A importância de se debater militantes ateus

Um dos leitores do blog do Vox Day pergunta-lhe sobre o porquê de ser tão difícil convencer os militantes ateus do que quer que seja:

Embora já ande a debater com ateus há cerca de 5 anos, e embora a minha escrita esteja a ficar melhor, não vejo muitos resultados.

Pergunto-me o seguinte: achas que há um sítio onde pessoas como eu podem debater e apenas ler o teu blog como forma de obter ideias e material?

Ou será melhor continuar com os debates?

Vox Day responde nas linhas que se seguem.

A seguinte citação resume tudo:

“He that complies against his will
Is of his own opinion still.”
~Samuel Butler (1612-1680)

É uma tautologia. A maior parte dos ateus não acredita em Deus porque eles não acreditam em Deus. Se fores ver as suas histórias pessoais e fores ler os seus livros, tornar-se-á claramente aparente que a maioria deles determinou que Deus não existe quando tinham idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos.

Há várias teorias sobre esta ocorrência, mas o que ressalva depois duma análise mais pormenorizada é que o seu ateísmo é, na verdade, muito menos racional e muito menos baseado em qualquer tipo de pensamento racional que a identificação política de estudantes universitários.

Todos os apelos à ciência mais não são que racionalizações ex post. Isto explica as falsas alegações àcerca do seu “conhecimento” Bíblico e a sua teologia infantil. O que passa por conhecimento mais não é que uma lembrança vaga das suas aulas de escola dominical.

Não me lembro de um único ateu que tenha sido capaz de me dizer a estrutura de um argumento presente na Summa Theologica, muito menos o conteúdo dos 610 argumentos lá presentes. E se o próximo ateu que encontrar tiver lido Tertuliano ou os Padres Latinos com a excepção de Agostinho, vai ser o primeiro.

A sua ignorância não se limita ao Cristianismo uma vez que eles raramente sabem o que quer que seja das outras confissões religiosas, ou outros livros religiosos, com a excepção da mitologia grega e a mitologia nórdica.

O propósito no debate com ateus não é a sua conversão. Nunca vais ver tais resultados. Isso simplesmente nunca vai acontecer uma vez que nenhum ateu irá alguma vez deixar de ser ateu apenas porque as suas racionalizações foram reveladas como factualmente incorrectas, logicamente falaciosas, ou simplesmente irracionais.

Mas tudo bem.

Devemos atacar os militantes ateus vez após vez como forma de neutralizar e contrariar os efeitos das suas palavras nas mentes mais frágeis , e/ou mentes em busca da verdade, ou ainda mentes ainda menos inclinadas a pensar do que a mente dos militantes ateus.

Eu raramente ataco de forma intencional os ateus que não tentam convencer os outros que deuses e o sobrenatural não existem precisamente por este motivo: não me interessa o que eles acreditam ou deixam de acreditar. A sua falta de crença não me afecta nem afecta outras pessoas.

Mas mal eles se determinam a tentar convencer os outros da validade da sua versão de ateísmo, eles tornam-se automaticamente em alvos abater.

Portanto, o meu conselho é, continua a fazer o que já fazes, continua a refinar e melhorar os teus argumentos e provavelmente irás impedir dezenas – talvez centenas de pessoas – de serem enganadas pelos falsos argumentos e pela lógica incorrecta apresentada pelos militantes ateus.


Junta-te a nós no Facebook.

About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Bíblia, Pecado, Política, Religião, Sociedade and tagged , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to A importância de se debater militantes ateus

  1. jonas says:

    Nós cremos naquilo que estamos inclinados a crer.Várias são as motivações de se confirmar a cosmovisão que “elegemos” fundamento de nossa vida.
    Muitos não querem crer num DEUS Criador e Mantenedor de Tudo por se sentirem invadidos no curso de sua vida egocêntrica,outros por não “tolerarem” preceitos morais e éticos,outros por se sentirem deus,e tantos outras motivações que levam a busca incesante de se excluir a DEUS.

    No afã de negar a DEUS não percebem que “coam mosquitos e deixam passar camelos” simplesmente embuídos de levantarem fortalezas mesmo que em bases rotas.Nós humanos temos uma tendência de nos apoiarmos no “consenso” para justificarmos decisões e amenizarmos culpas,deixando muitas vezes a racionalidade em segundo plano em defesa a Cosmovisão eleita.

    Como é possível racionalmente negar uma atividade consciente ou inteligência em todos estes mecanismos Biológicos na célula?Se tudo o que fazemos ou pensamos estão embasados neste princípio,principalmente nas Ciência?
    Negarmos evidências de que os fósseis transicionais não são dectectáveis e os que “aparecem” são processos pueris de imaginação?
    Negarmos que a aparição instantânea de quase todos os Filos no Cambriano deita evidência a favor de criação e não de evolução?

