Como passar a ser um ateu

Com que então estás a pensar em passar a ser um ateu, certo? Eis aqui algumas dicas que te podem ser úteis nessa tua nova caminhada.

Ateísmo PerigosoA primeira coisa que tens que fazer é ter cuidado. Sim, é fácil ser um ateu na internet mas já não é tão fácil na vida real. Por onde quer que tu andes – na rua, no campo, na praia – verás evidências de design inteligente à tua volta: o universo, os átomos, os pássaros, as abelhas, as nuvens e as árvores.

Ignora tudo isto, racionaliza sempre que puderes, e afirma que isso “surgiu” ou “emergiu” por acaso como efeito de forças não-inteligentes (sem planeamento, sem design e sem propósito). Se alguém te pedir algum tipo de explicação em relação a esses mecanismos de “surgimento”, ignora a pergunta e acusa a outra pessoa de ser um “fanático religioso”.

À noite, tenta não olhar muito para o céu e observar as estrelas e as nuvens que ainda estiverem vísiveis.

Não penses muito na forma e na elegância do universo; em vez disso, fecha o teu cérebro, e segue a manada afirmando que o mitológico “big bang” gerou e organizou os corpos celestes. Se alguém te listar alguns dos muitos problemas que a teoria do big bang tem (http://ow.ly/pjKdJ), e no seu lugar disser que Génesis tem uma explicação bem mais científica que a teoria do big bang,  rapidamente responde dizendo que quem inventou a teoria do big bang foi um padre. Ignora por completo o facto da tua resposta não anular o que o outro disse.

Quando passares por um espelho e  observares com atenção os teus próprios olhos, não te atrevas a pensar como é que um sistema de visão – infinitamente superior a qualquer coisa que os seres humanos podem fazer – pode ter surgido como efeito de eventos aleatórios. Para todo o lado que tu olhares com esses olhos, tu verás design, e a forma como vês é obra de design.

Agora vem a parte complicada: tens que acreditar que coisas como carros e computadores são obra de design inteligente, mas que “coisas” como pássaros, leões, formigas, camelos e couves não obra de design inteligente.

Mal tu consigas fazer isto, coroa-te a ti mesmo como um ser inteligente.

Depois de te convenceres que a vida animal e botânica é obra do acaso, procura por outros ateus como tu com quem possas partilhar o teu ponto de vista, e pessoas que te digam o quão inteligente tu és.

Para onde quer que tu fores, leva sempre contigo um livro do Richard Dawkins. Na pior da hipóteses, ele sempre pode servir para afugentar as moscas. (OBS: Isto não quer dizer que lugares com um excesso número de ateus sejam lugares cheios de moscas)

Para além disto, tens que afirmar com todas as tuas forças a verdade da evolução como forma de te tornares moralmente livre para fazeres o que bem quiseres. Afirma assertivamente que és “primo dos macacos”, e que “não existem absolutos”.

Nunca te esqueças de escrever “Deus” com um “d” pequeno porque isso é sinal de “inteligência”.

Decora frases como “A evolução é um facto” e “eu não acredito em deuses”. Usa a frase “deuses” porque assim não tens que lidar especificamente com o Deus Criador; é sempre mais fácil refutar aquilo que não está a ser alegado. Faz estas coisas com um sorriso
condescendente e um ar superior e poderás ser identificado como um neo-ateu.

É fácil ser ateu, não é?

Bem, na verdade não é fácil ser ateu porque para tal, terias que ter conhecimento infinito para poderes logicamente afirmar que Deus não existe (ateísmo).

Além disso, tu bem sabes que Ele existe porque tu vives assumindo coisas que só fazem sentido se Ele existe. Tu sabes que há coisas absolutamente erradas (violar bebés) e há coisas absolutamente certas (ajudar idosos a atravessar a rua). Se tu és um “verdadeiro  ateu”, tens que defender que existem situações onde *tu* (e não outra pessoa qualquer) consideras moralmente aceitável abusar sexualmente de bebés. Há alguma situação assim?

Portanto, tu não és nem nunca vais ser ateu; tu és, sim, uma pessoa rebelde ao Criador que tu sabes que existe. Desobedeces os Seus Mandamentos conscientemente mas racionalizas esse comportamento como consequência da mentira de que “Deus não existe”.

A boa notícia é que, mais cedo ou mais tarde, o teu pseudo-ateísmo terá um fim. Esperemos que ele termine antes de morreres porque 1 minuto depois da morte será tarde demais.Inferno1

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

45 Responses to Como passar a ser um ateu

  1. Azetech says:

    Mats

    Falando em como ser ateu, já viste por acaso esta notícia?:

    Like

  2. caiman says:

    A propósito de ateus e inferno e outras coisas que tal, gostaria de partilhar aqui um artigo sobre uma recente comunicação do Papa Francisco:

    http://www.publico.pt/mundo/noticia/papa-francisco-a-misericordia-de-deus-nao-tem-limites-mesmo-para-os-ateus-1605602

    Cito um pequeno trecho:
    “[o Papa] defende que os ateus serão “perdoados” se praticarem “o bem”. Em última análise, escreve, “a questão para quem não acredita em Deus é a obediência à sua própria consciência.

    (…)

    Dado que – e esta é a questão fundamental – a misericórdia de Deus não tem limites se Ele for abordado com um coração sincero e arrependido, a questão para quem não acredita em Deus é a obediência à sua própria consciência.

    (…)

    Há pecado, também para os que não têm fé, quando se vai contra a própria consciência. Ouvi-la e respeitá-la significa tomar uma decisão sobre o que cada um entende como o bem e como o mal. E esta decisão é fundamental para determinar o bem e o mal nas nossas acções.”

    Like

  3. Sérgio Sodré says:

    Nunca te esqueças de escrever “Deus” com um “d” pequeno porque isso é sinal de “inteligência”.

    É um sinal de ignorância, pois Deus era o nome próprio do Ser Supremo dos primeiros arianos,,,

    Like

  4. Felipe says:

    Gostaria de saber se tem algum artigo científico publicado em revista onde foi revisado pelos pares que corroborem com qualquer frase que esta escrita acima. Por que até la, sua crença é só mais uma. Gosto de uma frase, mas não lembro quem escreveu, se pode se afirmar alguma coisa sem prova, ela pode ser negada da mesma forma.

    [[ Prova que “se pode se afirmar alguma coisa sem prova, ela pode ser negada da mesma forma.” – Mats]]

    Like

    • dvillar51 says:

      Caro Felipe,

      Esqueça esse negócio de “pares” e “artigo científico”, pois o ateísmo/evolucionismo nada tem a ver com isso.

      Não sei se é seu caso, mas se acha que é um ateu e ficou meio ressabiado após a leitura do post, fico contente em informar que você pode vir a acreditar em Deus de uma maneira suave, sem impactos.Muitas vezes diz-se que o darwinismo é uma religião.Não sei, mas essa afirmação não é tão incorreta:

      C.R. Darwin tinha dentro de suas previsões, uma que se referia a certa mariposa, ainda desconhecida. Anos depois o inseto foi localizado, recebendo o nome de Xanthopan morgani predicta.
      Após a publicação de A Origem das Espécies, seguidores empolgados e aturdidos pelo fanatismo, realizaram todo tipo de embuste, pois tinham certeza que as capacidades “proféticas” de seu mestre eram infalíveis. Mal imaginavam o que a ciência, da qual acreditavam fazer parte, lhes preparava.

      Veja bem, Felipe, tudo que foi dito já faz parte da história do darwinismo/evolucionismo. Assim, fica claro que não é tão difícil que um darwinista venha a acreditar no Criador, basta que eleencare o universo com seus próprios olhos e corrija sua fé.

      Like

  5. Nemo says:

    Sério gente, ameaçar jogar uma pessoa no inferno só pelo fato dela ser ateu soa bem errado =(
    Que culpa ele tem? É o livre arbítrio que foi dado a ele.

    Like

    • Vinicius Monteiro says:

      Bom culpa ele tem, não foi algo que forçaram ele a fazer, foi uma livre escolha. Agora, é óbvio que dizer que ele vai pro inferno, é só para amedrontá-lo, pois, não existe nenhuma evidência bíblica de que Deus atormenta pessoas no inferno. Deus não quer que ninguém o sirva por medo, mas, por amor e reverência.

      Like

      • Azetech says:

        Vinícios Monteiro

        não existe nenhuma evidência bíblica de que Deus atormenta pessoas no inferno.

        Mas e quanto a esta passagem:

        Apocalipse 20

        10: E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos

        .

