Ciência Produtiva Imita a Natureza

“Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, pelo Meu Grande Poder e com o Meu Braço Estendido.”
Jeremias 27:5

Alguns das mais frutíferos e interessantes projectos científicos envolvem copiar os princípios de design que Deus colocou na natureza de forma a gerar produtos eficientes e menos dispendiosos. Esta actividade biomimética não só satisfaz os consumidores – que podem ansiar por produtos mais ecológicos, mais baratos e melhores – como também satisfaz os cientistas ao aprofundar o seu entendimento da operacionalidade das maravilhas da criação.
  1. Adesivos e lagartixas: A PhysOrg publicou um artigo referente aos esforços correntes em se tentar imitar o soberbo adesivo dos dedos das lagartixas. “A estrutura única e a sua funcionalidade tornam os pés da lagartixa um dos mais eficientes sistemas de adesão encontrados na natureza” afirmou um cientista da Northeastern University.
  2. Computadores genéticos: Cientistas da Universidade de Reading tiveram “inspiração genética” para a criação de sistemas de processamento e armazenamento de informação, reportou a PhysOrg. Ao imitarem a genética, os pesquisadores julgam que podem “revolucionar” as tecnologias da informação.
  3. Robôs da traqueia: A tua traqueia está alinhada com cílios que mantém o revestimento interno limpo. Um novo micro-robô arquitectado em Stanford e na Universidade de Washington possui cílios artificiais. Mas esta é apenas uma parte biomimética do design integral, segundo a Science Daily. Ao imitar a centopeia, o micro-robô pode suportar até 7 vezes o seu peso e mover-se em qualquer direcção. A equipa científica fez um esforço louvável ao tentar reduzir as dimensões do robô de modo a que este pudesse competir com o original.
Um ângulo da biomimética relacionado com o que está em cima é a recolha de material biológico para novas funções. A Science Daily anunciou que “Tecnologia Inspirada na Biologia Produz Açúcar a partir de Bactéria Fotossintética“. A Universidade de Harvard tem um “Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering.” O instituto foi bem sucedida em produzir açucares simples e ácido láctico ao modificar bactérias de modo a que elas produzissem o que eles pretendiam.

Implicações para o ateísmo:

Estas notícias são dignas de serem lidas com mais detalhe e atenção. Como um divertimento extra, vejam se conseguem encontrar por lá alguma referência ao evolucionismo, ou alguma indicação de que o mito ateu conhecido como “teoria da evolução” foi de alguma forma uma plataforma útil em algum destes projectos.

Depois de se aperceberam da irrelevância científica do mito ateu, olhem para as mesmas notícias e vejam como os conceitos de Design Inteligente desempenharam um papel determinante na condução das equipas científicas rumo a um melhor entendimento dos sistemas biológicos.

Eu não me canso de fazer a mesma pergunta, e na minha modesta opinião, acho que é bem revelador da condição moral do ateu: Se as nossas cópias rudimentares (embora bem engenhosas) exigem esforço, planeamento, controle de efeitos, inteligência e criatividade, porque é que os nossos amigos ateus acham que os originais que existem na natureza, bem mais complexos e especificados que as cópias, não precisaram de inteligência e design? Os ateus tem que nos dar alguma fundamento científico para esta posição.

É tristemente impressionante que haja pessoas inteligentes que sacrifiquem os seus belos intelectos em favor de uma teoria da ridícula como a teoria da evolução.

Mas o futuro eterno é da sua responsabilidade. Os cristãos podem mostrar ao ateu como a origem dos sistemas biológicos é melhor explicada como o resultado do Poder Criativo de Deus, mas se o ateu se recusar a ver, então não há nada que se possa fazer.

O ateu seguirá para o inferno quando a realidade da existência de Deus estava bem patente aos seus olhos. É triste, mas é isso que o ateísmo faz as pessoas.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged . Bookmark the permalink.

6 Responses to Ciência Produtiva Imita a Natureza

  1. ND says:

    Como um divertimento extra,
    eh eh eh
    vejam se conseguem encontrar por lá alguma referência ao evolucionismo,
    népias, nada, rien, afinal, a teoria trata do que levou ao produto final e não propriamente do produto final

    olhem para as mesmas notícias e vejam como os conceitos de Design Inteligente desempenharam um papel determinante
    claro como a água 😀

    bem mais complexos e especificados que as cópias, não precisaram de inteligência e design?
    porque estamos à procura de respostas que não partem de um pressuposto que é uma mentira. E como vocês não conseguem encontrar uma qualquer evidência credível para a fantochada em que acreditam, a malta tem que continuar a mandar uns palpites sobre como o mundo é como é.

