O algoritmo das formigas

A Terra parece ser um sítio totalmente controlado pelas formigas uma vez que elas parecem cobrir o globo inteiro. O sucesso de qualquer colónia de formigas depende das capacidades inerentes de muitas das suas operárias. Uma das capacidades das formigas recolhedoras depende dum algoritmo que governa a frequência com que elas saem da colónia, e que tem um paralelo com um outro algoritmo gestor de dados de internet.

 As formigas recolhedores fazem buscas  por sementes e cada uma das formigas transporta uma semente de cada vez para a sua colónia. Se demasiadas formigas se encontram em busca de sementes, os recursos são desperdiçados, e a colónia poderá receber um excesso de provisões que poderiam gerar um bloqueio no tráfego (e problemas no armazenamento do excesso de alimentos).

 Isto pode ser um desastre.

 Por outro lado, a colónia passará fome se não haver sementes suficientes.  Como é que as formigas controlam esta tarefa crítica?  Os pesquisadores estavam curiosos por  descobrir a forma como as formigas levavam a cabo esta tarefa sem qualquer tipo de administração centralizada.

 A resposta é que as formigas levam consigo todo o seu entendimento. Ao testarem com as formigas recolhedoras, os biólogos determinaram que, quando as formigas regressam  à colónia mais lentamente, então mais formigas sabem que têm que sair da colónia e ir recolher. Ao mesmo tempo, quando as formigas regressam em grande número, enchendo rapidamente as “dispensas”, menos formigas saem para buscar alimento.

 Biólogos e engenheiros de Stanford fizeram uma parceria e descobriram que um algoritmo frequentemente usado para regular o tráfego da internet assemelha-se com o que as formigas usam para regular o tráfego de recolha.  Os dados foram publicados no jornal onlone PLoS Computational Biology.

 Eles observaram que o algoritmo presente no cérebro das formigas usa quatro variáveis. Uma descreve a taxa das formigas que saiam, outra descreve a quantidade com que a taxa aumenta à medida que cada formiga regressa, e outra descreve a forma como a taxa diminui cada vez que cada formiga sai. O artigo uniu estes parâmetros usando duas fórmulas::

  1. an = max(an-1-qDn-1+cAn-d,a), a0 = 0
  2. Dn~Poisson (an)

Quem diria que as formigas eram tão inteligentes?

 Para além disto, as formigas recolhedoras sabem muito mais. Por exemplo, elas sabem qual a amplitude térmica ideal para elas irem em busca de alimento. Elas recolhem-se para o subsolo durante os períodos mais quentes dos desertos da zona ocidental dos EUA (onde muitas delas vivem).

 Em dias de Sol, as formigas recolhedoras normalmente param de buscar alimento por volta das 11 a.m. e regressam quando as temperaturas baixam para os  118-125°F [47º – 51º Celsius]. Isto significa que as formigas possuem termómetros internos que comunicam com os seus centros de decisão.

Claramente, as formigas não aprenderam isto numa escola, portanto é perfeitamente lógico e cientifico inferir que este conhecimento vem duma Fonte exterior a elas mesmas.

* * * * * * *

 Não é difícil saber Quem é o Programador que codificou as formigas de modo a que elas possam executar algoritmos necessários para a sua sobrevivência, no entanto seria interessante saber se os militantes ateus realmente acreditam que um sistema que faz cálculos matemáticos pode ser o efeito de forças não-inteligentes. Se sim, que tipo de evidências eles fornecem que suporte esta posição religiosa não-científica?

 Enquanto os militantes ateus pensam nisso, fica aqui um versículo especialmente para eles:

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio.

Provérbios 6:6

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

17 Responses to O algoritmo das formigas

  1. Rafael Lopes says:

    surpriendente

    Like

  2. Unique says:

    De acordo com o texto:

    1. As formigas são inteligentes;
    2. Uma fonte exterior as deu determinado conhecimento algorítmico.

    E se uma formiga erra?
    Quando temos um resultado positivo o responsável é uma fonte exterior, mas e quando é algo desvantajoso que prejudica a formiga? A fonte exterior também é responsável pelas coisas ruins?

    Não é porque equações possam ser utilizadas para determinar o seu movimento que as formigas usam as equações e calculam seu movimento. É possível determinar o comportamento humano usando estatística, mas isso não significa que as pessoas testadas sabem as equações utilizadas.

    Assumir que as formigas fazem cálculos é pura ingenuidade.

    [[ Os cientistas que as estudaram afirmaram que elas fazem algum tipo de cálculo. Qual é o teu argumento contra o que os cientistas disseram? ]]

    Like

  3. Unique” Você está criando falácias, Observe sua suposição “E se uma formiga erra?”, a dúvida coroe o homem, você tenta buscar argumentos que deixam dúvidas não argumentos com certeza para destruir sua oposição. No entanto acredite, as formigas nascem já com esse instinto de genialidades mas não significa que ela venha a ser perfeita, sacas? A imperfeição delas podem ser causadas por outros fatores muito longe do Criador. “Aprecie a grande estrutura da natureza realmente com os olhos, mas não deixe tudo isso chegar apenas na retina e sim nos seus sentidos”
    Por Ex:
    “O Leão tem o Instinto de caçar, mas isso não significa que sua natureza original tenha sido essa”
    Fique na Paz. Você é Inteligente (valorizo isso)

    Like

  4. Unique says:

    Dayvson Donozor:

    Considero a dúvida uma das características humanas mais importantes. A dúvida não me corrói. Quem não duvida das coisas tem certeza absoluta, o que para mim significa prepotência.

    E deixo umas perguntas para você. Como saber se uma imperfeição é do criador ou não? É possível determinar isso? E como diferenciar uma imperfeição do criador com imperfeição de origem humana?

