Allan Kardec e as doutrinas de demónios

“Aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo, depois disso, o juízo”
Hebreus 9:27

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre,
tal é a lei”
Blog dos Espíritas – 27.12.2009

“Mas o Espírito expressamente diz que,
nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé,
dando ouvidos a espíritos enganadores,
e a doutrinas de demónios
1 Timóteo 4:1

A eminente chegada do avançado Alan Kardec para o Benfica suscitou um interesse pelas origens do seu nome, visto que o mesmo não tem raízes na língua portuguesa.

O que se pode saber é que o nome provém de um homem que, segundo a Wikipédia, “notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita“.

A proliferação de “doutrinas dos demónios” é algo que Deus já nos tinha avisado na Sua Palavra (1 Tim 4:1), mas mesmo assim foi importante saber o que é que os espíritas realmente acreditam.

Obviamente que não seria de esperar muita divergência em relação aos fundamentos básicos dos outras seitas e cultos não-cristãos, mas mesmo assim um conhecimento acima do superficial à cerca de outras religiões é sempre útil na altura de expressar uma opinião.

De modo a que o texto não fique de sobremaneira longo, vamos comparar a doutrina do inferno mantida pelos espíritas à luz da Palavra de Deus.

A Bíblia é a Autoridade Suprema no que toca a assuntos do mundo espiritual, e como os espíritas afirmam que o “Espiritismo pauta-se principalmente no Novo Testamento, tirando daí ensinos que podem nos explicar o sentido da vida e direcionar os nossos comportamentos“, assume-se que eles aceitem o que o Novo Testamento como Autoritário.

De modo geral, e de acordo com aquilo que se pode ver e ler na literatura das seitas e cultos não-cristãos, a forma mais rápida de se identificar uma é ver o que ele dizem sobre o inferno. As seitas raramente (ou nunca) possuem uma doutrina Bíblica sobre a realidade do inferno.

De uma forma ou doutra, elas ou negam totalmente a sua existência (como o ateísmo), ou redefinem o que o inferno é. Isto não é de estranhar porque as religiões com origens puramente humanas (ou demoníacas) são baseadas nas “boas obras” como forma de salvação (auto sotéricas).

Elas não aceitam que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rom 3:23) e nem que “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos, como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam” (Isaías 64:6), mas sim que o homem, por ser essencialmente bom (segundo as suas doutrinas) pode melhorar através dos tempos.

É difícil não ver aqui uma leve aceitação da cosmovisão evolutiva (melhoria através do tempo).

Vamos ver então o que os espíritas acreditam em relação ao inferno:

“O inferno nada mais é que o reflexo de nós mesmos, quando, pelo relaxamento e pela crueldade, nos entregamos à prática de ações deprimentes, que nos constrangem a temporária segregação nos resultados deploráveis de nossos próprios erros.” (Fonte)

O inferno não é, obviamente, o “reflexo de nós mesmos”, mas um um lugar real de sofrimento eterno:

Então dirá, também, aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjosMateus 25:41

Este lugar não foi criado para o ser humano, mas todos aqueles que morrem no seu pecado irão ser lançados lá. A doutrina espírita leva os seus fiéis a acreditar que o inferno ou é construção humana, ou que não existe.

“O inferno, a rigor, é obra nossa, genuinamente nossa.(Fonte)

O inferno não é obra nossa, mas sim criação de Deus para os anjos caídos (Mateus 25:41).

“Não há céu nem inferno conforme pintam as religiões tradicionais.” (Fonte)

Não se entende o que quer dizer “religiões tradicionais” mas quase de certeza que o que está em vista são o céu e inferno descritos pela Palavra de Deus. O que esta citação espírita está efectivamente a dizer é que o Novo Testamento, que eles afirmam seguir, está errado na sua descrição de céu e o inferno.

“Nas mais expressivas lições de Jesus, não existem, propriamente, as condenações implícitas ao sofrimento eterno, como quiseram os inventores de um inferno mitológico.” (Fonte)

Infelizmente para os espíritas (especialmente para aqueles que já morreram) o Senhor Jesus Cristo de facto falou num inferno como sendo lugar de castigo eterno:

“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?”Mateus 23:33

“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apagaMarcos 9:43

Conclusão:

A total (ou parcial) negação da doutrina Bíblica do inferno é elucidativa à cerca dos “espíritos” com quem os espíritas afirmam comunicar.

Para além da total perversão do Novo Testamento em relação às Palavras DO Senhor Jesus Cristo, os espíritas deturpam outras doutrinas Bíblicas como a proibição de tentar comunicar com os “mortos”, a leitura descontextualizada da Bíblia Hebraica, a ignorância relativa à natureza dos demónios, e, como isso não fosse suficientemente mau, eles aparentam subscrever a doutrina da reencarnação (refutada por Hebreus 9:27 e pelo Sacrifício do Senhor Jesus Cristo).

Allan Kardec “enganou e foi enganado” (2 Tim 3:13) por aqueles espíritos em quem ele tinha depositado a sua fé. Já é tarde demais para ele, mas se ainda és uma das pessoas envolvidas nessa religião, ouve as Palavras do Criador:

Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.Rev 21:8

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.Rev 22:15


OBS: Tentem encontrar um site espírita que se dirija ao Senhor Jesus Cristo (e não a Deus Pai) como “Senhor“, e depois digam quantas ocorrências encontraram. Irão ver o quão raro isso é. Porque será?

