Artigo escrito com corrector automático aceite numa conferência “científica”

Por Elle Hunt

cernProfessor da Nova Zelândia pediu permissão para apresentar o seu trabalho num evento a decorrer nos Estados Unidos relativo à física nuclear, apesar desse mesmo trabalho nada mais conter que palavras sem sentido.

Artigo académico sem sentido algum, falando de física nuclear, e escrito com o auto-corrector do iOS, foi aceite numa conferência científica. Christoph Bartneck, professor-adjunto no laboratório do “Human Interface Technology” na “University of Canterbury”, na Nova Zelândia, recebeu um email convidando-o a submeter o seu artigo à “International Conference on Atomic and Nuclear Physics” nos Estados Unidos, em Novembro próximo.

Escrevendo para um blogue, Bartneck afirmou:

Visto que practicamente não tenho conhecimentos de física nuclear, recorri ao auto-corrector do iOS para me ajudar a escrever o artigo. Começava uma frase com a  palavra “atómico” ou “nuclear” e daí em diante carregava de modo aleatório nas sugestões. De facto, o texto não faz sentido algum.

Uma frase do abstracto do artigo diz:

“The atoms of a better universe will have the right for the same as you are the way we shall have to be a great place for a great time to enjoy the day you are a wonderful person to your great time to take the fun and take a great time and enjoy the great day you will be a wonderful time for your parents and kids,”

E conclui:

“Power is not a great place for a good time.”

Como ilustração para o artigo – cujo título, mais uma vez, foi feito com o auto-corrector, “Atomic Energy will have been made available to a single source” – Bartneck usou o primeiro gráfico do primeiro artigo da Wikipedia relativo à física nuclear.

Ele submeteu o artigo com uma identidade falsa: Professor-adjunto Iris Pear, dos Estados Unidos, cuja experiência em física nuclear e atómica estava delineada numa biografia que usou pronomes de género contraditórios.

O artigo sem sentido foi aceite ao cabo de apenas 3 horas e foi enviado um email a Bartneck pedindo que confirmasse a sua presença para uma “apresenção oral” na conferência internacional. Comentando no post do blogue, Bartneck afirmou:

Sei que o iOS é uma software muito bom, mas obter a posição de catedrático nunca esteve tão perto.

Ele não teve que pagar para submeter o artigo, mas a carta de aceitação dizia para ele se registar para a conferência pagando US$1099 (que podiam ser pagos em euros ou em libras) como palestrante académico. Falando para o “Guardian Australia”, Bartneck disse:

Não completei o processo na totalidade visto que a minha universidade certamente que levantaria objecções a este desperdício de dinheiro…. A minha impressão é que esta conferência não é particularmente boa.

A “International Conference on Atomic and Nuclear Physics” será levada a cabo entre os dias 17-18 em Novembro, em Atlanta, e é organizada pela ConferenceSeries: “uma amálgama de Open Access Publications e conferências e eventos científicos internacionais”, estabelecidos em 2007. Um organizador da conferência foi contactado pelo Guardian Australia para que fosse possível obter algum tipo de reacção.

Bartneck afirmou que dada a qualidade do processo de revisão de pares e a íngreme taxa de ingresso, ele estava “convencido que esta conferência foi feita com o objectivo de obter dinheiro, e que ela não tem qualquer tipo de compromisso com a ciência”.

Não respondi ao seu email, mas sinto-me tentado a lhes perguntar sobre os comentários dos revisores. Isso poderia ser bem engraçado.

(….)

* * * * * * *

É bem provável que esta conferência nada mais seja que uma tentativa de obter dinheiro fácil dos mais crédulos. O que interessa reter aqui é que, como é, infelizmente, normal na natureza humana, todas as áreas da vida social estão sujeitas ao factor humano moralmente condenável, inclusive o mundo da ciência.

Qualquer pessoa que atribua ao mundo da ciência algum nível de certeza ou de rigor moral acima da média humana, está, literamente, a revelar imenso sobre a sua credulidade. O mundo da ciência, tal como o mundo da polítca, tal como o mundo da música, tal como o mundo da literatura, tem os seus problemas morais e tem as suas deficiências.

~ http://bit.ly/2dHx7bt

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s