Mais um mito evolucionista refutado pela ciência

Por Daniel Anderson

Chimpazes_HumanosNum recente artigo da Science, vários cientistas evolucionistas admitem que a alegação de 99% de semelhança entre os humanos e os chimpanzés é um mito. (1).

Desde 1975 que esta estatística enganadora tem sido apregoada como evidência clara de que os humanos e os chimpanzés estão bastante relacionados dentro da árvore de vida evolutiva. (2)

No entanto, à medida que foram sendo feitas mais e mais pesquisas genéticas, foi ficando cada vez mais claro que a percentagem de semelhança genética havia sido vastamente exagerada.

Citações reveladoras:

  • O autor Jon Cohen escreveu “Mas a verdade tem que ser dita…. a distinção de 1% não era a história completa…..”
  • Cohen escreveu também que os recentes estudos “….levantam a questão se o truísmo do 1% deve ser colocado de parte.”
  • Pascal Gagneux, zoólogo da UCSD, disse “Durante muitos e muitos anos, a diferença de 1% serviu-nos bem porque o facto de sermos similares era pouco valorizados. Hoje, tornou-se claro que essa alegação é mais um impedimento no nosso processo de aprendizagem do que uma ajuda.”
  • Svante Pääbo, depois de admitir não saber se existe uma forma de calcular a diferença percentual exacta, disse “Em última análise, isto é uma coisa política, social, e cultural em torno da forma como vemos as nossas distinções.”

Dito de outra forma, e tal como os criacionistas sempre disseram, as interpretações científicas são frequentemente motivadas por pressuposições filosóficas.

Estudos mais recentes rressalvam diferenças genéticas ainda maiores.

  • Durante o ano passado, um estudo número de cópias de genes revelou uma diferença de 6.4%. (3)
  • Em 2005, os cientistas descobriram que o genoma dos chimpanzés era 12% maior que o genona humano.
  • Em 2003, os cientistas calcularam uma diferença de 13,3 em secções do nosso sistema imunitário. (4)
  • Um estudo revelou uma diferença de 17,4% na expressão de gene do córtex cerebral (5)

O Dr Rob Carter, cientista criacionista, declarou recentemente num programa nacional Americano com o nome de Janet Parshall Show, que os nossos genomas são pelo menos 8-12% distintos.

Outro ícone cai no esquecimento.

Há bem pouco tempo – no ano passado – testemunhamos a queda de dois “ícones da evolução”. Não só a ideia de 99% de semelhança genética entre humanos e chimpanzés foi abandonada, como o foi também o mito do “ADN lixo”. Como tem sido observado com frequência desde que Darwin publicou o se livro “A Origem das Espécies”, os ícones evolutivos eventualmente entram em colapso sob o peso dos dados empíricos.

Enquanto isso, o modelo criacionista é continuamente confirmado à medida que as novas descobertas revelam inesperadas camadas de complexidade no que claramente foi criado – o que reflecte a Mão do Criador.

http://bit.ly/1E7ykLa

Referências:

1. Cohen, Jon, “Relative Differences: The Myth of 1%”, Science 316(5833):1836, 29 June 2007 | DOI: 10.1126/science.316.5833.1836.
2. The 99% statistic is based on comparing a mere 97 genes between respective genomes. The human genome contains about 20,000 genes. Therefore, 97 genes represent only about 0.5% of our entire genome.
3. Demuth JP, Bie TD, Stajich JE, Cristianini N, Hahn MW The Evolution of Mammalian Gene Families. PLoS ONE 1(1): e85, 2006 | doi:10.1371/journal.pone.0000085.
4. Tatsuya, A., et al., Comparative Sequencing of Human and Chimpanzee MHC Class I Regions Unveils Insertions/Deletions As the Major Path to Genomic Divergence, Proceedings of the National Academy of Sciences, USA 100:7708–13, 2003.
5. The Chimp-Human 1% Difference: A Useful Lie, <www.creationsafaris.com/crev200706.htm>. 29 June 2007.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Mais um mito evolucionista refutado pela ciência

  1. Carlos says:

    O que mais me diverte nesses assuntos, é a tentativa de provar que a ciência esta sempre errada em relação a evolução, querendo com isso afirmar que surgimos da lama e da costela do homem barro, aí já é querer subestimar a inteligência de qualquer ser humano com o mínimo de consciência na realidade.