        O original em grego para a palavra traduzida “Atormentados” é βασανισθησονται , que por sua vez é uma derivação de βάσανος (Bazanos), onde seu sentido é: DOR, TORMENTO

        Esta palavra, ou a derivação dela, aparece em vário trechos bíblicos:
        Mateus 4:24
        Mateus 8:6,29
        Mateus 14:24
        Marcos 5:7
        Marcos 6:48
        Lucas 16:23, 28
        Lucas 8:28
        2 Pedro 2:8
        Apocalipse 9:5
        Apocalipse 11:10
        Apocalipse 12:2
        Apocalipse 14:10
        Apocalipse 20:10 (este pelo qual citei acima)

        As palavras traduzidas “Séculos dos séculos” em seu original é αιωνας των αιωνων pelo qual significa SEMPRE

        Vemos claramente neste versículo que o diabo a besta e o falso profeta serão atormentados para sempre no inferno.
        Porém nesta passagem não indica CLARAMENTE que os HUMANOS terão o mesmo destino.

        O que tens a dizer sobre este versículo (Apocalipse 20:10)?

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Como pode ver, a Besta e o Falso Profeta já estão lá, assim como a morte e o Hades no versículo 14, sendo assim podemos ver que o cumprimento de tal versículo não pode ser literal, visto que seres simbólicos estarão lá.
        A Bíblia em Revelação 21:8 se refere também a humanos sendo lançado lá: “Mas, quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”.
        O próprio texto explica o que é o lago de fogo, ou inferno como traduzem algumas versões, “Este significa a segunda morte”, ou seja, destruição eterna. Como podemos saber disso? Revelação 20:15 que diz: “Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”. Outro texto que confirma isso é Revelação 2:11: “Quem tem ouvido ouça o que o espírito diz às congregações: Àquele que vencer, a segunda morte de modo algum fará dano.'”. Sendo assim, aqueles que se oporem ao Reino de Deus, não poderão continuar vivos, terão a sua destruição eterna decretada, sem chance de ressurreição.
        O fato de Satanás ser atormentado para todo o sempre também não é em sentido literal. O tormento dele talvez se refira ao tormento de ser preso (Lucas 8: 28, 30, 31, Compare com Revelação 20:3). Assim, o tormento eterno de Satanás pode se referir ao fato de ele ser encarcerado na prisão mais segura que existe — a própria morte.
        Além disso, o fato de ser eterno, significa que ninguém nunca mais esquecerá o que aconteceu com ele e que não haverá mais necessidade de permitir que se prove algo, por que Satanás já é o exemplo. Isso se encaixa com a descrição do que vai acontecer com a Babilônia a Grande, em Revelação 18:9,10 que diz: ““E os reis da terra, que cometeram fornicação com ela e viveram em impudente luxúria, chorarão e baterão em si mesmos de pesar por causa dela, ao olharem para a fumaça do incêndio dela, enquanto estão parados à distância, por causa do [seu] temor do tormento dela, dizendo: ‘Ai, ai, ó grande cidade, Babilônia, forte cidade, porque numa só hora chegou o teu julgamento!’”, e em Revelação 19:3 que diz que a ‘fumaça dela ascenderá para todo o sempre‘, porém no versículo 21 do capítulo 18 explica o por que que é para sempre: “[..]Assim, com um lance rápido, Babilônia, a grande cidade, será lançada para baixo, e ela nunca mais será achada.“.

        Like

      • Mats says:

        Meu Deus, que confusão de teologia. Tu disseste:

        “O fato de Satanás ser atormentado para todo o sempre também não é em sentido literal. “

        Este é o problema das seitas: vocês olham para a Bíblia mas inventam a vossa própria teologia. Felizmente, a Bíblia refuta isso tudo:

        “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” Daniel 12:2

        Mas eu sei que discutir com alguns cultistas é perda de tempo porque a Bíblia não fala para eles; eles é que decidem o que a Bíblia diz.

        Mas voltando ao Apóstolo Paulo: ele disse que estar ausente do corpo é estar em casa, com o Senhor. Será que Paulo sabia do que falava, em relação ao que acontece depois do corpo morrer?

        Like

      • Azetech says:

        Vinícios Monteiro

        A Bíblia em Revelação 21:8 se refere também a humanos sendo lançado lá: “Mas, quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”.

        Sim, mas neste versículo não diz que eles (os humanos) serão atormentados para os seculos dos séculos. Disse que serão precipitados lá e terão A SEGUNDA MORTE .
        Já para o diabo e seus “cúmplices”, ficou reservado o tormento, pelo séculos dos séculos no inferno.

        Como pode ver, a Besta e o Falso Profeta já estão lá, assim como a morte e o Hades no versículo 14

        Mas o versiculo 14 diz que a morte e o Hades (Seol em hebraico) terão o mesmo destino que os HUMANOS, ou seja a SEGUNDA MORTE
        Ele não diz que a morte e o Hades serão atormentados para o séculos dos séculos, como no caso do diabo e seus “cúmplices”.

        Apocalipse 20:

        14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

        O que eu quero dizer é o seguinte, será que TODOS pelos quais se precipitarem no inferno terão o mesmo destino?

        Como vemos, os versículos bíblicos coloca diferença entre o diabo e seus “cúmplices” e os humanos e a morte e o hades.

        A meu ver e segundo MINHA OPINIÃO (pelo qual ainda está em formação) sobre este assunto, a destruição (segunda morte) será dado aos humanos, a morte e ao hades.
        Já ao diabo e seus “cumplíces” não haverá segunda morte (pois ele nem mesmo teve a primeira), mas sim haverá tormento ETERNO.

        Entendeste meu ponto?

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Sim Azetech, entendi com o seu ponto. Mas pense bem, mesmo com tudo que Satanás tenha feito, o tormento eterno uma hora não iria ultrapassar o que seria justo pelos seus atos? Muitos povos do passado que cometeram pecados grotescos, como foram punidos por Jeová? Os humanos do tempo do dilúvio, não foram punidos com a morte? E os moradores de Sodoma e Gomorra, não foram punidos com a morte, também? Todos os pecados graves, eram punidos de que forma? Não era com a morte?
        Sendo assim, que base há para o tormento eterno, se Jeová sempre puniu com a morte?
        Por pior que Satanás e os demônios sejam, Jeová vai executar uma justiça justa, não na mesma moeda, por assim dizer. O apóstolo Paulo disse: “O salário pago pelo pecado é a morte”. (Romanos 6:23) Sendo assim, para Jeová, a punição pelos pecados, mesmo os de Satanás, são pagáveis com a morte.
        Agora é interessante o que você notou, que Satanás seria atormentado para sempre, mas, ele seria atormentado com quem? Com o falso profeta e a fera. Porém nem a fera, nem o “profeta”, são pessoas, mas, criaturas simbólicas, sendo assim, o tormento deles, não pode ser literal. E onde seria? No lago, que significa destruição, logo, com estes dois fatos, fica difícil crer que Satanás, será atormentado para sempre, em sentido literal.
        Por isso, que eu recorri a outros textos falando de tormento, como o de Babilônia em Revelação 18:9, os dos próprios demônios em Lucas 8: 28,30,31. Interessante que o fato de estar preso, já atormentava os demônios, antes mesmo de ter acontecido. Quer dizer assim que eles vão ficar presos eternamente? Sim e Não. Não, por que Satanás e seus companheiros serão destruídos, mas, sim, por que, além de nunca mais poderem voltar, também servirá de exemplo para qualquer outro que queira se rebelar. Assim, como basicamente significa a palavra grega para tormento, testar pela pedra de toque [bá·sa·nos]. Sendo assim, qualquer um que queira desafiar a Jeová novamente, não terá o mesmo tempo que Satanás teve para provar, Satanás será a pedra de toque eterna para qualquer rebelde.
        Espero que tenha conseguido te explicar o ponto, e agradeço por ser respeitoso, com certeza, você tem seguido o conselho de Paulo: “Vossa pronunciação seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um.” — Colossenses 4:6

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Mats, não estou inventando o que a Bíblia diz, mas, comparando textos para saber qual a resposta certa.
        Com relação ao texto de Daniel, precisamos entender o que ele está dizendo. Você parou para analisar que ele mencionou uma ressurreição futura e que dos ressuscitados ele dividiu em dois grupos, um viverá para sempre, e outros irão para “vergonha e desprezo eterno”, certo. Percebe que Daniel não mencionou tortura aqui, ou lago de fogo?
        Daniel está mencionando a ressurreição que haverá após a destruição deste sistema de coisas. É a ressurreição que Paulo mencionou, tanto de justos como de injustos em Atos 24:15. Os justos são os que já conhecem a Jeová, e já fazem a sua vontade, e os injustos são os que precisam aprender ainda o que Jeová espera deles. Porém em Revelação fala que depois que Satanás for solto, muitos se rebelarão e tanto ele como os humanos serão destruídos. Somente depois disto é que os humanos receberão a vida eterna. Leia com atenção o capítulo 20 de Revelação:
        “E eu vi descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma grande cadeia na mão. 2 E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e fechou e selou [este] sobre ele, para que não mais desencaminhasse as nações até que tivessem terminado os mil anos. Depois destas coisas terá de ser solto por um pouco.