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia and tagged , . Bookmark the permalink.

25 Responses to Allan Kardec e as doutrinas de demónios

  1. Ótimo artigo!

    Dá uma passada lá no meu blog.

    Graça e paz.
    Salve Maria Santíssima!

    Like

  2. Joana says:

    Excelente exposição da verdade. Obrigada!

    Like

  3. Mats says:

    Everth,
    Gostei do teu blog. Obrigado pelos comentários.

    Like

  4. ANDRESSA says:

    1º Espiritas não são feiticeiros. Não usamos espíritos para prática de feitiçaria.

    2º “É certo que se praticassem a lei da caridade, não haveria guerra nem grandes misérias. É a pratica dessa lei que conduz ao espiritismo. Será por isso que encontra inimigos tão obstinados? Quem seriam os verdadeiros demônios, quem pratica a caridade ou quem a combate?” Céu e Inferno – Allan Kardec

    3º “Hoje crêem e sua fé é inabalável, porque assentada na evidência e na demonstração, e porque satisfaz a razão. Tal a fe dos espíritas, e a prova de sua força é que se esforçam por se tornarem melhores, domarem suas inclinações más e porem em prática as máximas de Cristo, olhando todos os homens como irmãos” Allan Kardec – revista espírita .
    Acho que você deveria ler mais os livros de Kardec para ver que este só veio enraizar os ensinamentos do Cristo.

    4º Deixe o julgamento de quem vai ao inferno ou não para Deus, ou será que através do medo, utilizando-se de passagens Bíblicas você conseguirá mais fiéis para sua igreja e assim, mais verba para seu bolso?

    5º Quanto a passagem de Hebreus, sugiro que leia sites que expliquem a “visão espírita” realmente cada homem morrerá uma só vez, mas o espírito imortal pode encarnar em outro corpo. Ou será que eu poderia usar essa frase para contradizer Cristo que recussitou vários mortos com seus milagres?

    6º Se quiserdes passagens da Bíblia que falem da rencarnação leia João 3:7. Ou você vai me dizer que precisa interpretar essa passagem? E a de Hebreus não?

    7ºO Reino de Deus está dentro de nós,Lc 17,21, porque o inferno não estaria?

    8º Fácil é não ter nenhum mérito para alcançar o “céu”, apenas ser batizado e aceitar Jesus sem procurar seguir seus passos. Sem VIVER o evangelho. Quem sabe pagar por um terreninho no céu também ajude…

    9º Jesus mesmo disse que se naquela época as pessoas tivessem capacidade pra entender falaria muitas outras coisas, mas como comida de criança se dá para criança, Ele falava por parábolas. Cresçam…

    10º Jesus disse que conheceriamos as árvores por seus frutos. Procura obras de caridade e veja quantas delas estão ligadas ao espiritismo. Procura dólares em cuecas, malas, extorsão e verás onde encontra… Qual é a doutrina do demônio?

    Espero que aceite esse comentário, se não estiver com medo de que minhas argumentações façam os cegos verem…Afinal, quem tem ouvidos pra ouvir, ouça!

    Like

  5. rose says:

    adorei seu comentário,sou espirita e sei que Deus é amor, tem pessoas que acham que Deus é castigo, é vingatico é vaidoso etc.. pra mim Deus ´e perdão
    amor na mais profunda eexcencia, e a evolução faz parte de sua lei ,isso explica
    toda a naturesa do nascer viver morrer e evoluir. beijos rose

    Like

  6. Alex Barboza says:

    Legal o que escreveu Andressa. Porém, com toda a humildade e sem querer provocar nenhuma contenda, só queria lhe esclarecer algumas coisas… Tudo bem? 🙂

    Bom, nós nunca combatemos contra a caridade se foi o que você quis dizer em seu 2º tópico, pelo contrário. Já vi igrejas destruindo favelas e levantando casas de madeiras para moradores, minha igreja onde congrego por exemplo, em janeiro iremos para o Vale do Jequitinhonha levar alimentos, assistência aos necessitados e as boas novas da Palavra de Deus.

    Kardec foi um bom homem e ensinou coisas boas como a caridade e o amor pelo próximo, mas no seu 3º tópico você disse que ele quis enraizar os ensinamentos de Cristo, bom, se fosse assim, ele então teria que entender que se nasce apenas uma vez, e que quando Cristo fala sobre nascer de novo em João 3:7, Ele se refere em nascer da ÁGUA e do ESPÍRITO, ou seja, Ele se refere ao batismo nas águas e o recebimento do Espírito Santo na vida daqueles que se convertem a Cristo. Como você disse, não precisa interpretar esse texto, mas, basta apenas ler o texto inteiro para saber de que “nascer de novo” Jesus está se referindo e não apenas pegar um pequeno trecho e descontextualizá-lo.

    No 4º tópico, foi você nos ofendeu, dizendo que falamos de assuntos como céu e inferno apenas para pôr medo nas pessoas e julgá-las… Poxa, quando levamos esse conhecimento ao povo, dizendo quais as condutas que levam uma pessoa para o inferno ou não, é para que simplesmente eles fiquem cientes da verdade, estamos apenas mostrando a eles pra que ELES MESMOS se examinem, porque a Palavra nos ensina que o homem deve examinar-se a si mesmo. Concordo com você que atualmente existem muitos bandidos e miseráveis que abrem igrejas como se abrem farmácias. Mas Jesus mesmo nos deixou avisado quanto a eles dizendo que muitos viriam no Nome Dele, pregando falsas doutrinas e distorcendo a Palavra de Deus. Portanto não generalize as coisas, porque ainda hoje, existem pessoas dando a vida pelo evangelho e existem pastores como o meu pro exemplo, que já vendeu seu carro duas vezes, para arrecadar fundos para projetos e obras de Deus.

