Computador Mais Proximo do Cérebro

A IBM quebrou a barreira dos “petaflops”.

Em linguagem computacional FLOPS (ou flops) é um acrônimo que significa FLoating point Operations Per Second que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo.

Computador Desempenho
Nome flops
megaflop 106
gigaflop 109
teraflop 1012
petaflop 1015
exaflop 1018
zettaflop 1021
yottaflop 1024
xeraflop 1027

O super computador “Roadrunner pertencente ao “Los Alamos National Laboratory” estabeleceu um novo recorde no que toca a velocidade de computação, um avanço que pode despoltar uma nova era no que toca à análise científica de sistemas complexos.

Science Daily reporta que este computador pode fazer uma coisa ainda mais espantosa: O Roadrunner é capaz de imitar algumas das complexas reacções neurais que ocorrem no cérebro humano.

Ate hoje os computadores não têm conseguido igualar a performance humana em trabalhos visuais como detectar um veículo em aproximação numa autoestrada, ou distinguir um amigo de um estranho numa multidão de pessoas.
O Roadrunner está a mudar as coisas.

Um programa de teste chamado PetaVision tenta imitar como é que o cérebro executa a visão.

“PetaVision models the human visual system–mimicking more than 1 billion visual neurons and trillions of synapses.” Because there are about a quadrillion synapses in the human brain, an artificial brain is finally entering the ballpark of keeping up with the biological computer.”

Por outras palavras, os programas feitos pelos cientistas estão-se a aproximar da superior capacidade do cérebro humano no que toca a execução de funções visuais.

Conclusão:
Foram precisas décadas de inteligência humana e engenharia para construir esta monstruosidade metálica, que só agora está a aproximar-se de UMA das operações do cérebro humano, nomeadamente, a visão. Para operar, esta máquina precisa de uma sala metálica, cabos com um circuito elétrico, arrefecimento artificial e uma equipa de administradores, sem contar com os programadores.

O nosso cérebro, por contraste, tem apenas 1,3 Kgs, está contido numa plataforma móvel, e faz muito mais do que apenas processar a visão. Mantém o controlo sobre trilhões de células, sobre o coração, pulmões, aparelho digestivo, fígado, pancreas, glandulas, sistema imunitário e muitos outros sistemas. Não só faz isto tudo inconscientemente, mas reage à audição, ao cheiro, ao sabor, ao toque, equilíbrio e a temperatura. Para além disso ele busca memórias, pensa, imagina, sente e muito mais. Isto tudo dentro de um espaço de 1350 cc.
Não é preciso ligá-lo à corrente. Não é preciso pô-lo numa área refrigerada. Podemos fazer ski, ou ir para o deserto, e até podemos nadar com ele. E o que é que ele precisa como combustível? Sardinhada e água! (ok, um pouco de vegetais também ajuda!)

O evolucionista ateu olha para o Roadrunner e fica maravilhado (“Que bela máquina!”). No entanto, o mesmo ateu olha para o bem mais eficiente e bem mais complexo cérebro humano e diz “Obviamente que ninguém fez o cérebro! É óbvio que ele é o resultado de milhões de anos de evolução não-direccionada, não-inteligente e não-pessoal!”

Pois pois…..

Deus tem um verso especialmente para aqueles que negam o óbvio:

Romanos 1:20. Pois os Seus atributos invisíveis, o Seu Eterno Poder e Divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

O ser humano não têm razões para negar a existência de Deus uma vez que as evidências são claramente visíveis. O grande Rei, o Rei David, não tinha telescópios nem tinha microscópios, mas ele podia olhar para si próprio e dizer “Maravilhosamente fui criado!

O ateu evolucionista, rodeado de tecnologia, olha para a complexidade dentro de uma célula, e olha para a vastidão e ordem que há no universo e conclui que é tudo obra das forças da natureza. É tudo o resultado de forças sem inteligência.

Pois….

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Computador Mais Proximo do Cérebro

  1. Rui Almeida says:

    Atendendo a que há 60 anos o processador de cálculo mais avançado que existia era um ábaco e agora temos o Roadrunner, diria que não está mau.
    Passámos pelos super-complexos computadores que funcionavam com “punch-cards” até aparecerem os chips de silicio que foram evoluindo começando nos x086 até aos 486, Pentiums, Dual Cores, clusters, etc etc etc.

    Dado que em menos de um século de pesquisa guiada se conseguiu toda esta evolução na capacidade de cálculo (com avanços, recuos e experiências falhadas, como em tudo na vida), porque raio parece tão incompreensível que, milhões de populações ao longo de milhares de milhões de anos, sujeitas a ambientes diferentes etc. etc. etc. não seriam capazes de originar a espécie hoje designada como Homo sapiens sapiens (bem como os outros biliões de espécies que por aí andam)?

    E daqui por umas poucas décadas, se/quando se conseguir reproduzir artificialmente (in silico) um cérebro humano completo, qual vai ser a desculpa criacionista da altura?

    Like

  2. Mats says:

    E daqui por umas poucas décadas, se/quando se conseguir reproduzir artificialmente (in silico) um cérebro humano completo, qual vai ser a desculpa criacionista da altura?