        4 E eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. Sim, vi as almas dos executados com o machado, pelo testemunho que deram de Jesus e por terem falado a respeito de Deus, e os que não tinham adorado nem a fera nem a imagem dela, e que não tinham recebido a marca na sua testa e na sua mão. E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos. 5 (Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.

        7 Ora, assim que tiverem terminado os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, 8 e ele sairá para desencaminhar aquelas nações nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de ajuntá-los para a guerra. O número destes é como a areia do mar. 9 E avançaram sobre a largura da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Mas desceu fogo do céu e os devorou. 10 E o Diabo+ que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

        11 E eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. 13 E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. 14 E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo. 15 Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

        Podemos ver neste relato o complemento do que Daniel disse, que dos ressuscitados nem todos receberiam a vida eterna, mas, muitos como o grãos de areia do mar, serão destruídos e estão são os “para vergonha e desprezo eterno.”, assim como Caim, Saul, Judas e tantos outros personagens que vamos lembrar como pessoas ruins, desprezíveis e vergonhosas.

        Like

      • Mats says:

        Mats, não estou inventando o que a Bíblia diz, mas, comparando textos para saber qual a resposta certa.
        Com relação ao texto de Daniel, precisamos entender o que ele está dizendo. Você parou para analisar que ele mencionou uma ressurreição futura e que dos ressuscitados ele dividiu em dois grupos, um viverá para sempre, e outros irão para “vergonha e desprezo eterno”, certo. Percebe que Daniel não mencionou tortura aqui, ou lago de fogo?

        Não precisava porque através de versos como Mateus 25:41 nós sabemos que o desprezo eterno é o fogo do inferno.

        Daniel está mencionando a ressurreição que haverá após a destruição deste sistema de coisas. É a ressurreição que Paulo mencionou, tanto de justos como de injustos em Atos 24:15. Os justos são os que já conhecem a Jeová, e já fazem a sua vontade, e os injustos são os que precisam aprender ainda o que Jeová espera deles. Porém em Revelação fala que depois que Satanás for solto, muitos se rebelarão e tanto ele como os humanos serão destruídos. Somente depois disto é que os humanos receberão a vida eterna. Leia com atenção o capítulo 20 de Revelação:
        “E eu vi descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma grande cadeia na mão. 2 E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e fechou e selou [este] sobre ele, para que não mais desencaminhasse as nações até que tivessem terminado os mil anos. Depois destas coisas terá de ser solto por um pouco.

        Boa tentativa de mudar o assunto.

        1. Não há a mínima evidência em Daniel de que se fala na ressurreição dos justos e injustos de modo a que estes últimos ainda tenham tempo para aprender de Deus.

        2. Revelação 20 não anula o entendimento Bíblico e histórico de Daniel 12:2: os justos viverão para sempre com Deus, e os não justificados irão para o castigo eterno (como diz Mateus 25:41)

        4 E eu vi tronos(…) lago de fogo. 15 Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

        Podemos ver neste relato o complemento do que Daniel disse, que dos ressuscitados nem todos receberiam a vida eterna, mas, muitos como o grãos de areia do mar, serão destruídos e estão são os “para vergonha e desprezo eterno.”, assim como Caim, Saul, Judas e tantos outros personagens que vamos lembrar como pessoas ruins, desprezíveis e vergonhosas.

        A destruição de que se fala é o inferno literal e não a “vala comum da humanidade”, como erradamente ensinam os cultistas.

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Com relação a Paulo, sim ele com certeza sabia o que estava dizendo, e de forma alguma ele foi contra o que está em Eclesiastes ou Ezequiel, pelo contrário ele sabia que teria de morrer para poder ir para o céu, mas, não mais com o mesmo corpo de carne, mas, um novo corpo de espírito, como diz Filipenses 3:20,21: “Quanto a nós, a nossa cidadania existe nos céus, donde também aguardamos ansiosamente um salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual remodelará o nosso corpo humilhado para ser conforme ao seu corpo glorioso, segundo a operação do poder que ele tem, sim, de sujeitar todas as coisas a si mesmo.”
        Paulo em nenhum momento afirmou que sairia a alma dele para ir ao céu, mas, receberia um novo corpo, agora de espírito para poder morar com Cristo nos céus.

        Like

      • Mats says:

        Com relação a Paulo, sim ele com certeza sabia o que estava dizendo, e de forma alguma ele foi contra o que está em Eclesiastes ou Ezequiel, pelo contrário ele sabia que teria de morrer para poder ir para o céu, mas, não mais com o mesmo corpo de carne, mas, um novo corpo de espírito

        Então depois da morte, nós continuamos a viver, tal como a Bíblia sempre disse, e os Cristãos sempre entenderam. A “vala comum da humanidade” não tem lugar na Bíblia, mas é uma invenção de senhora White e/ou de Charles Russell

        Paulo em nenhum momento afirmou que sairia a alma dele para ir ao céu, mas, receberia um novo corpo, agora de espírito para poder morar com Cristo nos céus.

        Paulo nunca poderia dizer que sairia a alma dele porque Paul é a alma.Nós somos a alma que habita num corpo físico. É o físico que morre embora a pessoa em si continue bem viva e bem consciente (como se viu na história que o Senhor contou de Lázaro e o homem rico).

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Se a pessoa continua viva, me explique os seguintes pontos.
        Eclesiastes 9:5,6: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram,e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.” – Os mortos estão cônscios ou não?
        Salmos 115:17 “Os próprios mortos não louvam a Jah, nem quaisquer dos que descem ao silêncio.” – Por que os servos leais de Jeová deixariam de o louvar se estão conscientes?
        Salmos 146: 4 – “Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; Neste dia perecem deveras os seus pensamentos. – Se estão conscientes por que perderam seus pensamentos?
        João 11:11-14 – “Ele disse estas coisas, e depois disso lhes disse: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.”[…]Nessa ocasião, portanto, Jesus disse-lhes francamente: “Lázaro morreu,” – Se Lázaro estava consciente, por que Jesus disse que ele estava dormindo, estado em que nossas faculdades do que está acontecendo ao redor diminuem a ponto de alguns não terem completa consciência do que está acontecendo?

        O Lázaro e o homem rico, era um fato real? ou era uma ilustração?Se é um fato real, significaria que os que gozam do favor divino caberiam todos no seio de um só homem, Abraão; que a água na ponta do dedo duma pessoa não seria evaporada pelo fogo do Hades; que uma mera gota de água traria alívio à pessoa que ali estivesse sofrendo. Parece-lhe isso razoável?

        Like

      • Mats says:

        Se a pessoa continua viva, me explique os seguintes pontos.
        Eclesiastes 9:5,6: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram,e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.” – Os mortos estão cônscios ou não?

        Isto é típico de cultistas dispostos a forçar algo sobre a Bìblia. Vocês tomam versos totalmente fora do contexto Bíblico e desenvolvem uma teologia anti-Cristão.

        Tudo o que está escrito no Livro de Eclesiastes é relatado segundo o ponto de vista humano que sabiamente analisa todas as coisas segundo a razão natural. A palavra chave é “vaidade” mas melhor entendida como “Futilidade” ou “Frustração”. No contexto da criação natural, tudo é fútil e sem significado porque tudo desaparece na morte e no decaimento.

        Isto é inegável para o homem mortal.

        A palavra chave em Eclesiastes é “Debaixo do sol”. Tudo o que é dito tem que ser entendido neste contexto. O autor nada diz de coisas para além desta vida uma vez que isso não é observável através dos sentidos naturais ou da razão natural.

        O Senhor Jesus Cristo revelou-nos a imortalidade e a vida de forma bem clara e óbvia. Nos dias de Salomão isto eram conceitos mais vagos, mas o Senhor Jesus disse “Eis que está aqui Alguém Maior que Salomão”.

        Só através do Evangelho e do Testemunho de Deus Pai, que validou tudo o que o Senhor Jesus ensinou ressuscitando-O dos mortos, é que a Futilidade da existência é removida e a esperança da salvação eterna que vem só através da fé no Senhor nos é mostrada.

