“Parede” invisível protege o planeta Terra da radiação

O National Administration of Aeronautics and Space Administration (NASA) descobriu um impenetrável campo de forças invisível a 11,000 quilómetros da superfície da Terra, que protege o nosso planeta de doses letais de radiação.

Nesta Quinta-Feira, a mais recente edição do jornal Britânico “Nature” reportou o estudo onde foram usados dois satélites lançados em 2012 com o nome de “sondas Van Allen” em honra do cientista Americano James Van Allen (o primeiro a descobrir a existência de duas zonas de elevada radiação energética a rodear a Terra).

As sondas usadas pela NASA tinham como propósito estudar os cintos de radiação encontrados por Van Allen em 1958. Consequentemente, a investigação liderada por Dan Barker, cientista  e pesquisador Americano da Universidade do Colorado, revelou que todos os eléctrons com energia mais elevada permaneciam acima dos cintos bloqueados.

Nenhum electrão através da barreira de 11,000 quilómetros.

Segundo a pesquisa, se alguns desses eléctrons atravessar o limite dos 11,000 quilómetros e atingir a superfície da Terra, uma radiação prejudicial aos seres humanos ocorreria.

Campo_Protege_Planeta_Terra“É como se aqueles eléctrons estivessem a colidir contra uma parede de vidro no espaço,” disse Baker numa nota relativa ao assunto. “É um fenómeno extremamente intrigante,” acrescentou.

Em relação a isso, o que é o Cinturão de Van Allen? São faixas, formadas por carga e interpoladas no campo magnético da Terra a rodear as partículas do nosso planeta.  O Cinturão foi descoberto em 1958 pelo físico Americano James Van Allen.

A Cintura é evitada pelas missões espaciais tripuladas porque a sua radiação pode causar danos no corpo humano.

http://goo.gl/BAFBVu

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to “Parede” invisível protege o planeta Terra da radiação

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s