    Como você mesma concordou, cada homem morre uma só vez, mas depois disso, logo em seguida, virá o Juízo. É isso o que a bíblia diz e ensina. E no caso de Jesus, Ele RESSUSCITOU, trouxe a vida novamente quem estava morto, e não fez com que ENCARNASSE uma alma naquele corpo. Ressurreição é muito diferente de encarnação e você sabe disso porque sei que você é inteligente.

    No tópico sete, eu lhe afirmo que em mim está o Reino de Deus porque faço parte do corpo de Cristo e já não sou mais quem vivo, mas Cristo vive em mim. Portanto aqueles que servem a Deus e negam a si mesmos(negam os desejos carnais) então fazem parte do reino de Deus, até porque nós somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz… (I Pedro 2:9)

    Poxa que chato, mais uma vez no seu tópico oito você nos ofende por causa de uma minoria. Concordo com você, não basta aceitar a Jesus, mas tem que se viver o evangelho. Assim mesmo como Jesus disse: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. (Mateus 12:48 a 50)

    Em seu tópico nove, você diz isso mas, Jesus falava em parábolas em um certo tempo na bíblia porque se você para pra prestar atenção, antes disso o povo ofendeu o Espírito Santo, então por isso, Jesus começou a falar em parábolas como forma de castigo a aqueles que blasfemaram porque através delas eles não compreendiam e tbm para que os mansos e humildes recebessem a Palavra de Deus de forma simples e eficaz, porque com parábolas(exemplos) tudo se entende com mais facilidade. Por favor não nos insulte…

    E quanto ao seu tópico dez. Jesus fala que pela árvore se conhece o fruto sim. Mas Ele estava se referindo aos falsos profetas que se disfarçavam de ovelhas, sendo que na verdade são lobos roubadores. Não são apenas bons hábitos e boas gentilezas que levará alguém para o céu com Deus, mas é necessário também que aceitem a Cristo como seu Salvador e busquem servir a Deus dia e noite, sendo fieis a Ele, adorando somente a Ele, amando a sua Palavra de todo o coração e adorando e dando graças somente a Ele, o autor e consumador da Fé. Até porque Deus não divide a sua Glória com ninguém e…

    “Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:36

    Fique com Deus e espero que a Palavra de Deus que foi claramente usada aqui, possa ter esclarecido um pouco de suas dúvidas. Porque lâmpada para os nossos pés é a Palavra de Deus, sem ser descontextualizada ou usada para benefício próprio.

    Boa semana.
    Abraços.

    Like

  7. Andressa says:

    Olá Alex
    Que bom que alguém tomou uma posição. Então vamos esclarecer… Em nenhum momento eu quis ofender ninguém, se foi essa a impressão, PERDOE-ME, nenhum espírita verdadeiro debateria com intenção de ofender, até porque acreditamos que todas religiões são boas e conduzem à Deus, de acordo com o grau de evolução de cada indivíduo e você NUNCA ouvirá um verdadeiro espírita falar mal de uma religião, afinal, não é só a nossa que leva ao “céu”.
    Entretanto, confesso que estava meio chateada com o que li porque também me senti ofendida lendo esse texto que nos compara à feiticeiros, chama a doutrina espírita de doutrina do demônio e ainda tem o descaramento de dizer que os espíritas não citam Jesus, se ele é nosso ÚNICO e maior exemplo, aquele a quem queremos seguir os passos… Realmente o autor do texto desconhece a doutrina. Também me sinto muito ofendida quando leio uma Bíblia protestante que alterou a palavra de Deus colocando palavras como “médiuns” e “espiritismo”, sendo que as mesmas palavras foram criadas por Kardec lá em 1800 e bolinha…
    No 2º tópico eu estava citando uma obra de Kardec, e em nenhum momento falei que todos vocês são contra a caridade. Tenho amigos evangélicos maravilhosos e caridosos, mas frequento a igreja evangélica também, pois meu namorado é evangélico e vejo quanta sacanagem tem por aí… As vezes fico um pouco revoltada pois vou a igreja com ele pra louvar a Deus e agradecê-lo e o que mais ouço é sobre dinheiro e diabo… Graças que Deus me deu discernimento de saber quando um Pastor é sério e quando quer arrancar o dinheiro do povo de Deus. Concluindo, acho que tínhamos que deixar de lado as divergências e nos unirmos em favor da caridade e amor ao próximo, isso é importante.
    1.No quarto tópico disse que algumas pessoas incitam o medo para adquirir fiéis, e você sabe que isso acontece, até porque esse texto é um exemplo disso. Quando dizem que apenas tal igreja salva, ou que tal doutrina é do demônio, julgando algo que deve ser de julgamento Divino. O que salva é a atitude pessoal de cada um.
    Bom, não vou entrar em debate aqui, sobre os trechos que necessitam de interpretação ou não, porque não levará a lugar nenhum. A doutrina espírita também tem sua interpretação pra “nascer da água e do espírito” é só pesquisar no google. No oitavo e décimo tópico confesso que peguei meio pesado, mas fique frio, as palavras são apenas pra quem “cabe o chapéu” e como você mesmo disse, é para os falsos profetas. Nunca generalizaria evangélicos, até porque como eu lhe disse, tenho amigos e namorado evangélico e amo-os de paixão.
    Esses dias estava debatendo com uma amiga minha sobre como seremos justificados (independente de quando vai ser o juízo) e aí vai o resultado da minha pesquisa:

    Tiago 2 – 17:26
    Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
    Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
    Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
    Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
    Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
    Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
    E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
    Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
    E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
    Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

    Marcos 16:16
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

    Atos dos Apóstolos 2:21
    E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

    Atos dos Apóstolos 15:11
    Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

    Atos dos Apóstolos 16:31
    E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa

    Romanos 10:9
    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

    Romanos 10:13
    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo

    Efésios 2:5
    Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

    João 10:9
    Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

    1 Coríntios 10:33
    Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

    Confesso que na espírita não tenho disponível todos esses recursos já que não realizamos batismo, e acho a evangélica fraca em relação à projetos sociais e tal… Por isso eu digo, acho que vou fundar uma igreja 😉
    Ps: dê parabéns ao seu Pastor, ele ganhou mais uma fã, apesar de eu não conhecê-lo orarei por ele!!
    Abraços fraternos, fique na Paz de Deus, amigo!

    Like

  8. Mats says:

    Andressa,

    até porque acreditamos que todas religiões são boas e conduzem à Deus, de acordo com o grau de evolução de cada indivíduo e você NUNCA ouvirá um verdadeiro espírita falar mal de uma religião, afinal, não é só a nossa que leva ao “céu”.

    Mas isso é auto refutante. Se todas as religiões são boas, então aqueles religiões que falam mal do espiritismo também são boas. Concordas com isso?

    Entretanto, confesso que estava meio chateada com o que li porque também me senti ofendida lendo esse texto que nos compara à feiticeiros, chama a doutrina espírita de doutrina do demônio e ainda tem o descaramento de dizer que os espíritas não citam Jesus, se ele é nosso ÚNICO e maior exemplo, aquele a quem queremos seguir os passos…

    Mostra-me uma referência espírita onde o Senhor Jesus Cristo é aludido como o Criador, Deus, Salvador ou outro Título Divino. Eu gostaria de ver.

    Realmente o autor do texto desconhece a doutrina.

    Por acaso nao desconheço uma vez que a doutrina espírita não é algo de novo. O Santo Profeta Moisés e o Profeta Elias tiveram que lutar contra os “espíritas” da sua altura. A comunicação com os demónios é algo que o ser humano já faz há muito tempo. O que se passa é que à medida que o tempo vai passando, essa actividade vai ganhando novos nomes. Mas o espírito é o mesmo.
    Parece-me que para is espíritas Deus não é Suficiente.

    As vezes fico um pouco revoltada pois vou a igreja com ele pra louvar a Deus e agradecê-lo e o que mais ouço é sobre dinheiro e diabo…

    Mas de acordo com o que disseste em cima (“todas as religiões são boas”), não há problemas com isso.

    1.No quarto tópico disse que algumas pessoas incitam o medo para adquirir fiéis, e você sabe que isso acontece, até porque esse texto é um exemplo disso.

    Tal como o Senhor Jesus “incitou o medo” ao dizer que aqueles que morrem no seu pecado vão para o inferno? Se é verdade. quer cause medo ou não, deve ser dito.

    Quando dizem que apenas tal igreja salva, ou que tal doutrina é do demônio, julgando algo que deve ser de julgamento Divino.

    Igrejas não salvam. O Senhor Jesus Cristo SOZINHO salva.

    O que salva é a atitude pessoal de cada um.

    Não. O que salva é confessar os pecados ao Senhor Jesus Cristo, e aceitá-lO como Salvador. “Atitudes pessoais” não salvam ninguém.

    Confesso que na espírita não tenho disponível todos esses recursos já que não realizamos batismo

    Mas o Senhor Jesus Cristo, o Criador, disse para se realizar baptismos.

    e acho a evangélica fraca em relação à projetos sociais e tal

    Todas as religiões tem “projectos sociais”. Isso não prova nada.

    Like

  9. Andressa says:

    Olá Mats
    Aí vai as respostas…

    Mas isso é auto refutante. Se todas as religiões são boas, então aqueles religiões que falam mal do espiritismo também são boas. Concordas com isso?
    TODAS são boas, inclusive as que falam mal do espiritismo, depende do grau de evolução de cada pessoa, algumas satisfazem-se com religiões que aceitam e vivem em paz com todas outras, outras pessoas não… quem sou eu pra julgar amigo?

    Mostra-me uma referência espírita onde o Senhor Jesus Cristo é aludido como o Criador, Deus, Salvador ou outro Título Divino. Eu gostaria de ver.

    Jesus Cristo é nosso modelo e mestre. Leia “na seara do mestre” ou “senhor e mestre”, mas tem muito e muitos outros é só procurar…

    Por acaso nao desconheço uma vez que a doutrina espírita não é algo de novo. O Santo Profeta Moisés e o Profeta Elias tiveram que lutar contra os “espíritas” da sua altura. A comunicação com os demónios é algo que o ser humano já faz há muito tempo. O que se passa é que à medida que o tempo vai passando, essa actividade vai ganhando novos nomes. Mas o espírito é o mesmo. Parece-me que para is espíritas Deus não é Suficiente.