    O ateu seguirá para o inferno
    fantochada

    Like

  2. wallacevidal says:

    Adorei esse blog. Adicionei até no meu leitor de RSS. Acho que lendo ele poderei agora entender como pensam mais da metade da população mundial [rsrsrs].

    Achei interessante comentar aqui neste post só para mostrar algumas coisas interessantes:

    ND, pessoa que comentou antes de mim, já lhe respondeu algumas coisinhas, mas vou mostrar um outro erro que o ND esqueceu de mostrar.

    Você diz: “olhem para as mesmas notícias e vejam como os conceitos de Design Inteligente desempenharam um papel determinante na condução das equipas científicas rumo a um melhor entendimento dos sistemas biológicos.”

    Isso, como o ND disse, é uma fantachoda sua. Eles não usaram o conceito da evolução porque não interessava saber sobre isso. O que interessava saber era a relação das coisas da natureza com as coisas “criadas” pelo homem. Talvez seja por isso que eles também não mencionaram o Design Inteligente, mas acho que você nem percebeu isso, ou se percebeu… quis criar uma tendência. Lamentável.

    De uns dias para cá, passei a adicionar algumas notícias que tem a ver com a evolução nos meu “favoritos”. Apesar de ler poucas notícias, usar pouco o computador e de estar fazendo isso a pouco tempo, eu consegui algumas notícias interessantes sobre o assunto: evolução ou design inteligente. Irei mostrar aqui algumas, pois, eu pelo que eu pude entender, você quis criar uma tendencia: “A CIÊNCIA NÃO USA A EVOLUÇÃO PARA EXPLICAR AS COISAS, DEUS É FORTE! ALELUJAH! HURR DURR! MIMIMI!”. Então, vou mostrar que estas errado: [música do FatBoy Slim, para dá um clima “maneiro”]

    Tire os colchetes:

    migre[.].me/13kZX – Evolução explicaria preferência das mulheres por pênis maiores.
    migre[.]me/13l0c – DNA clue to life at high altitude.
    goo[.]gl/Uw1z – Encontradas três espécies que vivem sem oxigénio.
    goo[.]gl/oMye – Colheita pode influenciar na evolução de insetos, diz estudo.

    E tem mais alguns, que, por preguiça [PECADO, DEVO SER APREDEJADO EM PRAÇA PÚBLICA? O.o], não irei postar o link, mas sim a imagem que salvei, veja: yfrog[.]com/mtfnxp

    Lembrete importante: Apesar de ler poucas notícias, usar pouco o computador e de estar fazendo isso a pouco tempo, consegui juntar essa sequência de notícias. Imagine agora se eu lesse muitas notícias, usasse muito o computador e fizesse isso a muito tempo… quantas dezenas [ou milhares, se eu começasse a fazer isso na década de noventa] de notícias eu iria ter sobre EVOLUÇÃO? Apenas pense, seja honesto e pense.

    Abraços e Deus te abençoe, já que acreditas Nele. E siga os exemplos de Jesus Cristo, pois, pelo que eu vi nesse post, você não está fazendo isso certo.

    You’re Doing it Wrong: migre[.]me/13l44

    Like

  3. wallacevidal says:

    Leia esse texto, por favor… é sobre o seu post: tire os colchetes: write[.]fm/darwinismowp

    Like

  4. Mats says:

    Wallace Vidal,
    Já vi. É aquela a tua resposta? É um bocado longo…

    Like

  5. wallacevidal says:

    Mats, é que ontem, esse blog não tinha atualizado a minha resposta aqui. Foi algum tipo de Bug. Então eu resolvi responder em outro lugar, já que parecia que esse blog não aceitava mensagens longas. Mas a resposta no “write.fm” está melhor, ela está mais completa.

    E eu acho que você deveria ler ela, e não só olhar o tamanho do texto e falar: “muito longo, não vou ler”. Queria ver uma resposta sua sobre o que foi escrito, e não sobre o tamanho do texto escrito. Obrigado.

    Like

  6. Mats says:

    Wallace,
    Eu li a resposta, e ela é bem longa. Durante a semana é um bocado difícil eu responder a comentários longos, mas vou tentar.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.