Porque é que Deus criou dentes tão terríveis?

CrocodiloA mera visão da boca dum crocodilo ou dum jacaré, cheia de dentes, causa o medo. Ocasionalmente, estes enormes animais esverdeados desmembram pessoas. (1) Com o seu olhar cínico e a sua má reputação, muitas pessoas sentem-se justificadas em qualificar estes répteis de carnívoros – ou mesmo carnívoros por obrigatoriedade. (2)

Será que Deus equipou estes, e outros animais semelhantes, com dentes especificamente para comer outros animais? Se a resposta para esta pergunta é “Sim”, então isto pode sugerir que Deus é um bocado “mau” e não o Criador Generoso que as Escrituras revelam.

Pesquisas recentes confirmam uma antiga explicação criacionista para estes dentes terríveis. Respondendo a este tópico em 2009, Dan Criswell escreveu em Acts & Facts:

Os mesmos dentes que muitos tipos de animais predadores usam para triturar carne, podem também ser usados para triturar matéria vegetal.(3)

Ele alegou que, contrariamente ao sentimento popular, certas estruturas dentárias não exigem um comportamento carnívoro. A falha não se encontra no Criador, mas sim no comportamento animal pós-Queda, num mundo sob a maldição do pecado. Génesis 1:30 diz:

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi.

Logo, segundo as Escrituras, os crocodilos originalmente comiam material vegetal, mas quando o pecado entrou no mundo [Génesis 3:6], isso causou a que a maldição de Deus se abatesse sobre todo o universo [Génesis 3:17]. Agora, pesquisadores confirmaram o que poucos suspeitavam: até os crocodilos comem vegetação com regularidade.

Reportando no “Journal of Zoology”, um grupo de cientistas Americanos estudou a dieta dos jacarés do “Everglades National Park” (Florida), e apurou que 13 das 18 espécies “crocodilianas” ingerem fruta de 34 famílias de plantas. Os jacarés normalmente comem fruta carnuda; alguma dessa fruta cai na sua boca enquanto perseguem uma presa animal, mas segundo os autores do estudo, “não há a mínima dúvida que, ocasionalmente, a fruta é deliberadamente consumida, normalmente em largas quantidades”. (4)

Segundo o New Scientist, “Durante o ano passado pesquisadores a trabalhar no Sudeste Asiático, reportaram terem visto um crocodilo siamês selvagem com uma melancia”. (5)

Os dentes não foram criados para comer carne mas para comer vegetação, mas nesta terrível e temporária Terra, aqueles animais que originalmente tinha comportamentos bons sofrem duma maldição que permite que usem os seus dentes – dados por Deus – para encontros terríveis e sangrentos. Será que a preferência dos crocodilos por fruta reflecte o seu estado original Edénico?

Se calhar não seria má ideia começarmos a olhar para os crocodilos e para os jacarés sob um nova luz, mas a uma distância segura.

Por Brian Thomas  – http://bit.ly/1vvsrVf

Referências

1.  “Man’s Arm Salvaged from Alligator’s Belly,” 
2. É suposto os carnívoros por obrigatoriedade só comerem carne.
3. Predation Did Not Come from Evolution. 
4. Platt, S.G. et al. 2013. Frugivory and seed dispersal by crocodilians: an overlooked form of saurochory? Journal of Zoology. Published online before print, Jul 16, 2013.
5. Barras, C. Crocodiles may need their fruity five-a-day. New Scientist.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Porque é que Deus criou dentes tão terríveis?

  1. Sodré says:

    “Os dentes não foram criados para comer carne mas para comer vegetação, mas nesta terrível e temporária Terra, aqueles animais que originalmente tinha comportamentos bons.”

    E por que motivo destruir vida vegetal é comportamento bom enquanto destruir vida animal é comportamento mau? Javé definiu uma forma de vida como má e a outra como boa?

    Like

    • Lucas says:

      E por que motivo destruir vida vegetal é comportamento bom enquanto destruir vida animal é comportamento mau? Javé definiu uma forma de vida como má e a outra como boa?

      Lê outra vez o que escreveste, e vê o que tu assumes como verdade sem no entanto dares algum tipo de evidência. Chega a ser cansativo ter que corrigir os teus erros antes de te responder.

      Like

  2. Oliveira says:

    Vocês têm mais artigos sobre esse tema? Podem indicar algum livro ou texto em inglês sobre o assunto?

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s