Racismo Aumentou Depois de Darwin

“Biological arguments for racism may have been common before 1850, but they increased by orders of magnitude following the acceptance of evolutionary theory.”

Stephen Jay Gould, Ontogeny and Phylogeny, Belknap-Harvard Press, pp. 127–128, 1977.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Não classificado and tagged , . Bookmark the permalink.

9 Responses to Racismo Aumentou Depois de Darwin

  1. Joaquim Coelho says:

    Matts,

    Parabéns por teres cortado a barba.

    Ficas mais jovem assim 🙂

    Continuas é a ler mal.

    Retiras: “Racismo Aumentou Depois de Darwin”

    Quando o que se diz é que a argumentação biológica aumentou com a teoria da evolução. O que é bastante comum, infelizmente. todos sabemos que o aproveitamento de propostas para defender de forma errda certos pressupostos é comum.
    Tens o exemplo da biblia e do corão. As falsas e más intrepretações intenciononias levaram cometrem-se barbaridades em seu nome.
    Tal e qual como com a teoria da evolução, o eugenismo, etc.
    Por isso todos os cuidados com a genetica são poucos (os proprios cientistas elaboraram um codigo de etica para estas investigações.)
    Por isso a aceitação da eutanasia a pedido do proprio deve ser vista com extremas cautelas (porque pode sempre ser manipulada) , quando devia ser um direito de quem já não quer sofrer mais.

    Aqui concordo contigo: houve e haverá interpretações erroneas e abusivas da evolução para pseudo justificar aberrações. Tal como com a biblia e o corão.

    mas tal como tu não jogas a biblia fora por isso, nem os muçulmanos o corão, os cientistas não jogam fora a evolução, que ainda por cima ao contrário dos outros dois exemplos, é um facto com fortes evidências e estudos comprovativos.

    Like

  2. Mats says:

    Se calhar o que tu deverias fazer, em vez de justificares o injustificável, é tentar v~er o porquê de o racismo ter aumentado, ou os argumentos biológicos para o racismo terem aumentado a seguir a Darwin.

    O que é que existe na teoria da evolução que possa ser usadao a favor do racismo ?

    Like

  3. Joaquim Coelho says:

    Matts
    Não deturpes.

    O racismo de forma global baixou no mundo ocidental nos últimos 150 anos.
    Embora com alguns picos devido a problemas sociais e algum xenofobismo, todos os dados apontam para uma descida sistematica do racismo e suas consequência.
    Nos últimos anos alguns aproveitam o pseudo-aumento da criminalidade para propagarem o racismo e conseguem convencer algumas pessoas.
    Mas nos últimos 150 anos o racismo e mesmo o preconceito racial baixou consideravelmente.

    A falsa argumentação racista com a evolução é fácil de compreender.
    Na altura a genetica era quase inexsitente e o conceito raça vingente era absurdo.
    Se uma teoria diz que na natureza os elementos mais adaptados sobrevivem, é óbvio um fácil aproveitamento e deturpação para aplicação em questões sociais e racicas e chamar-lhe uma justificação cientifica.
    Mas a verdade é que a comunidade cientifica não reconhece desde os anos 20 (pelo menos) qualquer relação entre raças e genetica no sentido que os racistas apontam.

    O que é que existe na teoria da evolução que possa ser usadao a favor do racismo ?
    Nada. A teoria fala de individuos numa população e de adaptação.

    Como o conceito adaptação é deturpado para mais forte ou superior (por vezes até ingeuamente por evolucionistas) os racistas pegam nessa deturpação/mentira e usam-na.
    Ou seja não é a teoria que serve de justificação mas a sua deturpação.

    Like

  4. Mats says:

    Joaquim,
    Os argumentos biológicos para o racismo aumentaram depois de Darwin, tal como o evolucionista Gould diz. Discordas disso?

    Like

  5. Joaquim Coelho says:

    Os argumentos biológicos para o racismo aumentaram depois de Darwin, tal como o evolucionista Gould diz. Discordas disso?

    Discordo.
    O que aumentou foi a possibilidade de usar pseudo-argumentos biológicos retirados de forma descontextualizada da evolução, como tu fazes.

    Repito: não é a teoria que serve de justificação mas a sua deturpação.

    E duvido muito que não esteja a fazer o mesmo com o Jay Gould.
    Onde está isso escrito para eu poder contextualizar ?

    Like

  6. Mats says:

    Joaquim.

    “Biological arguments for racism may have been common before 1850, but they increased by orders of magnitude following the acceptance of evolutionary theory.

    Stephen Jay Gould, Ontogeny and Phylogeny, Belknap-Harvard Press, pp. 127–128, 1977.

    Like

  7. jaqueline says:

    Nossa como voces ecrevem bonito !
    Mas podem por favor chegar um senso ?
    Gostaria de saber quem esta certo .
    e quero dizer que acho o RACISMO algo estupido !

    sem mais
    Jaqueline

    Like

  8. Edivania Oliveira Correia says:

    explicações menos complexas sobre a relação entre evolucionismo e racismo

    Like

  9. Isabel says:

    As pessoas racistas são pessoas ignorantes que se acham superiores as outras só porque tem uma cor diferente e uma cultura diferente. Ó tempo da escravatura ja acabou à muito tempo, e aqueles que acham que os negros são inferiores a eles enganam-se, pois o negro pode ter uma cultura diferente e menos previligiada mas são humanos tal como os brancos. As pessoas preconceituosas são pessoas más que não se olham ao espelho, quando deviam ter vergonha do tipo de comentários que fazem acerca das outras raças.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.