        “Jesus disse: Eu Sou a REssuirreição e a Vida. Aquele que crê em Mim, viverá, mesmo que morra; e quem quer que viva e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto?” – João 11:25-26

        Salmos 115:17 “Os próprios mortos não louvam a Jah, nem quaisquer dos que descem ao silêncio.” – Por que os servos leais de Jeová deixariam de o louvar se estão conscientes?

        Revelação mostra várias pessoas a louvar o Senhor depois de terem sido martirizados pela fé.

        Além disso, o versículo seguinte diz “nós, porém, bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.” Como é que os servos leais do Senhor bendirão ao Senhor para sempre, se deixarão de estar conscientes?

        Salmos 146: 4 – “Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; Neste dia perecem deveras os seus pensamentos. – Se estão conscientes por que perderam seus pensamentos?

        Quem volta ao solo é o corpo físico, mas os servos do Senhor, segundo Salmo 115:18, bendirão ao Senhor para sempre.

        João 11:11-14 – “Ele disse estas coisas, e depois disso lhes disse: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.”[…]Nessa ocasião, portanto, Jesus disse-lhes francamente: “Lázaro morreu,” – Se Lázaro estava consciente, por que Jesus disse que ele estava dormindo, estado em que nossas faculdades do que está acontecendo ao redor diminuem a ponto de alguns não terem completa consciência do que está acontecendo?

        O *corpo* estava morto. Mais uma vez, vocês saltam de entendimento da pessoa da forma que vos convém. Vocês analisam versos específicos fora do contexto global e querem usar isso como forma de contradizer o resto da Bíblia.

        O Lázaro e o homem rico, era um fato real? ou era uma ilustração?

        O Senhor Jesus Cristo não diz mentiras nas Suas ilustrações. Para além disso, em nenhuma parte da história Ele disse que era uma parábola, e note-se que está seria a única “parábola” onde pessoas são nomeadas (“Lázaro”), Em nenhuma outra parte da Bíblia o Senhor deu nomes reais numa “parábola”. Porque será?

        Se é um fato real, significaria que os que gozam do favor divino caberiam todos no seio de um só homem, Abraão; que a água na ponta do dedo duma pessoa não seria evaporada pelo fogo do Hades; que uma mera gota de água traria alívio à pessoa que ali estivesse sofrendo. Parece-lhe isso razoável?

        Ou seja, quando vos convém, vocês levam as coisas à letra e de forma bem literal. Quando n~so vos interesa, as palavras já têm “outro significado”. Quando o Senhor diz “condenação eterna”, isso não quer dizer “condenação eterna”, mas quando um livro poético diz que “ele volta ao solo” e “perecem os seus pensamentos”, já tomam isto de forma literal.

        Vês como a vossa religião se baseia na desonestidade?

        Mas em relação à história, mesmo que seja “simbólico” ou uma “ilustração”, ela revela uma verdade Bíblica: existe vida consciente depois da morte.

        Lembra-te: o Senhor Jesus Cristo não diz mentiras nas Suas ilustrações ou parábolas.

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Mats eu postei uma resposta, você exclui ela?

        [[Sim. Estamos a desviar muito do tópico. Eu depois faço um post no Vida Cristã e discute-se lá]]

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Verdade, já tinha percebido.

        Like

  6. Junior Oliveira says:

    Azetech

    Que a graça de Deus esteja com você irmão, sei que seu comentário não foi direcionado a mim…mas queria de alguma forma ajudá-lo ou apenas debatermos (academicamente falando) um pouco para crescermos em conhecimento.
    “O que tens a dizer sobre este versículo (Apocalipse 20:10)?”

    Primeiramente, temos de perceber que o Apocalipse é um livro simbólico; sua linguagem é apocalíptica e se refere ao fim dos tempos.

    De acordo com o próprio livro, o lago de fogo e enxofre é um símbolo da segunda morte, aquela em que não haverá mais oportunidade para ressurreição. Veja: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. Apocalipse 21:8.

    Portanto, o lago de fogo e enxofre, simbolicamente, é a segunda morte.
    No sentido literal, o lago de fogo só existirá após o período dos mil anos, de acordo com Apocalipse 20. Isto é muito claro nas Escrituras: “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”. Apocalipse 20:14.

    Leia o contexto da passagem (todo o capítulo 20) e verá que tal lago de fogo será “após o período dos mil anos” (neste momento os justos estarão no Céu e os ímpios mortos na Terra. Satanás e os anjos dele presos neste planeta, destruído), e não antes disto. Quando a Bíblia usa a palavra “inferno” no sentido de fogo, o faz referindo-se ao lago de fogo no fim; e este lago, não será eterno na duração do castigo, mas, nas consequências.

    Deve-se destacar que esse texto diz que a morte e o inferno serão lançados no lago de fogo. Se tomarmos o verso como sendo literal, teremos de admitir que a morte é alguém ou que Deus irá lançar fogo dentro do fogo (pois diz que o inferno será lançado no lago de fogo). Isso não teria sentido algum!

    “Ao mesmo tempo em que é evidente que os ímpios sofrerão uma terrível sorte, com punição e tormento correspondentes a sua culpa, também é certo que haverá um fim do pecado e pecadores. Um inferno ardendo eternamente cheio de criaturas histéricas, que blasfemam, incessantemente atormentadas, seria uma perpetuação e não um fim ao pecado e ao sofrimento. Em vez de pôr fim à tragédia humana, seria uma terrível perpetuação e aumento dela, sem finalidade e sem propósito” (Robert Leo Odom, Além do Conhecido Existe Vida, págs. 81, 82. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1995.)

    O sofrimento de alguns pecadores ao queimarem, sem dúvida, durará um período de vários dias e noites (Apocalipse 20:10), porque cada pessoa ímpia será recompensada “conforme as suas obras” (Mateus 16:27).

    Sendo assim, o diabo demorará mais tempo no lago de fogo que os demais pecadores, pois suas transgressões e perversidades foram em maior proporção (além disso, foi o originador do pecado e fez com que outros se afastassem de Deus! Ler João 8:44) e teve maior influência destruidora na rebelião contra Deus; mas ao final de seu castigo, ele será aniquilado:
    “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” Romanos 16:20.

    “… os ímpios serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo… Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos”. Malaquias 4:1-3.

    A Palavra de Deus é clara em dizer que os ímpios se farão em cinzas; alguém que se desfez em cinzas não existe mais, não pode gritar.

    Azetech seguindo o raciocínio de o fogo ser eterno na duração ao invés de ser eterno nas consequências (que é o conceito bíblico) como você me explica esse verso:
    “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e as relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.” Judas 1:7

    Pergunto: Lá no Oriente Médio existe duas cidades que estão queimando até agora?

    Fique com Deus

    Like

    • Mats says:

      A Palavra de Deus é clara em dizer que os ímpios se farão em cinzas; alguém que se desfez em cinzas não existe mais, não pode gritar.

      O *corpo* fica em cinzas. Incrível como vocês negam esta distinção e assumem que tudo o que o homem é limita-se à parte física.

      Nós não somos os corpo: nós somos a alma. O corpo é apenas um vaso temporário.

      Azetech seguindo o raciocínio de o fogo ser eterno na duração ao invés de ser eterno nas consequências (que é o conceito bíblico) como você me explica esse verso:
      “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e as relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.” Judas 1:7

      Pergunto: Lá no Oriente Médio existe duas cidades que estão queimando até agora?

      Mais uma deturpação da Bíblia em favor duma seita. O fogo eterno aludido no verso é precisamente o inferno que Charles Russell e todos os adventistas e Russelitas negam.

      “Então dirá também aos que estiverem ã sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos“; Mateus 25:41

      Que “fogo eterno” é este que o Criador fala senão o castigo eterno (castigo consciente, porque se não for, não é castigo) ?

      Vocês têm que ter cuidado com as teorias da Madame White e do senhor Charles Russell. Esses dois foram falsos ensinadores da Palavra e os seus erros contradizem de forma clara a Bíblia em muitos pontos.

      Like

      • Junior Oliveira says:

        Mats
        Não vejo o porquê você ser agressivo dessa maneira se estamos apenas conversando sobre a bíblia e somos irmãos em Cristo, mas tudo bem.
        “Mais uma deturpação da Bíblia em favor duma seita.”

        Queria muita saber qual a sua definição de seita, estou curioso…mas em todo caso:
        “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas” (Atos 24:14)
        Você não refutou os versículos bíblicos que informei, fico a espera disso.

