Deus é Perfeito

Sede vós pois perfeitos, como é Perfeito o Vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48

Uma vez Deus é o Criador do universo, então por definição tudo o que Ele faz está certo, e tudo o que Ele diz é a verdade. O mundo que Ele criou era perfeito; a Palavra que Ele revelou é Perfeita; todas as Suas obras são perfeitas; todos os Seus caminhos são perfeitos, e a Vontade de Deus é perfeita.

O Seu mundo era perfeito:

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom Génesis 1:31

Devido ao nosso pecado a criação está debaixo da maldição de Deus, no entanto ela era perfeita quando saiu da Mão de Deus. Num futuro cada vez mais próximo a criação voltará a ser tal qual ela era no princípio, uma vez que Deus diz:

Eis que faço novas todas as coisas – Revelação 21:5

A Sua Palavra É Perfeita:

A Lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. – Salmo 19:7

Deus deu-nos a Sua Perfeita Palavra para que o “homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tim 3:17)

As Suas Obras são perfeitas:

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos justos são; Deus é a Verdade, e não há NEle injustiça; Justo e Reto é.
Deuteronómio 32:4

Não só as Suas obras da criação eram perfeitas, mas as Suas obras de redenção e reconciliação através da história são perfeitas

As Seus Caminhos são perfeitos:

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiamSalmo 18:30

Os caminhos de Deus podem não ser os mesmos que os nossos (Isaías 55:9), no entanto os Seus são melhores que os nossos

A sua Vontade é perfeita:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DeusRomanos 12:2

Conclusão

Deus é a Nossa Referência Absoluta de Perfeição. Como tal nós não devemos nunca estipular um exemplo menor do que Ele para a nossa vida.

Sede vós pois perfeitos, como é Perfeito o Vosso Pai que está nos céus. – Mateus 5:48

About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Bíblia, Sociedade and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Deus é Perfeito

  1. Fredi says:

    Se fôssemos privados de tomar decisões, ainda que as mesmas nos conduzam por um caminho tortuoso, a perfeição não poderia ser atingida.

    Do que adiantaria a Deus criar a vida perfeita sem conceder a possibilidade do entendimento do que seja a perfeição, principalmente para a sua criatura que ele dotou com capacidade de discernimento.

    O nosso conceito de perfeição não representa o conceito de Deus.

    “O caminho de Deus é perfeito”, e o caminho que Ele escolheu pro ser humano incluía a queda. De que maneira eu poderia discernir o quanto é maravilhoso contemplar um sorriso de felicidade se eu não soubesse o que significa as lágrimas de um choro de dor, como eu poderia entender o que é bom se eu não conhecesse o que é mau?

    Acredito que nunca foi objetivo de Deus criar um ser-robô, e sim um ser que tenha a capacidade de reconhecer o que é bom, justiça, amor, felicidade e etc… mas para entender tudo isso eu preciso experimentar os dois lados e usar a minha liberdade, que faz parte do plano de perfeição que Ele estabeleceu, e isso requer saber o que é mau, injustiça, ódio, infelicidade e etc…

    Um dia gostaria de entender e talvez conhecer uma outra realidade de humanos que não pecaram mas também não conheceram o outro lado da moeda. Será que poderíamos realmente afirmar que essas pessoas imaculadas sejam perfeitas no entendimento soberano e completo do Criador?

    Like

  2. jefferson says:

    Fredi

    Eu ainda penso que esse assunto é complexo;não me resta a menor dúvida de que Deus é perfeito,aliás com p maiúsculo,Deus é Perfeito!

    Mas a questão da queda humana,não creio ser proposital,afim de corroborar o livre arbítrio humano,penso que a queda humana foi um desastre sem dimensões,foi a pior coisa que poderia ter acontecido,tanto é que o livro de Genesis afirma:
    “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração.”

