Por Daniel Anderson
Num recente artigo da Science, vários cientistas evolucionistas admitem que a alegação de 99% de semelhança entre os humanos e os chimpanzés é um mito. (1).
Desde 1975 que esta estatística enganadora tem sido apregoada como evidência clara de que os humanos e os chimpanzés estão bastante relacionados dentro da árvore de vida evolutiva. (2)
No entanto, à medida que foram sendo feitas mais e mais pesquisas genéticas, foi ficando cada vez mais claro que a percentagem de semelhança genética havia sido vastamente exagerada.
Citações reveladoras:
- O autor Jon Cohen escreveu “Mas a verdade tem que ser dita…. a distinção de 1% não era a história completa…..”
- Cohen escreveu também que os recentes estudos “….levantam a questão se o truísmo do 1% deve ser colocado de parte.”
- Pascal Gagneux, zoólogo da UCSD, disse “Durante muitos e muitos anos, a diferença de 1% serviu-nos bem porque o facto de sermos similares era pouco valorizados. Hoje, tornou-se claro que essa alegação é mais um impedimento no nosso processo de aprendizagem do que uma ajuda.”
- Svante Pääbo, depois de admitir não saber se existe uma forma de calcular a diferença percentual exacta, disse “Em última análise, isto é uma coisa política, social, e cultural em torno da forma como vemos as nossas distinções.”
Dito de outra forma, e tal como os criacionistas sempre disseram, as interpretações científicas são frequentemente motivadas por pressuposições filosóficas.
Estudos mais recentes rressalvam diferenças genéticas ainda maiores.
- Durante o ano passado, um estudo número de cópias de genes revelou uma diferença de 6.4%. (3)
- Em 2005, os cientistas descobriram que o genoma dos chimpanzés era 12% maior que o genona humano.
- Em 2003, os cientistas calcularam uma diferença de 13,3 em secções do nosso sistema imunitário. (4)
- Um estudo revelou uma diferença de 17,4% na expressão de gene do córtex cerebral (5)
O Dr Rob Carter, cientista criacionista, declarou recentemente num programa nacional Americano com o nome de Janet Parshall Show, que os nossos genomas são pelo menos 8-12% distintos.
Outro ícone cai no esquecimento.
Há bem pouco tempo – no ano passado – testemunhamos a queda de dois “ícones da evolução”. Não só a ideia de 99% de semelhança genética entre humanos e chimpanzés foi abandonada, como o foi também o mito do “ADN lixo”. Como tem sido observado com frequência desde que Darwin publicou o se livro “A Origem das Espécies”, os ícones evolutivos eventualmente entram em colapso sob o peso dos dados empíricos.
Enquanto isso, o modelo criacionista é continuamente confirmado à medida que as novas descobertas revelam inesperadas camadas de complexidade no que claramente foi criado – o que reflecte a Mão do Criador.
Referências:
O que mais me diverte nesses assuntos, é a tentativa de provar que a ciência esta sempre errada em relação a evolução, querendo com isso afirmar que surgimos da lama e da costela do homem barro, aí já é querer subestimar a inteligência de qualquer ser humano com o mínimo de consciência na realidade.
Provar que a ciência da evolução esta errada é fácil, afinal de contas, ha muito que pesquisar, mesmo que não chegue a lugar algum, gostaria sinceramente que alguém me provasse a existência de qualquer “Deus”, apenas um, eu já ficaria satisfeito.
LikeLike
Carlos,
O que mais me diverte nos assuntos evolucionistas é a tentativa de provar que a ciência está sempre certa em relação à evolução, querendo com isso afirmar que ateus e piolhos têm um parente comum com as moscas; aí já é querer subestimar a inteligência de qualquer ser humano com o mínimo de consciência na realidade.
Eu sei.
Ninguém aqui tem que te provar nada, amigo, portanto a tua insatisfação vai continuar. Mas isto é capaz de ajudar:
LikeLike
Encontrei mais uma novidade evolucionista (isso não é mérito – qualquer criança faz) na revista Superinteressante.
Numa edição de 2012 consta que chimpanzés são descendentes dos humanos.
O evolucionista Jared Diamond, autor do livro “O Terceiro Chimpanzé” (???) diz, segundo a revista, que HUMANOS TAMBÉM SÃO CHIMPANZÉS.
Finalmente alguém corrigiu a injustiça de Darwin, que colocava algumas raças próximas dos macacos – agora toda a humanidade faz parte do clube, sem discriminação.
LikeLike
Nussss … Isso é surreal ….
A obsessão dos evos por chimpas é tão grande que os chimpas são menos macacos entre todos os macacos… Vai que eles são até bípedes, falam, filosofam, pintam, sabem que são macacos 😀
LikeLike
Depois desse livro eu não mais o que dizer, caro Jephsimple.
O mais engraçado é que a revista Superinteressante é uma autoridade científica para os ateus em início de carreira. Essa revista, periodicamente, ataca as religiões, especialmente o Cristianismo.
Vender livros e revistas para os novos ateus não é difícil, pois basta atacar Deus e enaltecer o evolucionismo.
Como eu vivo num Estado laico, tenho de aturar o evolucionismo.
LikeLiked by 1 person
Não há nada que comprove de forma cabal a ligação do homem com o macaco, na maior parte são teorias baseadas mais na imaginação do que em fatos verificáveis e aqueles que são verificáveis podem perfeitamente se harmonizar com a Criação, mas para os Evolucionistas isso não importa, pois já decidiram que não fomos Criados!
Acho que a decepção deles será muito grande quando a própria ciência provar que existe um Criador, que existe Deus, todo seu orgulho em se acharem uma maravilha única e sem ninguém acima de si caindo por terra!
LikeLike
A biologia oferece o mais completo , o mais observável e o mais verificável conjunto de experimentos para explicar a vida: sua origem e manutenção. Contudo, biologia e evolução não são sinônimos ! Tanto o criacionismo e o evolucionismo apresentam formulações diferentes de interpretar a biologia. Mas como todos nós sofremos lavagem cerebral nos ensinando biologia juntamente com evolucionismo como se eles se encaixa-se é o que a gente chama de Doutrinação ideológica! Mesmo sabendo que essa teoria não esta de acordo com as evidencias!
LikeLike
Nenhum dos nobres evolucionistas que frequentam assiduamente os comentários do blog irá defender mais este ensino tradicional de seu credo? A Ana Silva sempre comenta tão bem.
LikeLike