    Provar que a ciência da evolução esta errada é fácil, afinal de contas, ha muito que pesquisar, mesmo que não chegue a lugar algum, gostaria sinceramente que alguém me provasse a existência de qualquer “Deus”, apenas um, eu já ficaria satisfeito.

    Like

    • Miguel says:

      Carlos,

      O que mais me diverte nesses assuntos, é a tentativa de provar que a ciência esta sempre errada em relação a evolução, querendo com isso afirmar que surgimos da lama e da costela do homem barro, aí já é querer subestimar a inteligência de qualquer ser humano com o mínimo de consciência na realidade.

      O que mais me diverte nos assuntos evolucionistas é a tentativa de provar que a ciência está sempre certa em relação à evolução, querendo com isso afirmar que ateus e piolhos têm um parente comum com as moscas; aí já é querer subestimar a inteligência de qualquer ser humano com o mínimo de consciência na realidade.

      Provar que a ciência da evolução esta errada é fácil

      Eu sei.

      mesmo que não chegue a lugar algum, gostaria sinceramente que alguém me provasse a existência de qualquer “Deus”, apenas um, eu já ficaria satisfeito.

      Ninguém aqui tem que te provar nada, amigo, portanto a tua insatisfação vai continuar. Mas isto é capaz de ajudar:

      Like

  2. dvilllar says:

    Encontrei mais uma novidade evolucionista (isso não é mérito – qualquer criança faz) na revista Superinteressante.

    Numa edição de 2012 consta que chimpanzés são descendentes dos humanos.

    O evolucionista Jared Diamond, autor do livro “O Terceiro Chimpanzé” (???) diz, segundo a revista, que HUMANOS TAMBÉM SÃO CHIMPANZÉS.

    Finalmente alguém corrigiu a injustiça de Darwin, que colocava algumas raças próximas dos macacos – agora toda a humanidade faz parte do clube, sem discriminação.

    Like

    • jephsimple says:

      Nussss … Isso é surreal ….

      A obsessão dos evos por chimpas é tão grande que os chimpas são menos macacos entre todos os macacos… Vai que eles são até bípedes, falam, filosofam, pintam, sabem que são macacos 😀

      Like

      • dvilllar says:

        Depois desse livro eu não mais o que dizer, caro Jephsimple.

        O mais engraçado é que a revista Superinteressante é uma autoridade científica para os ateus em início de carreira. Essa revista, periodicamente, ataca as religiões, especialmente o Cristianismo.

        Vender livros e revistas para os novos ateus não é difícil, pois basta atacar Deus e enaltecer o evolucionismo.

        Como eu vivo num Estado laico, tenho de aturar o evolucionismo.

        Liked by 1 person

  3. Paulo Santos says:

    Não há nada que comprove de forma cabal a ligação do homem com o macaco, na maior parte são teorias baseadas mais na imaginação do que em fatos verificáveis e aqueles que são verificáveis podem perfeitamente se harmonizar com a Criação, mas para os Evolucionistas isso não importa, pois já decidiram que não fomos Criados!

    Acho que a decepção deles será muito grande quando a própria ciência provar que existe um Criador, que existe Deus, todo seu orgulho em se acharem uma maravilha única e sem ninguém acima de si caindo por terra!

    Like

  4. gabriel132456 says:

    A biologia oferece o mais completo , o mais observável e o mais verificável conjunto de experimentos para explicar a vida: sua origem e manutenção. Contudo, biologia e evolução não são sinônimos ! Tanto o criacionismo e o evolucionismo apresentam formulações diferentes de interpretar a biologia. Mas como todos nós sofremos lavagem cerebral nos ensinando biologia juntamente com evolucionismo como se eles se encaixa-se é o que a gente chama de Doutrinação ideológica! Mesmo sabendo que essa teoria não esta de acordo com as evidencias!

    Like

  5. Saga says:

    Nenhum dos nobres evolucionistas que frequentam assiduamente os comentários do blog irá defender mais este ensino tradicional de seu credo? A Ana Silva sempre comenta tão bem.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s