    Eu entendo que o arrependimento Divino nada tem haver com o arrependimento humano,até por que a queda humana não tirou a Majestade,a Perfeição,a Soberania Divina … a resposta para o arrependimento divino está no que iria acontecer dali pra frente com o ser humano,a queda foi tão grande que trouxe uma separação entre o homem e Deus,e pior levando um número incontável de seres humanos ao tormento eterno, bem mais adiante,previsto no Apocalipse,no Grande dia do Juízo …será possivel imaginar o quanto pesou no coração de Deus a queda humana?Desde os tempos antigos até os dias atuais o universo geme,o planeta geme,a raça humana geme por causa da queda humana,mesmo o próprio querubim decaído Deus faz uma lamentação sobre ele,creio que até esse ,Deus se arrependeu de ter feito,pois como está escrito,este já está julgado,a seperação entre ele e seus subalternos com relação a Deus já está definida.

    Eu penso que a responsabilidade do nosso livre arbítrio é enorme ,pois não me resta duvida que Deus fez de tudo pra nos amparar,afim dq não nos separemos dele eternamente,mas uma coisa ele não pode tirar de nós : O livre arbítrio

    Like

  3. junior says:

    Jefferson você erra em uma coisa
    ”Deus não pode tirar nosso Livre arbitrio”, se esta afirmação fosse real Deus não seria Onipotente.
    É claro que a Onisciencia e Inteligencia do Pai não faria tal ato mas Deus pode tudo.

    O bom é que no final seremos perfeitos como Ele, pois saberemos e oque é o mal de verdade e teremos Nojo do pecado de uma vez por todas.

    Like

  4. jefferson says:

    Jefferson você erra em uma coisa
    ”Deus não pode tirar nosso Livre arbitrio”, se esta afirmação fosse real Deus não seria Onipotente.

    Mas Deus tem o Poder de criar seres livres…assim como os anjos lhe servem por livre escolha,e o diabo escolheu não se submeter a Deus,e outros milhares de anjos escolheram seguir o diabo …

    Quando eu digo que Deus não pode tirar o nosso livre arbítrio ,quer dizer que está em nossas mãos escolher fazer a vontade de Deus ou não,isso não é uma imposição divina.

    Também creio que Deus pode tudo,mas Ele nos deus a responsabilidade do livre arbítrio,para Deus não há impossiveis,mas se a sua criatura o quiser rejeitar ele não vai usar da onipotencia dele para nos convencer do contrário…afinal onipotencia não é o único atributo de Deus,ele também é Justo e Verdadeiro,se ele é Justo e Verdadeiro ele não pode escolher por nós,apesar que se optarmos por rejeita-lo,eu encaro como suicídio,loucura,perda de juízo,e todo adjetivo para tamanha insanidade.

    Essa é minha justificativa ,para concluir que Deus não pode tirar o nosso livre arbítrio…mas por outro lado por ser ele Onipotente ele Pode nos retribuir segundo nossas escolhas…espero que você tenha entendido meu ponto de vista,minha opinião ok?Abraços Junior.

    Like

  5. junior says:

    Jefferson
    Concordo com seu ponto de vista pois Deus é imutável para CERTAS escolhas como a do livre arbítrio por causa de sua Onisciência e Justiça, porém só afirmei que se Ele quisesse o faria.
    Mas como sabemos Deus sabe de todas as coisas e sabe oque é melhor para todas as circunstancias.
    fecho com uma frase que gosto muito de Agostinho.
    ”Se O compreendêssemos não seria Deus”

    Like

  6. jefferson says:

    junior

    Ok junior ,entendi seu ponto de vista tbm e concordo plenamente …e só pra finalizar: qual agente inteligente é poderoso,capaz de criar seres livres?A ciência é incapaz … a natureza é livre do homem,ou seja ele existe e pode permanecer existente sem a existencia do homem,já o homem que é um agente inteligente não pode viver,existir sem a natureza …só Deus pra criar uma natureza independente que não precisa da inteligência humana e é superior a essa ,realmente o seu Poder excede todo o entendimento.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.