Descoberta sugere que interior da Terra tem tanta água como todos os oceanos juntos

Cientistas da Universidade de Alberta, Canadá, encontraram a primeira amostra (com origem na Terra) de um mineral rico em água, conhecido por «Ringwoodite», com cerca de 1,5% de água na sua composição.

Outras amostras deste mineral já tinham sido descobertas em meteoritos que caíram no nosso planeta.

Agua_Interior_TerraA equipa, liderada por Graham Pearson, estima que existam enormes reservas de água a cerca de 410 a 660 quilómetros de profundidade na Terra, entre o manto superior e o manto inferior, na denominada «zona de transição».

Pearson, especialista em diamantes, diz que esta zona, onde aquele mineral será abundante, conterá tanta água como todos os oceanos do mundo somados.

Publicado na Nature, o estudo indica que a equipa encontrou a primeira amostra do mineral num diamante em 2008, na área de Juina, Mato Grosso, Brasil.

Tratava-se de um diamante acastanhado, aparentemente sem valor. Só mais tarde é que as análises confirmaram que continha amostra de ringwoodite, a primeira encontrada de origem terrestre.

Diamante_RingwooditeDe acordo com o líder do estudo, a descoberta vem confirmar cerca de meio século de investigações dos geofísicos, sismólogos e outros cientistas que estudam o interior da Terra.

O achado deita por terra uma velha discussão, sobre se a zona de transição é «seca como um deserto».

«Uma das razões por que a Terra é um planeta tão dinâmico prende-se com a presença de água no seu interior», explicou Pearson. «A água muda todos os aspectos sobre como um planeta funciona», sublinhou, citado pelo International Business Times.

Fonte

* * * * * * * *

Este tipo de informação é bastante relevante, especialmente se levarmos em conta que o Dilúvio de Noé foi maioritariamente causado por águas provenientes do sub-solo (e não de chuvas, como pensam alguns evolucionistas Biblicamente ignorantes).

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Descoberta sugere que interior da Terra tem tanta água como todos os oceanos juntos

  1. Olá, muito bom artigo… eu havia feito um parecido quando a notícia surgiu, mas parece que as pessoas (na maioria deistas) não deram crédito pra tamanha importância dessa notícia como evidência do relato bíblico sobre o dilúvio mundial.
    Infelizmente eu vejo um grande “marasmo” por parte dos crentes com relação as notícias de grande importância para fé e para a criação como esta notícia. É por essas e outras que muitos são levados facilmente ao erro, pois acreditam no que aprendem na mídia secular, nas faculdades, etc… que só informam o que lhes convém, e neste caso, geralmente notícias que são veiculadas por cientistas “achões” que jogam suas opiniões como se fossem fato declarado.

    Ainda bem que existem pessoas e organizações como vocês que tentam levar luz.

    Parabéns…
    Agora, como dica de artigo, você poderia escrever algo sobre as novas evidências do Big Bang, que está alterando a percepção de muitos cientistas a respeito da nossa origem, eu li que muitos deles, diante das novas evidências já declaradas, estão tendo que aceitar que o Universo teve um princípio e que este necessita de uma causa, o qual nós cristãos e judeus entre outros, sabemos que é Deus.

    Grande abraço.
    Fique com Deus

    Like

  2. Temos aí uma evidencia cientifica palpável e interessante para a menção bíblica de grandes fontes de agua contidas nas profundezas da terra.

    Like

  3. Saga says:

    Os ateus vão correr de comentar aqui, este artigo, quer ver só.

    Like

  4. Welington says:

    Mestre tem como passar as referências do bíblicas do dilúvio (o Dilúvio de Noé foi maioritariamente causado por águas provenientes do sub-solo)

    Like

  5. Nilton says:

    “‘A equipa, liderada por Graham Pearson, estima que existam enormes reservas de água a cerca de 410 a 660 quilómetros de profundidade na Terra. “” Existe a possibilidade destas enormes reservas de água estarem não a centenas, mas só alguns quilômetros de profundidades ?

    Os cientistas talvez não querendo ser ousados estimaram estar essas águas numa profundidade colossal. Mas ! E se essas águas estiverem muito mais próximas. Não tenho dados sobre isto,mas tenho uma torcida enorme para essas águas estarem numa posição capaz de serem aproveitadas pela humanidade. Hoje ! Há um grave problema de falta de àgua no mundo ( não sei se é realmente verdadeiro ou se é super exagerado como o Aquecimento Global). Mas ! Falam e escassez crônica de água num terço do mundo. Já pensaram que tremenda revolução para o mundo ser possível poder abastecer -se de água potável de oceanos interiores. Parece loucura! Mas ! Eu confiou na Providência Divina. Por enquanto não sei se está esperança está descartada. Torço que não.

    Like

  6. Por favor, poderia me dizer como esta “água” do interior da Terra teria chegado à superfície?
    Uma vez que são moléculas de água e não água líquida propriamente dita.
    Sou teísta e gostaria de compreender a notícia melhor.
    Desde já agradeço.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.