        “Nós não somos os corpo: nós somos a alma”

        De acordo com a bíblia nós somos a junção de pó da terra (Corpo) + fôlego de vida = Alma vivente, note que o texto diz que o homem passou a SER uma alma vivente e não a TER uma alma vivente:
        “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)
        Nesse caso Mats você É uma alma vivente ao invés do ensino anti-biblico de você TER uma alma vivente e essa alma vivente (pessoa) pode morrer:

        “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este” (Ezequiel 18:20)
        Pois segundo a bíblia a Alma vivente (pessoa) MORRE (deixa de existir) e não fica vagando por ai, vai para o céu/inferno/purgatório ou se quer tem consciência de algo:

        “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além(sepultura), para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:5,6,10)

        “Mais uma deturpação da Bíblia em favor duma seita. O fogo eterno aludido no verso é precisamente o inferno que Charles Russell e todos os adventistas e Russelitas negam.”
        Não entendi o seu argumento e já foi demonstrado que o fogo eterno de Mateus 25:41 é nas conseqüências e não na duração, o pecado não é imortal, Satanás não é imortal, nada e nem ninguém é imortal a não ser Deus (1 Timóteo 6:16), o argumento de não morrer (deixar de existir) na vem de Deus, vem do Inimigo (Gênesis 3:4)

        “Vocês têm que ter cuidado com as teorias da Madame White e do senhor Charles Russell. Esses dois foram falsos ensinadores da Palavra e os seus erros contradizem de forma clara a Bíblia em muitos pontos.”
        Consegue provar qual doutrina Adventista é baseada em Ellen White? Te respondi na Bíblia, consegue provar pela Bíblia que somos apenas a Alma sem o corpo, ou que o corpo é um “vaso temporário”, lembrando que não usei 1 décimo dos textos que comprovam a visão bíblica Holística do ser – humano ao invés da visão dualística inspirada em Platão.

        Fique com Deus

        Like

      • Mats says:

        Não vejo o porquê você ser agressivo dessa maneira se estamos apenas conversando sobre a bíblia e somos irmãos em Cristo, mas tudo bem.

        Seguindo o exemplo deixado por Paulo com Elimas, não é bom nós darmos muito espaço de manobra a quem se finge seguidor mas tenta atrair os crentes para outras autoridades (Ellen White e Cª).

        “Mais uma deturpação da Bíblia em favor duma seita.”

        Queria muita saber qual a sua definição de seita, estou curioso…mas em todo caso:
        “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas” (Atos 24:14)

        Você não refutou os versículos bíblicos que informei, fico a espera disso.

        Eu só preciso de mostrar como um verso ensina o inferno literal e lugar de castifo para que a vossa nova teologia baseada nos delírios duma só mulher sejam expostos.

        A sério, vocês querem mesmo colocar a vossa vida ao serviço duma pessoa como ela?

        “Nós não somos os corpo: nós somos a alma”

        De acordo com a bíblia nós somos a junção de pó da terra (Corpo) + fôlego de vida = Alma vivente, note que o texto diz que o homem passou a SER uma alma vivente e não a TER uma alma vivente:
        “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)
        Nesse caso Mats você É uma alma vivente ao invés do ensino anti-biblico de você TER uma alma vivente e essa alma vivente (pessoa) pode morrer:

        “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este” (Ezequiel 18:20)

        Tal com é normal no cultismo, vocês tomam palavras dum contexto e usam-no noutro. A palavra “alma” em muitas passagens da Bíblia pode ser trocada por “pessoa”. É o contexto que o determina.

        Quando a Bíblia diz que nós somos uma alma com um corpo físico é para demonstrar que as vossas teorias da Whiteanas e Russelitas (muitas delas baseadas em Johannes Greber, o ocultista dos anso 30 que foi alvo do plágio dos Russelitas) da “sono” aplica-se ao corpo físico e não à pessoa por inteiro.

        Mas eu não vou perder muito tempo com isto. O que interessa reter é:
        1. O inferno é um lugar literal, de tormento e sofrimento.
        2. Depois da morte física, a nossa existência continua bem lucida (e até mais, se calhar).
        3. As vossas teorias Whiteanas nâo são bem vindas no blogue. Tudo o que for para defender Génesis e o criacionismo. é bem vindo. Tudo o que for para glorificar White ou Russell será apagado como forma de não haver desvios do tópico principal.

        Like

    • Azetech says:

      Junior Oliveria

      De acordo com o próprio livro, o lago de fogo e enxofre é um símbolo da segunda morte (…) Portanto, o lago de fogo e enxofre, simbolicamente, é a segunda morte.

      Eu concordo que o inferno é a segunda morte, ou seja a destruição/aniquilação. Porém eu não concordo que ela seja SOMENTE ISSO.
      A Bíblia relata o inferno TAMBÉM como um TORMENTO ETERNO, para o Diabo e seus anjos.
      Então eu vejo o inferno como duas funções:

      º Aniquilação para a humanidade (onde sofreram a primeira morte), a morte e o hades (que são a morte em si)
      º Tormento eterno para o diabo e seus cúmplices (onde NÃO SOFRERAM a primeira morte)

      Como poderia haver SEGUNDA MORTE para uma entidade pelo qual não passou pela PRIMEIRA MORTE (diabo e seus cúmplices)?

      Perceba, isso é a MINHA opinião (sujeito a alterações), referente a meu entendimento dos relatos.
      Não sou o dono da verdade e muito menos estou impondo esta minha interpretação como um fato.
      Apenas estou explanando meu entendimento.

      “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e as relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.” Judas 1:7
      Pergunto: Lá no Oriente Médio existe duas cidades que estão queimando até agora?

      Devemos lembrar que o Grego não é tão rico em palavras como o português ou outros idiomas. Logo uma palavra, acompanhada por outra, pode possuir sentidos diferentes.
      A palavra grega αιωνιου simboliza eterno ou definitivo (dependendo da palavra anterior ou posterior que a acompanha)
      Em judas 1:7 temos o fogo (πυρος) antes do eterno (αιωνιου) simbolizando destruição definitiva
      Já em Apocalipse 20:10 temos a palavra SÉCULOS (αιωνας) antes do eterno (αιωνιου), ou seja a tempo definitivo (sem fim).

      Percebes que os sentidos nestas duas passagens não possuem relação um com o outro, mesmo possuindo uma palavra em comum (αιωνιου)?

      Século conota TEMPO e o fogo conota DESTRUIÇÃO/ANIQUILAÇÃO

      Então em Judas 1:7 a temos como o termo fogo (πυρος) eterno (αιωνιου) como DEFINITIVO em Apocalipse séculos (αιωνας) da eternidade (αιωνιου), temos um “tempo” sem fim.

      Percebes o meu ponto?

      Like

      • Junior Oliveira says:

        Azetech

        “Tormento eterno para o diabo e seus cúmplices (onde NÃO SOFRERAM a primeira morte)”

        Se o estado de punição continuasse, passagens como a de Apocalipse 21:4 (entre outras) que mencionam que não mais haverá o pecado e o sofrimento, não poderiam estar na Bíblia, pois os maus continuariam blasfemando contra Deus no inferno (blasfemar de Deus é pecado) e sofreriam as dores do fogo para sempre (o sofrimento não teria um fim). Haveria uma grande incoerência nas Escrituras.

        “A palavra grega αιωνιου simboliza eterno ou definitivo (dependendo da palavra anterior ou posterior que a acompanha)”

        Concordo exatamente com você e era nesse ponto que eu queria chegar, a palavra “Aionios” (eterno) e seus derivados tomam sentido diferente dependendo também do contexto em que elas se aplicam.
        Quando Deus disse vida eterna (Daniel 12:2; Mateus 19: 16,29; Mateus 25:46; Marcos 10:17,30; Lucas 10:25; Lucas 18:18,30; João 3:15,16,36; ……..) é eterna mesmo, a vida será eterna na duração, ou seja, após a volta de Jesus nós (os salvos) viveremos eternamente com Jesus. O ponto é:

        “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

        Essa é a condição, se aceitar a Cristo você ganha a vida eterna mas se não aceitar você ganha a morte (deixa de existir) e não a vida eterna também no inferno.
        “A palavra aionios, traduzida como “eterno”, “para sempre”, significa literalmente “perdurando por um século”.( Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. v, pág. 512.)

        “O adjetivo aionios tende a marcar a duração enquanto a natureza da matéria o permite. E no uso geral tem íntima relação com as coisas espirituais”. “Para sempre” nesse texto significa permanência de restauração tanto natural como espiritual. Ligado, porém, a Deus significa eterno, para sempre. Também ligado à “vida” que provém de Deus, significa uma vida de duração sem fim”( H. G. Moule , Arnaldo B. Christianini, Sutilizas do Erro (2a edição), pág.270.)

