Professor William Provine, Charles A. Alexander Professor of Biological Sciences na Universida Cornell:
“One can have a religious view that is compatible with evolution only if the religious view is indistinguishable from atheism.”
Professor William Provine, Charles A. Alexander Professor of Biological Sciences na Universida Cornell:
“One can have a religious view that is compatible with evolution only if the religious view is indistinguishable from atheism.”
"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6:9
"E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." Daniel 12:2
------
EDUARDO on O significado de “Dia… | |
Joao lurdes on Os bicos das áves e a irrelevâ… | |
Mats on George Smith e o Dilúvio de… | |
Agenor G. Oliveira on Quando porém vier o Filho do H… | |
José Costa on Porque é que os homens possuem… | |
Hezio on George Smith e o Dilúvio de… | |
Tiago de Oliveira Bo… on Mais uma “revisão”… | |
Henrique Lima on A existência de limites biológ… | |
João on A historicidade do Dilúvi… | |
Carlos J. Gomes on Será o Senhor Jesus uma cópia… | |
Marget Hoose on Ex-ateu revela lado oculto do… | |
Anderson on A existência de limites biológ… | |
jair on Cientista Isaac Newton pergunt… | |
Antônio Aparecido Ma… on Os dinossauros e a Bíblia | |
corsariofox@gmail.co… on Criacionismo Científico: O Obs… |
"Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu Eterno Poder, como a Sua Divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis." Romanos 1:20
----------
Ena, interessante… ó Guilherme e Alexandre!… ri-se aqui o Verme grande!!! 😀
Ora bem, isso soa assim um pouco a conhecimento unificado… ‘bora em frente que o saber é sagrado!
Mas há um criacionismo evolucionista ou evolução teísta, ao que sei, o que até me parece uma síntese louvável entre o melhor de 2 mundos. Creio que é algo à Teilhard de Chardin ou muito parecido.
Anyway… o ponto interessante aí é que há de facto visões ditas religiosas que até têm muito de comum com o ateísmo. São aquelas em que não existe um Deus pessoal mas sim uma força primordial difusa e universal, como o Tao. Por essa razão, uma religião como o Budismo, por exemplo, até congrega a simpatia de muitos expoentes da ciência, como Einstein.
The religion of the future will be a cosmic religion. It should transcend personal God and avoid dogma and theology. Covering both the natural and the spiritual, it should be based on a religious sense arising from the experience of all things natural and spiritual as a meaningful unity. Buddhism answers this description. If there is any religion that could cope with modern scientific needs it would be Buddhism.
Porém, mesmo na visão religiosa mais tradicional, não se vê por que razão terá de haver oposição entre as causas naturais objecto da ciência e as outras sobrenaturais, já que essas não seriam referidas a eventos observáveis. E aí a tal evolução teísta tem plenamente lugar, o inobservável não tem de se explicar! 🙂
Pessoalmente, continuo a pensar que há uma maneira muito simples e elegante de congregar todas essas visões opostas… uma espécie de teoria geral da unificação aqui mesmo bem à mão! E na própria ciência moderna há já quem esteja a trabalhar nesse sentido, não sei é se matematicamente será possível encontrar essa tal “fórmula de Deus”.
No fundo, trata-se simplesmente de admitir que a matéria já contém, em potência, TODAS as propriedades que se podem observar no Universo fenomenal, incluindo obviamente a vida e a consciência… ciência da transcendência! 🙂
Bem, esta é por certo uma visão teísta e inspirada sobretudo no Taoísmo, cujos fundamentos são de uma simplicidade absolutamente desarmante.
Since before time and space were,
the Tao is.
It is beyond “is” and “is not”.
(…)
All things are born of being.
Being is born of non-being.
Logo, não há oposição entre sentir e razão… UM saber em união!
Deus e não-Deus tudo É…
Rui leprechaun
(…evolui e cria até! :))
LikeLike
seria interessante saber qual a razão avançada por Provine para se poder aceitar ou refutar a argumentação proposta
LikeLike
Timshel,
Acho que deve ser devido à crença darwinista de que o universo, as formas de vida, a mente humana são o resultado forças naturais, sem plano, sem objectivo e sem direcção.
LikeLike