Leviatã: crocodilo ou dinossauro?


PODERÁS pescar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com a corda? . . Os teus companheiros farão dele um banquete, ou o repartirão entre os negociantes? . . Debaixo de si, tem conchas ponteagudas; estende-se sobre coisas ponteagudas como na lama.
Jó 41;1,6,30

O capítulo 41 do Livro de Jó descreve uma criatura chamada de “Leviatã“. Tal como nas descrições anteriores ao beemonte, o Senhor está a impressionar Jó com a sabedoria e majestade do Seu Poder criativo. E de facto, o leviatã é uma criatura impressionante.

É-nos dito que ele não o pode ser subjugado de modo a que ela serva os seres humanos, e ninguém cai duas vezes no erro de lutar contra ele. Provavelmente porque essa pessoa deixa de existir depois da primeira tentativa.

O leviatã é poderoso e gracioso mas considera o aço como palha uma vez que o ferro não consegue penetrar as suas escamas blindadas. Até as suas partes inferiores são compostas por escamas blindadas.

Que criatura tão temível é esta?

Algumas traduções sugerem que o leviatã é um crocodilo dos rios, mas isto é refutado pelo óbvio facto da descrição nem de perto nem de longe se ajustar:

  • Os crocodilos não possuem escamas ponteagudas ou blindadas nas suas partes inferiores.

Em vez disso, essa zona dos crocodilos é macia e facilmente perfurada – até mesmo com uma faca. Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, algumas pessoas ganhavam a vida matando crocodilos e comercializando a sua pele de couro. Devido a isso – mas não exclusivamente devido a isso – os crocodilos tornaram-se extintos em alguns lugares.

  • É possível domesticar o crocodilo mas é impossível domesticar o leviatã.

* * * * * *

Claramente o leviatã não é um crocodilo e nem parece ser uma outra criatura familiar. É possível que o mesmo tenha sido um dinossauro que vivia nas águas – talvez algo parecido com um tylosaurus.

Presentemente não podemos ter 100% de certezas, mas podemos afirmar com relativo grau de segurança que o leviatã não se conforma com os répteis conhecidos actualmente.

PS: Algumas traduções cristãs – especialmente aquelas que são feitas por grupos que defendem os “milhões de anos” ou a teoria da evolução – tentam anular o peso de algumas descrições de modo a que a mesma se possa ajustar a um animal actual. Por exemplo, no caso do beemonte muitas traduções têm notas de rodapé qualificando-o como um hipopótamo ou um elefante. Isso está errado, como vamos ver num futuro próximo.

A Bíblia foi inspirada mas os comentários de rodapé não.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

11 Responses to Leviatã: crocodilo ou dinossauro?

  1. “A Bíblia foi inspirada mas os comentários de rodapé não.”
    Hahahaha! Gostei desta frase! 😀

    Realmente as vezes existem notas de rodapé que sinceramente eram melhor não estarem lá. Eu gosto mais das notas de roda pé que falam sobre o contexto histórico.

    Na minha bíblia a tradução está como hipopótamo, eu acho isso uma falta de respeito, se não sabem que bixo é então não deveriam colocar uma farsa no lugar, deveriam colocar o nome original. Mas felizmente a nota de rodapé vem escrito o nome original.

    Like

  2. **escrevi bicho errado. 😛

    Like

  3. Vitor says:

    Não sabemos que ser é o leviatã, a especulação so nos faz passar vergonha, o bicho pode ser igual a uma das feras da visão de Daniel ou ate ser mitologico.

    Like

  4. Áureo Santos Costa says:

    É isto ai, o que interessa é ter FÉ e acreditar que foi DEUS quem falou e, pronto.

    Like

  5. wellington says:

    Apoiado .

    Like

  6. gerson dos santos nolasco says:

    o que importa é que sejamos adoradores de JESUS,o que ele nos dá,temos sim que aceitar,e a biblia é honesta,não é um livro de fofocas,a paz e que DEUS abençoe a todos.

    Like

  7. Aleks silva says:

    Tanto o behemote como o leviata podem ser seres extintos,mas as evidencias indicam que eles sao respectivamente crocodilo e hipopotamo,lembrem-se que o livro de jo eh poetico,e indicar que para ele o ferro eh palha,ou que seus ossos sao de ferro sao apenas comparacoes para demonstrar a força desses animais. E vc disse q o leviata n eh um crocodilo pelo fato dele ser indocio,mas um crocodilo selvagem tb n pode ser domesticado,e no tempo de jo existiam animais bem maiores e fortes q os exemplares atuais (como o touro selvagem,que era um simples touro,porem selvagem,mais forte,e com quase o doblo do tamanho de um touro atual). Assim,percebe-se claramente que o leviata EH UM CROCODILO,POREM UMA VARIACAO MAIOR E MAIS FORTE Q AS Especies atuais

    Like

    • Lucas says:

      Tanto o behemote como o leviata podem ser seres extintos,mas as evidencias indicam que eles sao respectivamente crocodilo e hipopotamo,

      Que tipo de evidências? Podes listar algumas?

      lembrem-se que o livro de jo eh poetico, e indicar que para ele o ferro eh palha, ou que seus ossos sao de ferro sao apenas comparacoes para demonstrar a força desses animais.

      Comparações poéticas sobre um animal real. Afinal, tu disseste que pode ser um crocodilo ou hipopótamo.

      E vc disse q o leviata n eh um crocodilo pelo fato dele ser indocio,mas um crocodilo selvagem tb n pode ser domesticado

      e no tempo de jo existiam animais bem maiores e fortes q os exemplares atuais (como o touro selvagem,que era um simples touro,porem selvagem,mais forte,e com quase o doblo do tamanho de um touro atual). Assim,percebe-se claramente que o leviata EH UM CROCODILO,POREM UMA VARIACAO MAIOR E MAIS FORTE Q AS Especies atuais

      Não ofereceste evidência alguma em favor da tese de que o leviatã era um crocodilo.

      Like

  8. Aleks silva says:

    Olha só,não estou dizendo que o animal descrito em jó é um crocodilo,mas sim uma variação maior dessa espécie. Tenho certeza disso pelos seguintes motivos: * o texto original hebraico sujere apenas que as escamas do leviatã não podem ser SEPARADAS,não que não podem ser perfuradas,até porquê,o própio Deus pergunta (na traduçao original) se seria mais sensato caçar o leviata de maos vazias,com anzois,ou com arpoes. Visto que o arpao eh a unica coisa q pode matar o leviata,deduzimos que as escamas realmente nao podem ser separadas,mas que nao sao blindadas,visto que podem ser perfuradas * Se um animal como o tylossaurus existisse naquela epoca no nilo,iriam existir representaçoes deles nas civilizacoes proximas,mas o unico ser que eh representado eh um tipo brutal de crocodilo. * O tylossauros era aquatico,mas o leviatã era tambem terrestre. Alem disso o tylossaurus foi extinto ha milhares de anos,mas o registro fossil indica que enormes crocodilos viveram no nilo naquele tempo.

    Like

  9. Silva says:

    Como hipopótamo e crocodilo? Observaram às discrições bíblicas a respeito deles? A cauda do hipopótamo é curta… Talvez vocês pensam que é mais um criacionista defendendo linhas de pensamentos, mas não sou e nem creio na evolução, apenas creio em um DEUS criador do Universo.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.