    Se me permite, vou responder com a palavra…
    1 João
    4:1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
    Ou seja, nem todos espíritos são ruins… Está na palavra!

    Mas de acordo com o que disseste em cima (“todas as religiões são boas”), não há problemas com isso.

    Não há mesmo, só não viro evangélica por causa disso, o problema é pra igreja não pra mim, pra eles é menos um fiel…E nem tenho problemas em frequentar a igreja com ele, tenho minha fé bem fundamentada e independe do que vou ouvir em qualquer outra igreja, só não entendo como as pessoas podem achar bom ir a igreja e ouvir sobre diabo e dinheiro…

    Tal como o Senhor Jesus “incitou o medo” ao dizer que aqueles que morrem no seu pecado vão para o inferno? Se é verdade. quer cause medo ou não, deve ser dito.

    Nossa… está se comparando a Jesus?
    Pesquise mais sobre a doutrina espírita e você entenderá porque Jesus falava daquela maneira, para homens de 2010 anos atrás…As pessoas precisam realizar a reforma íntima por quererem evoluir e não por medo, mas tem gente que só funcina assim, é como eu digo, à cada um de acordo com o grau de evolução…

    Igrejas não salvam. O Senhor Jesus Cristo SOZINHO salva.

    Concordo com você! Os espíritos vieram explicar o que coloca em dúvida o raciocínio humano, o que não quer dizer que Jesus sozinho não salve…

    Não. O que salva é confessar os pecados ao Senhor Jesus Cristo, e aceitá-lO como Salvador. “Atitudes pessoais” não salvam ninguém.

    Você leu a Bíblia algum dia? Leu o que eu escrevi ali em cima? Então leia novamente Tiago 2 – 17:26 e verás que não é só a fé que salva. A fé sem obras é MORTA!!!!!!

    Mas o Senhor Jesus Cristo, o Criador, disse para se realizar baptismos.

    Pois não é isso que eu estava falando? Acho que você não está me entendendo!

    Todas as religiões tem “projectos sociais”. Isso não prova nada.

    E é pra provar o que? Aff…Eu só estava comentando que cada uma tem sua parte boa, a espirita tem projetos sociais mais desenvolvidos, a evangélica também tem seu mérito, enfim, é como eu digo, todas tem sua parte boa…
    Fica na paz amigo e peça a Deus que aumente sua tolerância com as pessoas que pensam diferente de você!

    Like

  10. Allan Kardec says:

    seu leigo, vai ler mais e falar menos, idiota, arrogante
    seu crente, evangelico de m… [EDITADO PELO DONO DO BLOG]
    Salve Deus!

    Like

  11. Mats says:

    “Allan Kardec”,

    seu leigo, vai ler mais e falar menos, idiota, arrogante
    seu crente, evangelico de m…

    Como é que podes usar a palavra “m…..” e logo a seguir dizer “Salve DEUS”?

    Segundo, porque é que dizes que eu devo “ler mais e falar menos”? No quê é que baseias esta frase?

    Tens que ser mais específico.

    Like

  12. Andressa says:

    Pra vocês verem que pessoas boas e ruins tem em todas religiões… É por isso que eu dfigo que não é a religião que salva!

    Like

  13. Alex Barboza says:

    E aííí Andressa.

    Tudo bem com você? Lembra de mim? do tópico lá em cima.
    Fiquei um pouco afastado por causa da faculdade, trabalho e etc..

    Bom, eu li o comentário que você deixou após o meu e tbm os demais(é mesmo, tem gente boa e ruim em todas as religiões).

    Ficam algumas perguntas minhas e argumentos que quero deixar, depois vc me responde ok? 🙂

    “TODAS são boas, inclusive as que falam mal do espiritismo, depende do grau de evolução de cada pessoa, algumas satisfazem-se com religiões que aceitam e vivem em paz com todas outras, outras pessoas não… quem sou eu pra julgar amigo?”
    Bom, nem todas as religiões são boas pq existem aquelas que adoram entidades malignas e são usadas para prejudicar alguém, planejar o mal de uma pessoa como o satanismo, macumbaria, etc… Podemos dizer sim que são religiões, já que religião de acordo com o dicionário é uma tendência para crer em um ente supremo e prestar culto a ele.

    Religiões boas no caso seriam aquelas que ensinam integridade, ajudar o próximo, fazer o bem sem olhar a quem, etc… Show de bola, mas que todas as religiões falam a verdade quanto a origem e o motivo da existência humana, a morte e outros assuntos, já isso eu não concordaria.

    “1 João 4:1
    Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
    Ou seja, nem todos espíritos são ruins… Está na palavra!”

    Bom Andressa, aqui você deve ter se confundido um pouco, porque esse versículo é o começo de um assunto interessante que vou te mostrar. O irmão não está falando de espíritos soltos e livres por aí, mas ele está falando do espírito que esta naquele que anuncia alguma determinada mensagem. Aaaaí, para discernirmos se é o Espírito Santo que está falando através dele ou não, leiamos os próximos versículos:

    1 João 4;
    1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
    2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus(Espírito Santo): Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
    3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo(aquele que vem para ensinar falsas doutrinas), do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
    4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós(Espírito Santo) do que o que está no mundo.
    5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
    6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

    Portanto, o primeiro versículo é a introdução de um assunto um pouco diferente. E pra vc ver que o Espírito Santo é o espírito da verdade, dito no versículo 6, está escrito em João 14:16-17 dito pelo próprio Jesus: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”