    Like

  5. Unique says:

    [[ Os cientistas que as estudaram afirmaram que elas fazem algum tipo de cálculo. Qual é o teu argumento contra o que os cientistas disseram? ]]

    “Eles observaram que o algoritmo presente no cérebro das formigas usa quatro variáveis.”

    Esse trecho acima é o meu argumento. Como que eles observaram um algoritmo presente no cérebro das formigas? E que usa justamente quatro variáveis? Só porque o algoritmo se assemelha a um outro já conhecido?

    [[ Se a forma como tu ages tem semelhanças com outra operacionalidade matemática, então é seguro afirmar que usa a mesma base. No entanto, se tu tens outra explicação para a semelhança, somos todos ouvidos. ]]

    Like

    • jephsimple says:

      Unique

      Vc tem algo pra apoiar a sua posição?

      Ou vai ficar aí negando uma [entre muitas] evidência de design nos seres vivos?

      Caso vc tenha alguma evidência, uma hipótese testavel, verificável para vossa posição ,onde as formigas fazem o que fazem por mera coincidência, por acaso, sem-querer-querendo, ou por reações químicas aleatórias…então faça o favor de nos mostrar.

      “E deixo umas perguntas para você. Como saber se uma imperfeição é do criador ou não? É possível determinar isso?”

      Uma imperfeição não exclui o design de um objeto …deverias entender mais sobre design, antes de cometer um erro primário deste, a não ser claro que sua dúvida,ou negação não é em relação ao design e sim ao Designer[Que eu creio ser Deus].

      Depois é possivel sim após confirmarmos o design determinar aonde está a imperfeição.

      E mais, um design “imperfeito” não torna o designer imperfeito, o designer ,no caso o humano, mesmo se criar objetos com design imperfeito, tem um cérebro muito [muito mesmo] melhor que qqr design humano …[E tú deves acreditar que forças impessoais,sem finalidades,objetivo final o criou]

      Este teu ceticismo, tú não usas pra questionar o design do cérebro do ser humano, tú realmente acredita que ele não é produto de design.

      Que engraçado!

      Like

  6. Unique says:

    jephsimple:

    Você não acredita no livre-arbítrio (Wikipedia: expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.), portanto o seu texto fica sem a minha resposta.

    Mats:

    [[ Se a forma como tu ages tem semelhanças com outra operacionalidade matemática, então é seguro afirmar que usa a mesma base. No entanto, se tu tens outra explicação para a semelhança, somos todos ouvidos. ]]

    Discordo. O nosso modo de agir pode ser determinado estatísticamente em diversas situações, sem sequer sabermos estatística ou quaisquer cálculos envolvidos.

    Like

    • jephsimple says:

      E o que tem o livre arbítrio com o que eu disse? Mesmo se eu não acreditasse que possuo livre escolha, entre dois caminhos determinados.

      “Discordo. O nosso modo de agir pode ser determinado estatísticamente em diversas situações, sem sequer sabermos estatística ou quaisquer cálculos envolvidos.”

      E daí Unique?Nos produzimos um padrão , conciente ou inconciente e seus traços são detectáveis, são ímpares,distinguíveis [o estranho é que parece que plagiamos o motor, do motor flagelar,sem quer,por exemplo..são traços,padroes que forças naturais não produzem,apenas mentes. Daí sua causa ser inteligente, ainda que inconcientemente muitas vezes.

      Enfim , sua posição não tem apoio na ciência empírica, nós temos algo razoável:

      Toda informação Complexa especificada vem de fonte inteligente
      de algum tipo, e não de processos naturais / físicos da Matéria e Energia isoladas,sozinhas.

      Se podes refutar esta posição, então é só demonstrar , até pq sabemos que processos naturais/físicos sozinhos podem produzir alguma coisa, sabemos que acidentes podem produzir alguma coisa.

      Like

      • jephsimple says:

        Só corrigindo esta parte:

        [o estranho é que parece que plagiamos o motor, do motor flagelar,sem querer; por exemplo] ..são traços,padrões que forças naturais não produzem,apenas mentes.

        Like

  7. Valeu “Jephsimple” eu estudo dois turnos e a noite estudo, estou totalmente sem tempo, que “Deus te inspire cada vez mais”
    Parece que você respondeu tudo por aqui😀
    Fico Feliz

    Like

  8. Unique says:

    Dayvson Donozor:

    Você conseguiu entender um texto tão mal redigido? Eu mal saberia por onde começar, com tantos erros de português e frases desconexas.

    Like

  9. Unique você está jugando o livro pela capa, e outra eu não to nem aí pra saber da capa o que importa é o conteúdo😀 Fique na Paz.

    Like

  10. Oziel says:

    Sem fé o homem não pode saber se dorme ou se esta acordado. Pascal

    Like

  11. Azarael says:

    Já parou pra pensar que as tais formigas podem simplesmente, por elaa mesmas, fazerem tais cálculos? As formigas, como qualquer outro animal, não pensam como nós, elas tem sua própria lógica e seu único objetivo é sobreviver. Por que é que Deus [editado] criaria formigas pra comerem e morrer depois? Não tem lógica. Em algum momento no passado, elas aprenderam que precisavam fazer isso para sobreviver e ficou em su DNA, tanto que se tornou instinto.

    Like

    • Miguel says:

      Por que é que Deus [editado] criaria formigas pra comerem e morrer depois? Não tem lógica.

      Tradução: Deus não existe porque as formigas morrem.

      Like

      • Azarael says:

        Bem que podia editar os erros também… Não cara, Deus não existe porque fé não prova nada e uma figura de imensa bondade não criaria vidas sem propósito apenas para se reproduzir e morrer depois. Seu texto não prova nada, só atribui a inteligência de um inseto à um ser externo simplesmente porque quer.

        Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s