Qual a resolução em megapixels do olho humano?

Se houvesse uma comparação entre uma câmera fotográfica e a visão humana, quantos megapixels nossa visão teria?Ela teria 341.5 megapixels.OlhosPara chegar a esse número, é preciso entender como o olho funciona. Manuel Menezes de Oliveira Neto, doutor em Ciência da Computação e professor da UFRGS, explica que, através de movimentos rápidos, o olho faz uma varredura da cena de modo contínuo e envia essas informações ao cérebro, que as combina e compõe as imagens.Para cada grau do campo de visão, o olho faz 77 “ciclos”. Oliveira diz que, segundo a metodologia de um estudo publicado no Journal of Comparative Neurology, são necessários dois pixels para definir um ciclo, totalizando – na complicada matemática da visão – 154 pixels para cada grau do campo de visão.Assim, por exemplo, se considerarmos a imagem percebida por alguém que observa uma cena com um campo visual de 120 graus tanto na horizontal quanto na vertical, teríamos: 120 x 154 x 120 x 154 = 341.5 megapixels.

Bem superior à capacidade da câmara fotográficas actuais”, ressalta Menezes, antes que você abra uma aba no Google para ver a quantas andam as máquinas de hoje em dia.

Fonte

* * * * * * *

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Qual a resolução em megapixels do olho humano?

  1. Muito legal, realmente Deus nos criou perfeitos.🙂

    Like

  2. Adriano says:

    Não é correto fazer a comparação de uma máquina fotográfica com o olho supondo que tivéssemos uma visão de 120 graus, tanto horizontal como verticalmente, pois na verdade só enxergamos bem, com nitidez, em uma estreita faixa central de uns 8 graus, o resto fica embaçado, ao contrário da máquina, que dá foco em toda imagem.

    Então, a bem da verdade, a conta deveria ser 8 x 154 x 8 x 154 = 1,5 megapixels.

    E ainda é demais, pois se compararmos o olho com uma camera de 1,5 Mp usando foco restrito a poucos graus na camera, com a função macro, veremos que a foto mostrará detalhes impossiveis de serem distinguidos pelo olho humano, pois as lentes usadas na camera são mais precisas. Mesmo assim é uma façanha de nosso olho, resultante de milhões de anos de evolução, a máquina fotográfica digital mal tem 20 anos, só que as cameras são projetadas, então evoluíram mais rápido, né?

    Like

    • Mats says:

      Mesmo assim é uma façanha de nosso olho, resultante de milhões de anos de evolução,

      Então forças não inteligentes conseguem construir máquinas de captura de imagem? Tens algum tipo de evidência em favor dessa tese?

      Like

    • jephsimple says:

      Qual foi a inspiração do homem ao inventar a maquina fotográfica?😀 aushaushaushaush 😀 … Uma prova clara de D.I …mas vou ser generoso >>> uma EVIDÊNCIA de D.I.

      E quem disse que paro nós teístas, criacionistas, tdístas , Deus criou apenas o olho humano ?

      Lá vão os cientistas correrem atrás da natureza … Pq??? Como algo sem propósito, intenção,finalidades, planejamento, inteligência… poderia fornecer qqr coisa útil a nós seres inteligentes? Tão avançados tecnologicamente?

      “Cientistas criam olho artificial que oferece visão semelhante à da mosca ”

      “(…)…O equipamento busca simular ao máximo a visão da mosca, que se baseia em um conjunto de múltiplas imagens que permite acompanhar os mínimos movimentos, oferecendo um campo de visão amplo e uma profundidade de campo maior que o olho humano ou qualquer câmera atual permitem, aperfeiçoando-a ao mesmo tempo.”

      http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/cientistas-criam-olho-artificial-que-oferece-visao-semelhante-da-mosca.html

      Que coisas extraordinárias a evolulção cega faz … não???😀

      Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s