    Como eu tinha lhe falado anteriormente, a gente nunca deve pegar um versículo, uma frase ou uma expressão de algum determinado texto e usar somente aquela para usar em outro assunto, descontextualizando o mesmo. Sempre é bom ler o parágrafo ou o capítulo inteiro para se saber do que realmente se trata. 🙂

    Eu tenho uma dúvida Andressa. Eu não sei ao certo como ou qual é a sua religião. Se é espírita, se é kardecista, se estes são a mesma coisa. Confesso que não sou muito por dentro dessa área. Pergunto isso porque vc fala que a sua religião ensina os caminhos de Cristo Jesus, que tem os fundamentos ensinados por ele e etc… Digo isso porque a palavra de Deus ensina em 1 Coríntios 6:19 o seguinte: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Escrevo isso porque ouço dizer que tem reuniões que as pessoas recebem espíritos nos seus corpos, espíritos de criança, espírito de pessoas que já morreram que até então dizem ser aquelas pessoas, espíritos com identidades firmadas e etc… Não sei se é essa a sua religião, mas acho que isso deve entristecer o Espírito Santo porque nós somos dele, nossos corpos pertencem única e exclusivamente a Ele, e mais, aquele que é convertido em Cristo Jesus, tem o Espírito Santo em tempo INTEGRAL dentro dele. Tenho certeza de que o Espírito Santo não “dividiria” o espaço do seu precioso templo com nenhum outro…

    Tudo o que eu sei sobre um espiritista, que eu não sei se é o mesmo que kardecista como você, é que um espiritista é um místico que se torna num canal, ou num agente receptor, para receber comunicaçôes que veêm do mundo dos espíritos. Mas o que diz Deus sobre o espiritismo? A Bíblia diz em Levítico 19:31: “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

    Portanto queria saber como é de fato a sua religião, e se ela fizer alguma dessas coisas que citei, bom, também coloquei os versículos bem claros e objetivos para o mostrar o que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo pensam sobre essas coisas…

    Ah, e quanto a igreja falar sobre dinheiro e diabo, bom, algumas são boçais e só falam bobagens, mas outras falam sim, mas sempre têem um propósito, até pq dinheiro é um benefício e algo proveitoso se usado com sabedoria, e não um mal como alguns falam, tanto que na bíblia fala em 1Timóteo 6:10 “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
    O AMOR ao dinheiro trás problema e não ele em si, então pra mim assuntos que envolvem finanças são necessários em nosso meio, pq através das finanças realizamos projetos sociais, mantemos a casa de Deus, trazemos ofertas para ajudar a outras igrejas, compramos novos equipamentos e com respeito a uma vida financeira bem sucedida, não é um mal, mas Deus dá a quem tem um suporte para obtê-la, tanto que a riqueza não é distribuída a todos, porque Deus sabe das limitações de cada um.

    Mas também volto a dizer que concordo com você que tem alguuuumas igrejas que falam bobagens ou falam demais nesse ponto.

    Bom, fica aí meus argumentos.
    Fica com Deus minha querida. Espero pela sua resposta. 🙂

    Manda um abraço pro seu namorado lá, afinal de contas é meu irmão, rs..
    E continue indo com ele na igreja, é bom pra incentivar ele, você faz bem.

    Abração.

    Like

  14. Andressa says:

    Olá Alex… Como assim meu namorado é seu irmão? Quer dizer que eu não sou considerada sua irmã só pq não sigo a mesma religião sua? Ai ai ai… =D

    Alex, vamos por partes:
    Espírita tem muitos, mas espíritas que “recebem entidade” são os umbandistas. Os kardecistas não fazem mesa branca (que é a atividade de comunicação com espíritos) aberta ao público, participam apenas os que realmente são os médiuns (pessoas sensitivas que possuem o dom dado por Deus de se comunicar com espíritos e não recebê-los como muita gente pensa), e muitas vezes o fazem para ajudar o espírito desencarnado que por estar apegado a matéria ou à alguém, ou por qualquer outro motivo não consegue subir a um plano mais elevado e viver a vida espiritual.
    E realmente me equivoquei dizendo que TODAS as religiões são boas, realmente não são, assim como nem todas pessoas são… pelas frutos conhecereis as árvores!

    Realmente Alex, nem todas religiões concordam com a verdade sobre vida, morte, e sobre quem foi Jesus, enfim… Mas também acho que é muita prepotência achar que a religião que vc segue é a correta, eu sou sincera em dizer que estou espírita kardecista porque hoje é a que mais faz sentido pra mim, não que um dia eu não possa mudar de opinião, afinal não é a religião que vai me salvar mesmo. Mas entre tantas religiões (Budismo, Judaísmo, Taoísmo, Espiritismo, catolicismo só pra citar as principais) que existem no mundo não seria louca de dizer que a minha salva e a minha tem a verdade absoluta, só DEUS tem a verdade absoluta,

    Entendo o que você quis dizer quanto ao trecho de 1 João 4:1. Mas aí vemos que os epíritos nada mais são do que pessoas. O Nosso problema nada mais é que um problema de interpretação, eu interpreto de um jeito, você de outro. Vocês não acreditam em mediunidade, então toda interpretação que faço será diferente da sua, e portanto nem vou entrar nessa questão de interpretação da Bíblia.