    No desejo de se negar o sobrenatural como DEUS Criador apela-se a outros “criadores”, como buracos negros criadores de Universos , matéria infinita, branas,universos paralelos e tantas outras abastrações tidas como científicas,mas que se passarem pelo teste da verificabilidade ou falseabilidade são pseudo científicas.

    Em Mateus cap 7 fala:”quem pede recebe,quem bate abrir se á e a quem busca, ele o achará.”
    No livro de Jeremias 29-13 e 14 DEUS diz”Buscar me eis e me achareis,quando me buscardes de todo o coração.”
    O segredo é honestidade e sinceridade na busca das respostas,mesmo que estas contradigam paradigmas” consensuais”.

    Like

  2. abraaoisvi says:

    Estava debatendo com um ateu por estes dias. Apresentei para ele o argumento cosmológico, ele na sua altivez afirmou, há este é o argumento cosmológico que já foi refutado a muito tempo, mas não apresentou as refutações, ai ele disse que iria me dar uma chance e afirmou que o universo poderia ter existido desde sempre. Eu o avisei que ele estava desconsiderando as observações da cosmologia moderna que indicam que o universo teve um princípio, ou seja, tempo espaço e materia surgiram no mesmo instante. Mas aceitei rebater este argumento dele, e disse que não é possível existir um número infinito real de coisas, quanto mais de eventos. Ele tentou rebater argumentando que na matemática infinitos atuais são possíveis, rebati novamente dizendo a ele que os matemático apenas criam um universo de discurso, ou seja, é apenas uma abstração. Resultado, ele disse que poderia aceitar um Deus Criador, mas que achava que este DEUS não seria o DEUS dos cristãos e que não havia interferencia por parte dEle no universo. Então disse a ele que sua visão era deista. Então ele afirmou que era ateu convicto! uahauha dá para entender?

    Os ateus apenas não aceitam oq já sabem, eles são altivos por isso não aceitam DEUS.

    O pensamento deles deve ser igual ao de Nietzsche que disse:

    “Se os deuses existissem, como poderia eu suportar o fato de não ser um deus?
    Logo, Deus não existe!” (Assim Falou Zaratustra)

    UHUAHUA é isso mesmo é assim que eles pensam!

    Like

  3. jefferson says:

    Dentro dessas razões ateísta de negar a Deus eu chego a conclusão que o ateísmo não passa de uma máscara,afim de esconder a miséria que se encontra no interior do individuo ateu, e eu não falo isso com tom de superioridade,mas lembrando de uma das cartas do Apocalipse a igreja de Laodicéia : (…)pois dizes: ESTOU RICO E ABASTADO e NÃO PRECISO DE COISA ALGUMA, e NEM SABES que tu és INFELIZ,
    sim, MISERÁVEL, POBRE,CEGO e NU. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te
    enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez,(…) … Se Jesus encontrou essa miséria entre os cristãos primitivos imagine nos dias de hoje ? Olha só a miséria,a pobreza e a cegueira do materialismo:

    “Vc alguma vez viu ao menos 1 documentário sobre a mente humana? Vc c/ certeza deve ter visto alguma matéria sobre neurologia em alguma revista? Ou vai descredibilizar tbm outra ciência só pq vc n a entende?

    Cada pensamento, raciocínio, memória, etc, é produzida através de caminhos específicos entre os neurônios, desenvolveram a computação com esses conhecimentos.

    Sua mente está no seu corpo. Vc é seus neurônios juntos operando.”

    Aqui o neo ateu afirma pra mim ,numa discussão no youtube ,que a mente é material e que cientistas comprovaram isso … chega a beirar o delírio tal alegação… como o cientifismo ,o materialismo deixa as pessoas tão miseráveis,uma míséria indescritível,pois como se pode caucular,ou imaginar uma pessoa não ter Deus dentro de si,e pensa que a matéria é tudo ,e por ela ter uma vida razoavel acha que não precisa de coisa alguma?

    Like

    • Jefferson says:

      O interessante de toda essa discussao, é ver o quanto torna-se inútil, ineficaz e impróprio não aceitar a posição filosofica de pensamento das pessoas sou ateu desde que me entendo por gente, acredito que ateus agnósticos e religiosos poderiam muito bem sentar e falar de diversos assuntos (claro que ambos sejam intelectualmente desprovidos de preconconceitos) alheios á religião, concordo co alguns pontos dos teístas quando falam sobre asteítas que insultam.

      em suma digo deveria-se acabar este preconceito de ambas as partes e essa tentiva tão útil quão uma cadeira sem pernas de conversões.

      Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s