De que forma é que as asas das borboletas refutam a teoria da evolução?

Asas_Borboleta_HeliconiusPor Brian Thomas

Qual é a melhor forma de repelir a água? Pesquisadores escrevendo para a revista Nature publicaram recentemente alguns resultados em torno de superfícies que imitam as pequenas escamas das asas das borboletas.(1) As asas destes insectos resistem a água com uma eficiência maravilhosa que pode inspirar melhores resultados em tudo – desde material têxtil até parques eólicos e motores de aeronaves.

A água desliza em superfícies lisas, e como tal, os repelentes de água têm sido tipicamente baseados nas folhas de plantas tais como o lótus. Neste novo estudo, um grupo de engenheiros do MIT revestiu superfícies de silicone com sulcos minúsculos que se assemelham às escalas das asas das borboletas. Nesta superfície, as gotas de água foram repelidas de uma forma 40% mais rápida do que nas superfícies com tecnologia baseada nos lótus.(1)

O grupo testou com superfícies por eles criadas, bem como com as asas das borboletas Morpho e com as folhas das plantas.

O autor principal do estudo, Kripa Varanasi, disse o seguinte à BBS News:

Há anos que a indústria tem copiado o lótus. Eles têm que começar a pensar em copiar as borboletas e os nasturtiums. (2)

Nasturtium é o nome científico dado às plantas de agrião.

A equipa gravou imagens de vídeo de gotas de água a colidir com o seu material rugoso arquitectado e a partirem-se pela metade, a formarem uma coroa de gotas, e a serem repelidas. Depois de resultados como este, será que há espaço para melhoria? Varanasi disse:

Os nossos estudos usaram cristas [inglês: “ridges”] únicas, mas as asas de borboletas têm cristas que se cruzam e elas partem as gotas em quatro.(2)

Um clip de vídeo que acompanha o abstracto do artigo na Nature ilustra porções deste conceito.(3)

Estudos prévios em torno da tecnologia dos repelentes de água focaram-se em imitar a camada de cera encontrada sobre as folhas de lótus. Ironicamente, tornar uma superfície lisa – o método mais intuitivo – não fez o que era necessário de maneira igualmente eficiente. Pequenos altos espaçados com o mesmo intervalo tal como as cristas nas asas das borboletas repeliram mais a água ao reduzirem o tempo que a água dura sobre essa superfície.

Borboleta2Essas cristas têm o tamanho exacto e a forma exacta para fragmentar as gotas de água em esferas mais pequenas que rapidamente se dispersam. E quanto mais rapidamente a água escorrer, mais seco o objecto permanece. Estas superfícies “super-hidrofóbicas” podem se revelar revolucionárias em coisas como casacos para a chuva e asas de avião de elas pudessem ser criadas de modo a que durassem e fossem eficientes. (2)

Quantos mais de perto os engenheiros copiam as características criadas por Deus, tais como as asas das borboletas, mais perfeitas ficam as soluções de engenharia.

* * * * * * *

Claramente, se a cópia feita por mãos humanas é o efeito de design, planeamento e inteligência, então é por demais óbvio que o original o é mais ainda. Só mesmo os ateus evolucionistas é que não conseguem (ou não querem) ver a realidade bem à sua frente.

Fonte

Referências
1. Bird, J. C. et al. 2013. Reducing the contact time of a bouncing drop. Nature. 503 (7476): 385-388.
2. Morgan, J. New waterproof surface is ‘driest ever.’ BBC News. Posted on bbc.co.uk November 20, 2013, accessed November 21, 2013.
3. Stay dry with a bounce. NatureVideo online video. Posted on nature.com, accessed November 21, 2013.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to De que forma é que as asas das borboletas refutam a teoria da evolução?

  1. Renan Freitas says:

    Ótimo texto. O design feito por Deus é lindo.

    Like

  2. Roberto says:

    Onde está a resposta para a pergunta do título?

    Like

    • Vinicius Monteiro says:

      Se seres humanos inteligentes não conseguem fazer uma simples cópia, porque o original foi “criada” ao acaso?

      Like

  3. Matheus, ateu e atento says:

    Vinicius Monteiro, ñ existe efeito sem causa nem causa sem efeito. Portanto os evolucionistas (como eu) ñ acreditam que o nada nem o acaso gere alguma coisa.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.