    Realmente na antiguidade era comum usar os espíritos para perguntinhas triviais e para fazer feitiçaria (o ato de usar espíritos para influenciar pessoas e assim conseguir o que você deseja). Isso até o Kardecismo condena. E por isso Moisés fez essa lei, com razão, mas como vc mesmo pode ver em levítico tem muitas e muitas outras “leis” que não são utilizadas hoje em dia! como por exemplo:
    “Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda, seja corpo morto de fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto de réptil imundo, ainda que não soubesse, contudo será ele imundo e culpado.” Lev 5:2 ou “Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo” Lev 11:4 ou mesmo “E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.” Lev 12:3

    E por que falar com os mortos não pode? Daí eu sei que você vai dizer que Jesus veio e aboliu muitas dessas leis, e quando Jesus subiu no monte e falou com Elias e Moisés não teria ele abolido essa lei também?
    Mas convenhamos que Moisés não seria doido de proibir algo que não existisse né? A verdade é que pra algumas igrejas é essencial dizer que essa lei não foi abolida, porque senão o espiritismo cresceria muito e isso significa menos fiéis.

    Acho que você poderia ler os livros de Allan Kardec para ter um pouco mais de base para discussão saudável como a nossa assim como eu leio a Bíblia! Quem sabe até visitar um centro espírita Kardecista, mas vá num kardecista se vc for parar num terreiro de macumba não me responsabilizo… hehehe!

    Não curto muito ir na Igreja evangélica por que esse papo de “é só crer pra ser salvo” não cola na minha cabeça… Basta ler Tiago 2:20 pra saber que pra ser salvo precisa muitooo mais, entre outros trechos. Também não curto pq ficam falando mal da minha religião e de outras religiões também, mas não me prolongarei em críticas, eu vou porque além de incentivá-lo (e isso não deixa de ser uma forma de caridade), também extraio coisas boas e amplio meu conhecimento.
    Abraço querido IRMÃO!
    FICA NA PAZ!!!

    Like

  15. Rogério says:

    Muitos evangélicos criam sites e literaturas refutando outras formas de crenças, acusando de heresia, nos condenando ao inferno, dizendo que é doutrina de demônios e do diabo.
    Pessoas que se dizem de Jesus, se esquecem da máxima do mestre: não julgueis para não serem julgados.
    Falam tanto de diabo, satanás e demônios como se fossem deuses, onde essas entidades espirituais são dotadas dos piores sentimentos como a inveja, o orgulho, a ambição, a vingança, a maledicência, a vaidade. Será que os seres humanos não podem serem dotados desses maus sentimentos?
    A palavra satanás significa opositor; já diabo é caluniador; demônio vem do grego daimon que significa gênio.
    Em todos os tempos houve a mediunidade e está presente na Bíblia e em muitos livros sagrados, incluindo até o Livro dos Mórmons.
    Desde os homens da pré-história até o homem moderno, e está presente nos animais, onde alguns cavalos e cães manifestam a presença de entidades espirituais.
    Qual o verdadeiro objetivo do criador do site? Será que ele acha é pelas crenças pessoais que vai levar a salvação da alma? Ó quão convencidos são de sua fé, capazes de julgar o que é diferente.
    Que Deus os ilumine e a nós críticos também.

    Like

    • Mats says:

      Muitos evangélicos criam sites e literaturas refutando outras formas de crenças, acusando de heresia, nos condenando ao inferno, dizendo que é doutrina de demônios e do diabo.

      A Bíblia – e não os evangélicos – a é que condena o espiritismo.

      Pessoas que se dizem de Jesus, se esquecem da máxima do mestre: não julgueis para não serem julgados.

      Para começar, Mestre é Capitalizado. Não te esqueças que estás a falar do Deus de toda a carne (JOão 1:1-3).

      Segundo o Divino e Eterno Mestre também nos avisou para termos cuidado com o maligno e as doutrinas dos demónios. O espiritismo é uma delas.

      Falam tanto de diabo, satanás e demônios como se fossem deuses, onde essas entidades espirituais são dotadas dos piores sentimentos como a inveja, o orgulho, a ambição, a vingança, a maledicência, a vaidade. Será que os seres humanos não podem serem dotados desses maus sentimentos?

      Tu queres ter os mesmo sentimentos dos anjos caídos?

      A palavra satanás significa opositor; já diabo é caluniador; demônio vem do grego daimon que significa gênio.

      O Senhor Jesus qualificou Ho Satana como o principe deste mundo. Estava o Filho de Deus correcto ou errado?

      Em todos os tempos houve a mediunidade e está presente na Bíblia e em muitos livros sagrados, incluindo até o Livro dos Mórmons.

      O bestialismo, o homossexualismo, o roubo e o assassínio também estão condenadas na Bíblia. Qual é o teu ponto?

      Desde os homens da pré-história até o homem moderno, e está presente nos animais, onde alguns cavalos e cães manifestam a presença de entidades espirituais.

      Para começar, não houve “pré-história”. A História começou com Adão e Eva. Tu, pelos vistos, não sabias disso.
      Segundo, o facto disso estar presente em toda a história da humanidade não a torna moralmente aceitável.

      Qual o verdadeiro objetivo do criador do site? Será que ele acha é pelas crenças pessoais que vai levar a salvação da alma?

      As tuas crenças pessoas vão-te salvar ou condenar.

      Ó quão convencidos são de sua fé, capazes de julgar o que é diferente.
      Que Deus os ilumine e a nós críticos também.