        “51 vezes no Novo Testamento, aionios se aplica à eterna alegria dos redimidos, o que, é claro, não possui limitação de tempo. Pelo menos 70 vezes na Bíblia, essa palavra qualifica objetos de uma natureza limitada e temporária; assim, indica apenas uma duração indeterminada. Quando lemos que Deus é “eterno”, isso é verdadeiramente eterno, como entendemos o termo. Quando lemos que as montanhas são “perpétuas”, significa que duram tanto quanto possível durar uma montanha. A Bíblia, freqüentemente, usa aion, aionios e seus derivados hebraicos (olam em suas várias formas) para falar de coisas que findam. O aspergir do sangue na Páscoa era uma “ordem eterna”. (Êxodo 12:24), assim como o sacerdócio de Arão (Êxodo 29:9; 40:15; Levíticos 3:17), a herança de Calebe (Josué 14:9), o templo de Salomão (1Reis 8:12, 13); o tempo de vida de um escravo (Deuteronômio 15:17) e a lepra de Naamã (2 Reis 5:27). Essas coisas não duraram “para sempre” de acordo com nossa concepção da palavra. Elas duram além da visão daqueles que as ouviram pela primeira vez sendo chamadas “eternas”, e depois disso nenhum tempo limite foi estipulado. Aionios fala sobre o tempo ilimitado, dentro dos limites determinados para aquilo que modifica”( Henry Feyerabend, Um Evangelista Responde as 101 Perguntas Mais Freqüentes, pág. 96.)

        Vamos conversando que assim agente cresce em conhecimento.
        Fique com Deus

        Like

      • Azetech says:

        Júnior Oliveira e Vinícios Monteiro

        Segundo MEU entendimento (que ainda está em formação, afinal este é um tema pelo qual estou estudando a pouco tempo), imagino que o inferno é um local eterno, com duas funções:
        Destruir e Atormentar

        Ele destrói aqueles que possuem a vida eterna CONDICIONAL (no caso os humanos), e atormenta aqueles pelos quais SÃO ETERNOS (diabo e seus anjos)

        Porque penso assim?

        Bom, entendo que no princípio, a imortalidade do homem era condicional a ARVORE DA VIDA e a sua obediência a Deus (Principalmente).
        Quando ele o desobedeceu, a PRIMEIRA MORTE passou a reinar sobre ele (e sobre TUDO que tem vida).

        Porém no quesito de seres Espirituais, como no caso do diabo e seus anjos, não vejo condicionalidade a sua vida, mas sim a imortalidade inerente a sua essência.( por isso eles não morrem e NÃO PODEM MORRER )

        Percebo que a Bíblia trata o Inferno como fogo destruidor e ao mesmo tempo um local de tormento eterno.

        Bom… diante disso sei que Deus é justo, e faz justiça tanto aos justos quanto aos injustos.
        Sei que Deus galardoa-rá os justos segundo a suas obras e punirá os injustos segundo as tuas obras.

        Com tudo isso chego a seguinte conclusão (pelo qual pode ser aprimorada ou modificada):

        Assim como os HOMENS Justos terão seu galardão, os injustos terão a tua aniquilação CONFORME o que praticaram.

        Por exemplo, um ateu pelo qual viveu não fazendo mau a ninguém, negando apenas a vida eterna por meio de Cristo, terá uma aniquilação rápida. Em contra partida, um genocida homicida, pelo qual torturou muitas pessoas, terá uma aniquilação mais “demorada”. e assim por diante.

        No caso de seres celestiais, pelos quais não possuem condicionalidade a sua existência (sendo portanto IMORTAIS por natureza), terão o tormento eterno no inferno eterno, pois como eles são IMORTAIS, o inferno é uma MORADA ETERNA.

        Este é meu posicionamento até o momento.

        Diante desta posição, penso eu, os relatos bíblicos pelos quais sugerem a destruição/aniquilação eterna e ao mesmo tempo o tormento eterno, se enquadram perfeitamente nesta óptica.
        Mas novamente ressalto, esta é a MINHA OPINIÃO (pelo qual precisa amadurecer mais sobre o assunto)
        Não estou declarando-a categoricamente como um fato.

        Like

      • Vinicius Monteiro says:

        Com relação a segunda morte Azetech, João não está falando que as pessoas teriam que morrer duas vezes, mas, que haveria duas mortes. Em que sentido? Uma antes da ressurreição, somente quem morreu na Primeira Morte é que poderia ser ressuscitado ao contrário da segunda que é a destruição. Até mesmo os que sobreviverem a grande tribulação poderão morrer na Segunda Morte, sem nem ter morrido na Primeira. João somente fez uma distinção das mortes. Primeira Morte, pode ser ressuscitado, segunda morte, vai morrer para sempre.

        Like

  7. Junior Oliveira says:

    Azetech
    Gostaria de primeiro parabenizá-lo por sua humildade cristã e sua educação, em segundo lugar gostaria de dizer que também não sou o dono da verdade e também não estou aqui para te ensinar nada pois quem ensina é o Espírito Santo, você como um cristão sincero será guiado à verdade se pedir com fé em Deus, assim como eu o faço todos os dias, estamos no mesmo caminho irmão.
    Apenas algumas considerações sobre a sua posição atual:

    “Bom, entendo que no princípio, a imortalidade do homem era condicional a ARVORE DA VIDA e a sua obediência a Deus (Principalmente).
    Quando ele o desobedeceu, a PRIMEIRA MORTE passou a reinar sobre ele (e sobre TUDO que tem vida). Porém no quesito de seres Espirituais, como no caso do diabo e seus anjos, não vejo condicionalidade a sua vida, mas sim a imortalidade inerente a sua essência.( por isso eles não morrem e NÃO PODEM MORRER )

    Acredito quase igual a você, de acordo com a bíblia o ser-humano possuia a imortalidade condicional, era só participar da árvore da vida e ser fiel a Deus para ele continuar sendo imortal. Mas não acho que isso se restringia apenas a seres terrestres, acredito que também os seres celestiais participem da mesma imortalidade indocional.
    Texto como:
    “…Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém”. ( 1 Timóteo 15:16)

    Faz-me crer que Deus (Trindade) é o único que possui imortalidade inerente, outro texto muito claro é Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

    Satanás pecou? E os anjos maus? Se sim, então todos eles também estão condenados a não existirem mais, ou seja, a morte. No caso a segunda que é a eterna.

    “Por exemplo, um ateu pelo qual viveu não fazendo mau a ninguém, negando apenas a vida eterna por meio de Cristo, terá uma aniquilação rápida. Em contra partida, um genocida homicida, pelo qual torturou muitas pessoas, terá uma aniquilação mais “demorada”. e assim por diante.”

    Penso exatamente como você e pela bíblia vejo que estamos certos (Lucas 12:47,48). Por isso acredito que Satanás irá ser o último a ser destruído, podendo demorar anos talvez até porque ele é o causador de tudo, mas acredito que assim como os seres-humanos que não aceitaram a Jesus, De Satanás e seus anjos um dia não restará nem raiz e nem ramo…assim como o pecado. (Malaquias 4:1; 2 Pedro 3:7)

    “Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.” Salmos 103:9
    Por isso Azetech não há como qualquer tipo de castigo de Deus ser eterno, é isso o que a Bíblia diz.
    Fique com Deus irmão

    Like

    • Azetech says:

      Junior Oliveira
      Mas se tu dizes que o Inferno não é um local de tormento eterno, o que fazer então com as passagens bíblicas que diz ao contrário?

      Segundo a MINHA visão, posso até concordar contigo que os humanos possam ser aniquilados (cada um conforme a sua obra). Porém não concordo no quesito do diabo e seus cúmplices (seres espirituais e imortais), terem o mesmo destino.

      Tu dizes que SOMENTE Deus é imortal, citando 1 Timóteo 6:16 dando a entender que ele é o ÚNICO que não pode morrer. Porém se SOMENTE ELE é imortal, o que dizer dos outros seres celestes pelos quais foram criados por ele, pelo qual não o desobedeceram? Não seriam eles imortais também?
      Se Deus deu a imortalidade ao seres celestiais, então eles também são imortais.
      Logo, se Paulo falou com esta intenção que SOMENTE Deus é imortal, então ele errou?
      Não, eu creio que o sentido correto desta frase não é a imortalidade no sentido de não morrer, mas sim no sentido de ser ETERNO (Sem princípio e sem fim).

