidências os levarem aonde elas tivessem que levar… quem dera!

    Like

  3. Everton Araujo says:

    A superinteressante nao é uma revista de confiança. Nem a favor nem contra a evoluçao ela seria confiavel.

    Like

  4. estudante says:

    Que artigo distorcido. As revistas tem mecanismos para evitar a publicação de artigos fraudulentos. Eu tenho um artigo da Annals que prova isso. Recentemente tem surgido um método chamado reprodutibilidade de pesquisas, que permite reproduzir todo o estudo do cientista, para verificar se ele é verdadeiro. Casos de fraude existem, mas ele são raríssimos. E se você acredita no criacionismo científico, saiba que os cientistas criacionistas também podem usar fraudes científicas em favor de sua teoria.

    Like

  5. Bruno says:

    Dawkins detected!
    estudante, se vc acredita em cientistas ateus, eles também podem fraudar em favor de suas teorias…como a maioria dos cientistas são ateus, então pressupõe que…

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s