Boas notícias: o mundo tem cada vez menos ateus.

Em todo o mundo, o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia, de acordo com o estudo anual “Status das Missões Global.” Especificamente entre os anos 2000-2011, a categoria de “não religiosos” perdeu 700 adeptos por dia, enquanto a categoria “ateus” vem perdendo diariamente 300 adeptos.

No total, nos últimos 11 anos 2,7 milhões de pessoas deixaram o grupo dos ‘não religiosos’ para aderirem a alguma religião. Neste mesmo período, 1,37 milhões deixaram de ser ateus.

Comparado com os dados de 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa), vemos que em 41 anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Em contraste, a categoria dos ‘não religiosos’ têm crescido para mais de cem milhões, devido à queda dos regimes comunistas.

Muitos ex-ateus desses países tem declarado ‘sem religião’. Da mesma forma, na China, Vietnã e outros países comunistas ainda, muitos preferem declarar que não possuem religião alguma, em vez de ateu.

Crescimento em todas as religiões

As religiões crescerão no século XXI. Todas elas. Mesmo o Judaísmo que atravessou uma crise, quando em 1970 possuía 15,1 milhões de seguidores, e em 2000, menos de 14 milhões, agora tem voltado a crescer e possui 14,9 milhões de adeptos. O restante dos religiosos está assim distribuído:

-O cristianismo, com todas as suas variantes (protestantes, católicos e ortodoxos), possui 2 bilhões e 300 milhões de seguidores, tendo um aumento diário de 94 mil pessoas.

-O islamismo, com quase 1 bilhão e 580 milhões de adeptos, vem crescendo a uma taxa de 79 mil fiéis, diariamente.

-O hinduísmo tem 952 milhões de seguidores, e aumenta em 37 mil, a cada dia.

-O budismo tem 468 milhões fiéis, sendo agregados à religião 13,8 mil pessoas por dia.

-O taoismo chinês e o confucionismo somam juntos 457 milhões, ganhando 9,3 mil seguidores ao dia.

-A religiões étnicas possuem 269 milhões de pessoas e tem um aumento diário de 9 mil pessoas.

No total, no mundo há 2 bilhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem do evangelho. Outros 2,6 milhões já ouviram falar ou conhecem até certo ponto, mas eles não seguem o cristianismo.

Ainda segundo o estudo, a Igreja Católica possui 1 bilhão e 160 milhões de religiosos, aumentando este número em 34 mil por dia.

As igrejas protestantes são responsáveis ​​por 1 bilhão e 125 milhões de fiéis no mundo (incluindo os anglicanos), assim divididos:

-Carismáticos ou pentecostais são em 612 milhões, e aumentam em 37 mil a cada dia.

-Protestantes “clássicos” com 426 milhões, sendo aumentando este número em 20 mil por dia.

-Anglicanos, centrado principalmente na África e Ásia, totalizam 87 milhões, com um aumento de 3 mil, a cada 24 horas.

-Igrejas ortodoxas com 271 milhões, agregando-se diariamente ao grupo, 5 mil pessoas.

O estudo ainda revela que os grupos que incluem as Testemunhas de Jeová, o Mórmons, aqueles que duvidam da Trindade ou a divindade de Jesus e outros doutrinas similares somam juntos 35 milhões de adeptos, aumentando em 2 pessoas por dia.

Em 2011, os cristãos de todas as denominações tem feito circular mais de 71 milhões de Bíblias em mundo (há 1 bilhão e 740 milhões de Bíblias circulando no planeta, algumas em segredo).

Fonte: CBN, com adaptações de Holofote.Net


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia. Bookmark the permalink.

9 Responses to Boas notícias: o mundo tem cada vez menos ateus.

  1. guest says:

    O que confirma aquela fala de Isaias (acho): “Não falei em segredo, em algum lugar escuro da terra”.
    A bem da verdade, a semelhança entre muitos pontos de várias religiões (o dilúvio, uma divindade que se sacrifica pelos humanos etc.) não seria um problema para o naturalismo, também?

    Like

  2. estudante says:

    Não guest, o naturalismo não tem nada a ver com religiões. Religiões são escolhas de cada um. Há muitos naturalistas religiosos. Somente radicais (criacionistas e ateus) dizem que religiosos são ateus.

    Like

  3. estudante says:

    Novamente vejo você falsificando dados. A religião que mais cresce no mundo não é o cristianismo, e sim o Islamismo. Sua fonte é a tendenciosa Status das Missões global. Realmente, não dá para debater com alguém desonesto como você. Vou embora para nunca mais voltar. Você me dá nojo.

    Like

  4. Lucas says:

    Primeiro antes de falar qualquer coisa pesquisa pra não falar besteira caraca falar q os ateus estão diminuindo e besteira demais nem merece eu ta comentando aqui presta atenção se vc prestase atenção pelo menos ao seu redor ia perceber q cada vez mais pessoas estão se tornando ateus então de proxima vez que for falar pesquisa pra não falar besteira.

    Like

  5. Da mesma forma, o novo estudo do Pew Reseach Center mostra que um bilhão e cem milhões de pessoas (ou 16 por cento da população mundial) não tem nenhuma filiação religiosa (principalmente ateus ou agnósticos): Este grupo é o terceiro do mundo depois de cristãos e muçulmanos, e é igual em valor absoluto para a população católica. O “instituto de pesquisa mostra que muitos dos não-afiliados têm, no entanto, algumas crenças religiosas ou espirituais (como a crença em Deus ou um espírito universal), mesmo que não se identificam com uma religião em particular.
    POSTAGEM TENDENCIOSA DESTE SITE OU MAL INFORMADA !!!

    Like

  6. Julianne says:

    Nossa, q agressão!
    Um montão de gente com teto de vidro atirando pedra!
    Acho mt triste ver isso!

    Like

  7. Rafael says:

    Interessante é que ele não diz em quais países de fato a religião tem crescido.
    Isso mostra o desespero dos religiosos que sabem que, nos países desenvolvidos, com altos índices de educação, o ateísmo só cresce.
    As religiões só crescem hoje em países subdesenvolvidos, com baixos índices de educação e pouco acesso à informação.

    Sem contar que muito deste “crescimento” religioso se dá por doutrinação e lavagem cerebral dos pais para com os filhos, ou seja, a religião cresce de forma impositiva. Quando a criança cresce, suas “escolhas” e “decisões” religiosas estarão condicionadas à lavagem cerebral que foram submetidas na infância.
    Lamentável.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s