      Pelo que eu entendo da Bíblia, SOMENTE os humanos possuíam a imortalidade condicional. Não vi nenhuma parte explícita na bíblia pelo qual sugere condicionalidade na vida dos anjos, ou até mesmo sua possibilidade de morte (nunca ví um trecho pelo qual um anjo morre).
      Afinal o que dá a imortalidade ao homem? Um corpo ESPIRITUAL pelo qual não morre.
      Se seres celestiais já são por natureza espirituais, entendo que eles não morrem.
      Então, todos os trechos que vi, pelos quais seres celestiais são atirados no inferno, a descrição é de tormento pelos séculos dos séculos, durante o dia e noite (Eternidade).

      Em Romanos 6:23, entendo que a passagem indica que o salário do pecado DO HOMEM é a morte.
      Pelo que eu saiba, a Bíblia somente relata a morte do HOMEM, e esta condição foi dada a ele. Não vi nenhum anjo ser celestial morrendo por isso. Nem mesmo satanás, o próprio mal, morreu (nem mesmo vejo um juízo de morte sobre eles). Porém vejo apenas tormento eterno, pelos séculos dos séculos, de dia e de noite devido a transgressão dos mesmos.

      Quanto a passagem de Salmos 103:9, entendo que ela se refere especificamente ao POVO de Deus, pelo qual ele está CORRIGINDO.
      Não entendo que está se referindo aos seres celestiais, até mesmo porque a “ira” de Deus relatado no AT, é a própria figura de Satanás. (ver paralelo entre 2Sm 24:1 e 1Cr 21:1 )
      Então o que ele quis dizer neste versículo, segundo meu entendimento, é que não permitiria satanás maltratar o seu povo para sempre, enquanto Deus estava CORRIGINDO-OS.

      Quanto a citação de Malaquias 4:1 e 2 Pedro 3:7, pelo que eu entendo, está se tratando do IMPIOS, ou seja da humanidade. Não entendo que estas citações equivalem-se a seres celestiais.
      Não vi em nenhuma parte, algum ser celestial ser chamado de ÍMPIO.

      Percebes, com tudo isso eu não vejo nenhuma citação bíblica de que um ser celestial pode morrer.

      Novamente digo que percebo que a morte tem poder sobre a HUMANIDADE. Não me ficou claro que o mesmo atinge a seres espírituais.
      Todas passagens pelo qual presencio, indica tormento eterno em um local eterno a seres que não sejam humanos.

      Tu conhece alguma passagem que fala claramente da morte/aniquilação de seres celestiais sem precisar de uma interpretação obscura?

      Like

      • Junior Oliveira says:

        Azetech

        Vamos continuar essa excelente conversa por e-mail irmão…acredito que estamos atrapalhando o andamento do blog pois a conversa disvirtuou (muito…rsrs) do assunto do post.
        Me passe seu e-mail que já te mando a minha resposta do seu último comentário. Pode Ser?

        A PAZ

        Like

      • Azetech says:

        Junior Oliveira

        Pelo que entendi, o Mats possui outro blogue pelo qual aborda o tema que estamos debatendo. Gostaria de conversar lá?

        Like

  8. jephsimple says:

    Junior Oliveira

    Esse assunto é bem interessante.

    “Por isso Azetech não há como qualquer tipo de castigo de Deus ser eterno, é isso o que a Bíblia diz.”

    Junior o versículo que você citou fica fora de contexto, porque é uma referência aos que temem a Deus.

    Quanto ao tormento eu acredito que existe sim, e ele é sim eterno e real.

    Se aqueles que rejeitam a Cristo não sofrerem tal punição, ao meu ver, o sacrifício de Cristo não faz sentido algum.

    Todos os mortos serão julgados:

    “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
    E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.”

    Apocalipse 20:12-13

    Vejam:

    “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
    Também este BEBERÁ do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
    E a fumaça do seu TORMENTO sobe PARA TODO O SEMPRE; e NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

    Apocalipse 14:9-11

    Temos isto:

    “Estes dois [a besta e o falso profeta] foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”
    Apocalipse 19:20

    “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
    E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
    E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

    Apocalipse 20:13-15

    Eu não consigo ver qualquer ser humano sendo extinto, ou seja deixando de existir.Como no seu estado anterior … Todo homem é eterno.

    Por isso temos distinção de mortes, existem duas mortes, e não sou eu quem estou dizendo, é a Bíblia. Oras, se existe a segunda é porque existe a primeira, ambas possuem uma causa, a primeira morte foi causada pela desobediência de um homem… a segunda morte é causada pela escolha de cada um, ou seja aí, entra o Plano Divino, todos os que aceitarem e entregarem suas vidas a Cristo Jesus terão vida eterna, ainda que sofram a primeira morte, pois por causa de Adão todos estão sujeitos a ela, porém estes não sofrerão o dano da segunda morte.

    Like

    • jephsimple says:

      Pra mim fica assim:

      Quem tem o nome no livro da vida viverá eternamente.

      Se alguém não tiver o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo, também este lago de fogo é definido como segunda morte e é eterna,oras lago de fogo e segunda morte são exatamente as mesmas coisas. Os textos Bíblicos afirmam isto.

      Eu não vejo espaço na Bíblia para um terceiro destino dos homens após o Juízo de Deus.

      Like

      • Junior Oliveira says:

        Jephsimple
        “Quem tem o nome no livro da vida viverá eternamente.”
        Isso mesmo!!!

        “Se alguém não tiver o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo, também este lago de fogo é definido como segunda morte e é eterna,oras lago de fogo e segunda morte são exatamente as mesmas coisas. Os textos Bíblicos afirmam isto.”
        Exatamente!!! É o que a bíblia afirma…a segunda morte (lago de fogo e enxofre) é eterna!!! A morte é eterna, porque o fogo irá consumir o pecador.

        “Eu não vejo espaço na Bíblia para um terceiro destino dos homens após o Juízo de Deus.”
        Também não por isso afirmo, justos estarão vivendo ETERNAMENTE com Deus e os ímpios deixarão de existir junto com Satanás, o pecado e tudo de ruim neste universo…simples assim irmão. (Malaquias 4:1)

        Fique com Deus

        Like

      • Azetech says:

        Junior Oliveria

        e os ímpios deixarão de existir junto com Satanás, o pecado e tudo de ruim neste universo ……. (Malaquias 4:1)

        Irmão, Novamente digo que utilizar Malaquias para justificar a aniquilação de satanás e outros seres celestiais, na minha opinião, não é o melhor caminho.

        Se olhar o versículo anterior, perceberá que Malaquias 4 estrá tratando dos ÍMPIOS (HUMANOS):

        Malaquias 3: 18. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio ; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

        Como disse anteriormente, posso até concordar que os ímpios (Humanos) possam a vir ser aniquilados no inferno, mas quanto a seres celestiais…… percebo que não há nenhum embasamento bíblico enquanto a isso.
        A meu ver é um interpretação obscura, pelo qual se ignora as passagens pelos quais referem-se a eternidade do inferno assim como sua função de atormentar para sempre.

        Quando se trata de satanás e seus aliados, percebo uma condenação em TORMENTO pelos “séculos dos séculos, de dia e de noite”.

        Não vi nenhuma passagem CLARA pelo qual diz que os seres celestiais podem morrer.

        Novamente eu levanto a questão:

        “”Tu conhece alguma passagem que fala claramente da morte/aniquilação de seres celestiais sem precisar de uma interpretação obscura?””

        Like

    • Junior Oliveira says:

      Jephsimple

      “Esse assunto é bem interessante.”
      Também acho irmão, na verdade é impossível um assunto bíblico não despertar o nosso interesse. A Bíblia é incrível.

      “Junior o versículo que você citou fica fora de contexto, porque é uma referência aos que temem a Deus.
      Não acredito irmão, o contexto está certíssimo pois o assunto é julgamento (Verso 6), misericórdia (Verso 8) e pecados da humanidade (verso 3, 10 e etc…). Deus não se ira com o pecado eternamente porque ele não será eterno.