    Não vai haver desculpa nenhuma. Vamos dizer o mesmo: é preciso inteligência para criar sistemas de informação como computadores, ou como o ADN.

    Quando mais inteligência os cientistas usam para criar sistemas de informação, mais a Criação é confirmada.

    Para confirmar a teoria da evolução era necessário descobrir-se uma força natural, não-guiada, não-direccionada, não-inteligente capaz de criar sistemas de informação, coisa que vocês ainda não fizeram.

    Boa sorte!

    Like

  3. Felipe says:

    a propósito, computadores tb aprendem de modo independente, peskise po “rede neural”^^ mas não é só isso, uma ia pode imitar uma estratégiaem jogos^^

    agora crentes, digam que computadores não podem ssentir, e digam que por exemplo, eles nõa conseguem fazer arte tal como compor uma musica…..não aguento esperar, falarei agora, sim, tem ma ia que aprendeu a fazer música^^.

    Like

  4. robert gama says:

    AMIGOS! AMIGOS!!!,
    Bom dia a Todos!.
    Inicialmente, nao nos deixeis serem enganados por si proprios.
    Resumindo tudo o q foi comentado..

    Sera possivel a Criação Superar o seu Criador??
    CLARAMENTE NAO (Me refiro a Nos=CRIACAO e a DEUS=CRIADOR).
    POIS NAO duvidem do Poder e da infinita Sabedoria do Nosso Senhor DEUS.
    Ele nos Criou, perfeitamente!.Olhe pra si mesmo, e veja,. Voces estudiosos e Cientistas, Vejam olhem pro seu corpo! Tudo foi CRIADO perfeitamente, observe nossos Sistemas (Respiratorio, Locomotor, Digestivo, Linfatico, imunologico…..)

    Observem as Estrelas no Céu, Como Sao fantásticos.>!
    OBservem que no nosso Mundo, Existe VIDA em abundância!.
    Observem como nós, se nos ferirmos, imediatamente um Sistema irá se ativar,
    por exemplo, se vc se ferir, cortar, sangrar, seu Sangue, e as Plaquetas se encarregarao de automaticamente REparar,….
    Sao Tantas as coisas, que se podem ver, na complexidade do nosso planeta
    na nossa vida!…

    Enfim,

    Utilizem seu Conhecimento que DEUS lhes deu, para fazer o BEM, para
    assegurar a Saúde, para Ajudar as pessoas, para fazer a Vontade de Deus.
    Nao para fazer GUERRA, pra criar armas destinadas a Tirar vidas, a destruir..

    Pensem amigos.
    DEUS EXISTE, e está em TODOS os LUGARES.
    ACREDITEM EM DEUS, O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE DEU SUA VIDA POR NÓS.

    Da mesma forma que sentimos o VENTO soprar no nosso Rosto,
    Podemos sentir, mas Nao podemos VER..

    É assim que DEUS Nosso Senhor é.

    Fiquem com DEUS, e que a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com Todos Nós.

    Amém.

    Resumindo,

    Deus nos fez, perfeitos, mas… LIMITADOS.
    NUNCA CONSEGUIREMOS ALCANÇAR e nem se igualar a DEUS,
    Somos Muito Pequenos. AS Obras de DEUS, São Perfeitas.

    NUNCA EXISTIRÁ COMPUTADOR QUE SE IGUALE A NÓS, por mais que a Tecnologia avance, mas NÓS Somos Obras Primas de DEUS.

    Like

  5. Abraao says:

    Existe uma restrição que impede por exemplo a miniaturização de sistemas como esse, é um limite físico, o mais provável é o de recorrerem ao orgânico para tal. Como sempre o homem não cria nada, só copia.

    Like

  6. jefferson says:

    Abraão
    “Como sempre o homem não cria nada, só copia.”
    Essa é uma verdade irredutível …
    Como poderia um ser humano criar algo que ele nunca viu?
    Como seria possivel tal coisa,como posso conceber em minha mente o tamanho real do universo,por exemplo?Nem por fotos,nem olhando para uma noite estrelada eu posso imaginar o tamanho real do universo!Como eu poderia imaginar aquele que criou o universo,como sabiam os antepassados que o universo era imensúravel ?Como eles podiam imaginar tamanha grandeza confirmada milhares de anos depois por cientistas?
    Por isso Paulo evidencia a estupidez humana de querer comparar Deus as coisas e seres que ele criou…como podemos considerar Deus(es)aquilo que nós dominamos(animais por exemplo),ou aqueles que são iguais a nós?
    A grandeza de Deus é maior que o universo,esse universo que o ser humano é incapaz de imaginá-lo na sua totalidade,os seres vivos mostram quão inteligente e quão engenhoso ele é, quanta diversidade de sistemas,qntas éspécies existem?Pode o homem imaginar de forma real a quantidade de espécies e seus sistemas próprios que existem nesse planeta?
    O homem não poderia ter criado Deus mas sim copiado Deus.
    Só o homem é capaz de explorar o imaterial pois ele reflete em sua mente aquilo que não é material mas que vem do material…mas poderia o homem criar Deus?Se a mente do homem só concebe o material, como poderia conceber Deus?Assim todos os deuses existentes só podem ser cópia de um verdadeiro Deus.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s