Robô chita bate recorde de velocidade

E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos santos.
Revelação 15:3

Um robô bateu um novo recorde de velocidade para um robô com pernas. A máquina é conhecida como chita, atinge os 29 quilómetros por hora e os criadores pretendem utilizá-la em situações de guerra.

O robô chita pertence à Agência de Pesquisa Avançada e Projectos da Defesa americana (Darpa, sigla em inglês), administrada pelo Pentágono, e foi criado pela empresa Boston Dynamics.

A máquina de quatro patas atingiu a velocidade de 29 quilómetros por hora, em laboratório.

Vídeo

O recorde de velocidade de um robô desta classe era 21 quilómetros por hora e pertencia ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), desde 1989.

O objectivo desta nova máquina é ajudar soldados em missões de longa distância durante guerras.

Os movimentos do robô foram baseados em movimentos de animais velozes e a máquina projecta-se, estendendo as suas costas e tornando-as flexíveis, aumentando o alcance dos passos.

O robô chita tem o tamanho de um cachorro.

Para já, a versão actual do animal depende de uma bomba hidráulica externa e um cientista tem que agarrar num tubo para que este não lhe atrapalhe a corrida. No entanto, deve sair um protótipo, este ano, que resolverá o problema.

A mesma empresa já criou outros modelos baseados em animais. O BigDog (Cão Grande, traduzido em português) faz percursos até 20,6 quilómetros, percorre caminhos húmidos de 35 graus de inclinação e transporta até 150 quilos.

Já o Rise, semelhante a um lagarto, sobe paredes, árvores e cercas usando as pequenas garras dos pés e uma cauda para ter equilíbrio.

Fonte

* * * * * * * * * *

Se a cópia duma chita precisou de design, planeamento, inteligência e informação em código, porque é que os militantes evolucionistas pensam que o original (bem mais complexo) não precisou de mais design, mais inteligência e mais planeamento?

Dito de outra forma: se são precisos seres inteligentes para criar a chita mecânica, porque é que não foi preciso Um Ser Inteligente para criar a bem-mais-complexa chita original? Ou é a chita original (carne e osso) obra de forças aleatórias?


Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. – Salmo 145:5

Se não fosse o compromisso com o naturalismo, os evolucionistas há muito que teriam abandonado a sua fé em Darwin.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Robô chita bate recorde de velocidade

  1. Esta notícia sugere-me que partilhe uma deia que há muito me intriga, que é o facto de, embora na natureza, que eu saiba, a roda não seja a “opção” seguida, o homem, ao optar pela roda, parece ter seguido uma solução “pouco natural”. Mas acredito que, um dia, a locomoção e os transportes se façam sem o recurso à roda, porque a natureza parece ter sempre razão.

    Like

  2. Dalton says:

    E olha que essa chita nem se reproduz…

    Like

  3. ATEU? Não! Apenas RACIONAL! says:

    Meu caro! Este robô foi criado (planejado) e será assim até o fim de sua existência, pois, NÃO IRÁ EVOLUIR. Já por outro lado temos o ser humano que VEM EVOLUINDO com passar dos tempos, ele evolui conforme sua necessidade e não foi feito de barro muito menos duma costela, como muitos lamentavelmente acreditam.

    [[ Portanto a chita biológica não foi criada porque “o ser humano (…) vem evoluindo com o passar dos tempos”. Muito bom esse “argumento”. – Mats ]]

    Like

    • jhsos says:

      Vamos esperar então os cientistas criarem androides capazes de se reproduzirem e evoluírem sem intervenção do criador, vamos esperar os cientistas criarem uma fábrica dentro de cada indivíduo para se auto-replicarem… Tem gente que enxerga diminuição de complexidade nisso… É, precisa ter muita fé nos cientistas para acreditar na evolução sem um criador!

      Like

  4. eia says:

    Caro escritosonline,

    Dificilmente a “locomoção natural” substituirá a roda. A grande vantagem da roda é que é extremamente eficiente do ponto de vista energético (por isso é que se cansa menos depressa se andar de bicicleta em vez de andar a pé). No entanto a roda só é eficaz para a locomoção se o terreno for plano e regular (uma estrada por exemplo), o que geralmente não acontece na natureza. Nos sítios onde isso acontece (nos desertos por exemplo), a natureza já recorre à locomoção via “roda” (vide: http://en.wikipedia.org/wiki/Tumbleweed).

    Tendo em conta que o homem consegue construir estradas em quase todos os locais, não existe qualquer vantagem em recorrer à “locomoção natural” (que desperdiça mais energia que a genial roda).

    Isto não quer dizer que a “locomoção natural” não tenha lugar na sociedade humana, mas não é expectável que se torne no meio de locomoção dominante das nossas máquinas.

    Like

  5. Douglas says:

    “Se não fosse o compromisso com o naturalismo, os evolucionistas há muito que teriam abandonado a sua fé em Darwin.” Falou tudo. A nomenklatura científica possui um compromisso muito forte com o naturalismo filosófico atualmente, as idéias puramente naturalistas que surgiram principalmente no século 19 já foram totalmente descartadas pela Ciência Moderna, mas a filosofia e correntes de pensamentos causadas por elas permanecem até hoje e são as principais responsáveis da causa do Ateísmo mundialmente.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s