      O Meu Deus, o Senhor Jesus Cristo, de certo que nos ilumina mediante a Sua Palavra a Bíblia. É através dela que vêmos que comunicar com os demónios está errado.

      Like

  16. Você acredita que o inferno é um lugar onde as pessoas ficarão sofrendo para sempre? Não é isso que a Bíblia ensina.

    Like

    • Miguel says:

      Lê DAniel 12:2 e Mateus 25:41

      Like

    • Sodré says:

      dadosshappersp,
      E você não sabe que o inferno é uma noção anterior à Bíblia? Ou julga que foram os judeus quem lançou a ideia das profundezas onde os mortos vagueavam para todo o sempre?

      Like

      • Sodré says:

        Quer saber algo sobre o inferno? Leia algo sobre a deusa suméria Ereshkigal “Senhora da Grande Habitação Inferior”….

        Like

  17. Jefferson Lemes Rosa says:

    Deus não criou nenhuma religião, não criou nenhum cargo sacerdotal, não deu poderes àqueles que se intitulam líderes religiosos, mas mesmo assim surgem a cada dia novas igrejas, novos líderes, novos cargos religiosos. Do que adianta um monte de teoria se na prática não fazemos o bem? Do que adianta bater no peito e defender um ponto de vista como se esse fosse a verdade universal? Do que adianta falar de Deus e não viver e sentir Deus? O erro surge quando achamos que temos a nossa verdade acima de todas as outras verdades. Não discutimos religião, trabalhamos em prol dos nossos semelhantes. Não perdemos tempo querendo provar a ninguém que suas convicções religiosas estão erradas, ao contrário, aceitamos que cada ser se encontra em um degrau de entendimento espiritual. A maturidade espiritual surge quando aprendemos a aceitar a todos com suas diferenças e defeitos. Julgar é papel de Deus, não dos homens pretenciosos que se julgam acima dos demais. A opinião de cada um é um direito e como tal registro aqui meu respeito, porém não há competência de julgamento de condutas e pensamentos de pessoas que vivem em acreditar em Deus e aceitar com paciência e resignação a vida como o Pai nos deu. Somente poderemos evoluir com humildade, paciência e esforço.

    Like

  18. sandra says:

    Gostei dos dizeres da Andressa, muita luz pra ti

    Like

  19. Com certeza não conheces a doutrina espírita. Assim como eu pensava, tu dizes.
    A doutrina espírita é a doutrina de Cristo. Sim, Jesus Cristo, o Senhor ontem, hoje e eternamente.
    Só quero deixar uma reflexão breve sobre nosso amado Salvador. Ele mostrou aos homens que estavam preso as tradições e às “Sagradas Escrituras (velho testamento)” estavam sujeitos ao erro. Jesus mostrou ao mundo que Deus Jeová todo poderoso era muito mais que o Senhor das Guerras e das exterioridades. Cristo trouxe aos homens a luz para o caminho que leva a Deus. Só lembro que até então, não existia novo testamento e que Jesus criava um novo. E o mesmo Jesus foi acusado de ter parte com o inimigo de nossas almas.
    Portanto, sejamos sempre cautelosos e dirigentes.
    A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja em vossos corações.

    Like

    • Mats says:

      Com certeza não conheces a doutrina espírita. Assim como eu pensava, tu dizes. A doutrina espírita é a doutrina de Cristo.

      A doutrina espírita é a comunicação com demónios, algo que Deus condena: “Não haverá no meio de ti encantador de encantamentos , nem quem consulte um espírito adivinhante , nem mágico , nem QUEM CONSULTE OS MORTOS pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor , teu Deus, as lança fora diante de ti” – (Deuteronómio 18:11)

      Like

  20. sofia says:

    caros irmãos
    Aqueles que crêem verdadeiramente em Jesus o filho de Deus , crêem no sacrifício da cruz,no sangue derramado e na remissão dos pecados, de outra forma não falamos do mesmo Jesus.
    Nós que cremos no Deus de Abraão. Isac e Jacó , com todo o respeito,cremos no evangelho de Cristo, segundo Lucas e Mateus, não segundo Kardec e os espíritos. Não cremos em vários caminhos , mas em um único que é a verdade e a vida , sem o qual nada podemos. Não falamos em evolução, atribuindo a nós mesmos a salvação, falamos em salvação através do unigênito que nos permitiu estarmos de novo ligados a Deus , pois pecamos e destituídos fomos da glória do pai. Sendo assim, a nossa fé, que vivifica as nossas obras diante de Deus é a fé que temos em Jesus Cristo como nosso senhor e “salvador”, qualquer outra fé não nos justifica nem as nossas obras por mais louváveis que sejam.
    Somos batizados para renascermos da água e do espírito, e morrer uma só vez até que venha o juizo, como Cristo nós ensinou. Qualquer outro pensamento nega aquele a quem seguimos e por quem vivemos.
    Cristo disse para que lêssemos as escrituras ( velho testamento) que elas testificavam dele, portanto não faz sentido utilizar-se de trechos bíblicos sem conhecer todo o contexto para justificar praticas doutrinárias, Cristo não veio modificar a lei, veio fazer cumpri-la.
    Penso irmãos que os debates cessam a partir da definição do significado de Jesus para cada um de nós e é certo que não podemos modificar o seu significado, para nós ele não é um espírito elevado que devemos seguir ele é o verbo, o próprio Deus, que se fez carne e habitou entre nós.
    A Paz de Deus a todos!

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.