Estudos derrubam teoria do ‘DNA lixo’

Não existe "ADN lixo"A descoberta foi possível graças a formação de um consórcio chamado ENCODE (sigla em inglês para Enciclopédia de Elementos do DNA).

Cientistas revelaram nesta quarta-feira que uma importante parcela do código genético dos humanos, conhecida como junk DNA (DNA lixo, composto por genes que não codificam proteínas), desempenha, sim, um papel importante no desenvolvimento e na manutenção do corpo.

Nos últimos anos, os cientistas haviam se concentrado na parcela mínima do DNA, os genes que codificam e regulam a produção de proteínas dentro das células, e que correspondem a cerca de 1% dos 22.000 genes que existem no genoma.

Essa desproporção no genoma, fez com que os cientistas levantassem dúvidas sobre se esse “DNA lixo” tinha alguma importância. Ao procurar as repostas, os cientistas descobriram que 80% do DNA lixo desempenham pelo menos uma função biológica.

Segundo a equipa responsável pela pesquisa, as descobertas são a mudança mais significativa na compreensão do funcionamento do DNA desde a conclusão do projecto que mapeou o genoma humano, entre 2000 e 2003.

O DNA lixo, na verdade, é quem comanda os genes“, diz Mark Gerstein, da Universidade de Yale, que participou da pesquisa.

Agora, o termo ‘DNA lixo’ é que precisa ir para o lixo“, disse o cientista Ewan Birney, do Instituto de Bioinformática de Cambridge (Reino Unido).

‘Guerra e Paz’ — Segundo a pesquisa, os resultados também vão ajudar a fornecer novas pistas para o desenvolvimento de tratamentos par doenças cardíacas e diabetes, que têm suas raízes em parte em falhas no DNA.

A descoberta foi possível graças a formação de um consórcio chamado ENCODE (sigla em inglês para Enciclopédia de Elementos do DNA) que a partir de 2003 reuniu cientistas que trabalharam para compreender melhor o volume de informações produzidas pelo projecto genoma humano.

Em 2000, o projecto identificou a sequência das 3,2 biliões de “bases” químicas ou “letras” que constituem o genoma humano. Agora, é como se a ENCODE agora tivesse colocado em ordem no enorme volume de informações produzidas pelo projecto.

O genoma humano é como ter à mão uma versão do romance Guerra e Paz em russo. É um grande livro contendo tudo sobre experiências humanas, mas impossível de ler se você não sabe russo´“, disse Ewan Birney.

Os resultados dessa pesquisa geraram 30 trabalhos científicos, que foram publicados nesta quarta-feira nas revistas especializadas Nature, Genome Biology e Genome Research. Participaram mais de 400 cientistas espalhados por 32 laboratórios nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, no Japão, em Singapura e na Espanha.

Fonte

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Estudos derrubam teoria do ‘DNA lixo’

  1. Douglas says:

    Excelente Texto!

    Like

  2. Douglas says:

    “O DNA lixo, na verdade, é quem comanda os genes“
    Jonathan Wells em seu livro “The Myth of Junk DNA” disse isso faz bastante tempo e eu mesmo disse sobre esse assunto aqui, mas os evolucionistas deram ouvidos à ele?
    Não, sua fé cega no naturalismo os impede de aceitar quaisquer dados científicos e empíricos que não concordem com o Evolucionismo.

    Like

  3. jephsimple says:

    1) “DNA Lixo”, mais um previsão falsa do darwinismo.

    2) Acharemos função no DNA declarado lixo pelos “evoTARDs”, mais uma previsão cumprida do D.I.

    Por aí vêmos o que é ciência e o que é pseudociência.

    Like

    • Azetech says:

      Jeph

      evoTARDs ?? O que é Evotards ?

      Like

      • jephsimple says:

        Aqueles extremistas que acreditam , desprezando toda a lógica ,razão, matemática, evidências; que o DNA surgiu e produz efeitos de forma aleatória e usam de desonestidade para lubridiar o público leigo e não permitem [perseguem, demitem(tentando destruir suas carreiras), mentem a respeito desses] que outra hipótese seja testada, mesmo que essa claramente tenha lógica,evidências e pode ser testada e falseada.

        Esses fundamentalistas anti-razão são conhecidos como “evoTARDs” …é claro que não são todos …eu me refiro mesmo ao fundamentalistas , que tinham como previsão o DNA Lixo, mas esses mesmo agem de forma desonesta e dizem que nunca disseram isso , ou que não foi bem isso que quiseram dizer.São extremamente sofistas!

        Like

  4. “A evolução é erroneamente tomada como uma explicação. Ela tem o condão fatal de deixar em muitas mentes a impressão de que elas a entendem e entendem todo o resto; da mesma forma que muitos alimentam a falsa impressão de que leram A Origem das Espécies. […] perpassa todo o tratamento racionalista da história essa ideia curiosa e confusa de que a dificuldade é evitada, ou mesmo o mistério é eliminado, pela consideração da simples protelação ou de algo que retarde o processo das coisas. […] a questão aqui é a falsa atmosfera de facilidade e despreocupação conferida pela mera sugestão de ir devagar.” (G. K. Chesterton, O Homem Eterno, p. 25)

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.