      “Quanto ao tormento eu acredito que existe sim, e ele é sim eterno e real.”
      Eu também acredito que o tormento é real (no futuro) e que ele existe (no futuro), ele só não será eterno por alguns motivos (por favor não ignore os textos que estou colocando, vá a sua bíblia e confirme se estou mentindo ou não):

      1. O principal deles, APENAS e SOMENTE Deus é imortal (1 Timóteo 6:16)
      2. Não faz o menor sentido alguém pecar 50 anos na terra e passar a ETERNIDADE queimando no inferno. Estaremos todos no céu com Deus (após a volta de Jesus) e depois de 440 trilhões de anos o meu tio que não aceitou a Jesus está lá queimando. Aonde está a justiça?
      3. Lembrem que vocês estão lendo a bíblia com a concepção de hoje (platônica)…tente ler o texto bíblico com a mente do Judeu do primeiro século, para quem a bíblia foi escrita. A visão simples e clara é que o ser-humano é Holístico (Corpo + Fôlego = Alma vivente) e não Dualístico( Corpo + Alma = Pessoa). A alma (pessoa toda) morre (Ezequiel 18:20) ao invés de vagar.
      4. Textos muitos claros: (Salmos 115:17; Salmos 6:5; Isaías 1:28,31; Jó 20:4-7)
      “Tu os tornarás como em fornalha ardente, quando te manifestares; o SENHOR, na sua indignação, os consumirá, o fogo os devorará.” (Salmos 21:9)
      Consumir = deixar de existir seja aonde for.
      5. Não existe a palavra Inferno na bíblia, essa palavra é latina e a bíblia não foi escrito em latim. A palavra bíblica mais traduzida para inferno é Hades e quer dizer sepultura e nada mais.

      “Se aqueles que rejeitam a Cristo não sofrerem tal punição, ao meu ver, o sacrifício de Cristo não faz sentido algum.”
      É claro que as pessoas que não aceitarem a Jesus irão sofrer punição porque o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Não entendi a relação disso com a necessidade da punição ser eterna! A punição é deixar de existir…leia o texto de Romanos e veja que a vida eterna é para quem aceita a Jesus e não para todo mundo (viver queimando eternamente no inferno é ruim, mas a ainda assim eu estarei vivendo eternamente em algum lugar…ai está o erro.)

      “Todos os mortos serão julgados:”
      Isso mesmo e os textos que você usou estão certinhos, lembrando que “sem fim” (Aionios) é queimar enquanto tiver matéria, ou seja, é eterno nas conseqüências e não no tempo.

      “Eu não consigo ver qualquer ser humano sendo extinto, ou seja deixando de existir.Como no seu estado anterior”
      Eu consigo irmão…pela bíblia eu consigo sim:
      “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.” (Salmos 37:9,10)
      “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.” (Eclesiastes 9:5)

      “Todo homem é eterno.”
      Consegue prova pela bíblia essa afirmação?

      “Por isso temos distinção de mortes, existem duas mortes, e não sou eu quem estou dizendo, é a Bíblia. Oras, se existe a segunda é porque existe a primeira, ambas possuem uma causa, a primeira morte foi causada pela desobediência de um homem… a segunda morte é causada pela escolha de cada um, ou seja aí, entra o Plano Divino, todos os que aceitarem e entregarem suas vidas a Cristo Jesus terão vida eterna, ainda que sofram a primeira morte, pois por causa de Adão todos estão sujeitos a ela, porém estes não sofrerão o dano da segunda morte.”
      Perfeito!! É isso mesmo, apenas acrescento que MORTE é deixar de existir!!! Porque morte na bíblia é morte mesmo.
      JephSimple…Davi foi um homem bom? Ele cometeu muitos pecados, mas a bíblia afirma que ele era segundo o coração de Deus e que também se arrependeu de seus pecados…pergunto aonde está Davi agora????

      “Porque Davi não subiu aos céus, …” (Atos 2:34)
      Davi está agora na sepultura no sono da morte (João 11:11-14) assim como todos que morreram em Cristo esperando a Sua volta para ressuscitarem e viverem eternamente com Ele. ( 1 Tessalonicenses 4:16,17; 1 Coríntios 15:51-54)

      Essa é a esperança Jeph.

      Fique com Deus irmão

      Like

      • jephsimple says:

        Caro Junior,

        Esse assunto é deveras interessante e muito sério, por isso tomo o maior cuidado de não ter uma interpretação errada do Juízo Final.

        A minha esperança é Cristo.

        “Todo homem é eterno.”
        Consegue prova pela bíblia essa afirmação?

        Os salvos viverão eternamente com Deus. Sendo assim são eternos, são eternos no sentido que passam a existir e não podem mais deixar de existir.

        Quanto aos não salvos o apocalipse é claro:

        “Também este BEBERÁ do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
        E a fumaça do seu TORMENTO sobe PARA TODO O SEMPRE; e NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE a besta e a sua imagem, E AQUELE QUE RECEBER o sinal do seu nome.”

        Eu gostaria de entender como alguém que deixa de existir pode ser atormentado com fogo e enxofre e não ter repouso nem de dia nem de noite. Como seria isto se ele deixa de existir?

        Oras:

        “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”
        Apocalipse 20:6

        O que é a segunda morte [com certeza não é nem a morte nem o inferno]? Deixar de existir?

        Não creio:

        …e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia.
        Apocalipse 20:13

        “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.”
        Apocalipse 20:14

        E o diabo?
        “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para TODO O SEMPRE o sempre.
        Apocalipse” 20:10

        Existe um destino único para todos os que rejeitam a Cristo.
        Diabo, demônios, besta, falso profetas, adoradores da besta, os não inscritos no Livro da Vida.

        E quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos???

        Vão deixar de existir?Não creio:

        , a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”
        Apocalipse 21.8

        Não vejo nenhuma aniquilação no lago de fogo. Lago de fogo, fogo inextinguível,fogo eterno, tormento eterno, sofrimento sem fim, arder eternamente,ranger os dentes e chorar eternamente, gemer eternamente e >>>segunda morte<<< SIGNIFICAM EXATAMENTE AS MESMAS COISAS.

        E por se tratar de algo eterno obviamente não haverá lembranças de mais nada, não haverá maquinações contra os santos, não haverá mais dor, nem morte, sofrimento, lagrimas dos santos. Os causadores estão para todo sempre no lago de fogo.

        La no lago de fogo também não haverá lembranças desta vida, nem dos pecados ou prazeres. Como o Salvador Cristo Jesus disse: ali SÓ HAVERÁ choro e ranger de dentes.

        Like

      • jephsimple says:

        Quando se fala em destruir e consumir e exatamente isso, não poder nunca mais praticar o mal, o pecado, a desobediência, Por isso também se chama segunda morte pois é definitiva, Não haverá misericórdia para estes, assim como não haverá misericórdia para o diabo.

        A misericórdia é hoje, é enquanto os mortos em adão podem ser ressuscitados em Cristo… Mas aos que sofrerem o dano da segunda morte tudo o que lhes caberá é arder com enxofre no lago do fogo inextinguível. E não sou eu quem estou dizendo que o fogo é inextinguível é Jesus.

        Por isso os que dormem o sono da morte devem atentar para isso, O fim está próximo! Quem não levar a sua própria vida a sério, não levar Cristo a sério; Seja o evangélico, o católico, o espírita, o muçulmano, o ateu, todo homem de toda raça e condição social; corre o sério risco de se deparar com o terror, o horror, a vergonha da segunda morte!

        Por isso o Único Salvador dos homens admoesta, aconselha assim:

        “E se a tua mão te escandalizar, corta-a: melhor é entrares mutilado para a Vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível. E se teu pé te escandalizar, corta-o: melhor é entrares com um só pé para a Vida do que, tendo os dois pés, seres atirado no inferno. E se teu olho te escandalizar, arranca-o: melhor é entrares com um só olho no Reino de Deus do que, tendo os dois olhos, seres atirado na no inferno, onde o verme NÃO MORRE e onde o fogo não se extingue”. Mateus 9

        Fica claro aqui que é melhor negarmos nossas vontades agora, do que pagar o preço do pecado.

        Mas se apenas se deixa de existir. Pouco importa se o fogo é inextinguível, ou se o verme não morre.Quem deixa de existir, ainda que sofra segundos de terror e depois deixa de existir jamais se lembrará disto.

        Se quiseres salvar sua alma aceite a Cristo e procure o novo nascimento pois:

        “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
        João 3:5

        E:
        Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
        1 João 5:4

        Eis aí a tua salvação. reconheça teus pecados, aceite a Cristo e procure Nascer novamente.

        Um abraço a todos.

        Like

  9. Azetech says:

    Mats

    Sim. Estamos a desviar muito do tópico. Eu depois faço um post no Vida Cristã e discute-se lá

    Não sabia que tinha outro blogue. Qual é o endereço dele? Gostaria de visita-lo.

    Abraço.

    [[ http://adalges.blogspot.pt/2014/01/a-alma-vive-depois-da-morte-do-corpo.html ]]

    Like

  10. Junior Oliveira says:

    Azetech

    “Pelo que entendi, o Mats possui outro blogue pelo qual aborda o tema que estamos debatendo. Gostaria de conversar lá?

    Sem problema algum…

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.