Cuidado: Lêr a Bíblia Faz Mal

Blaise Pascal (1623-1662)
Infelizmente, ele lia a Bíblia

Eu tive o meu primeiro contacto com Pascal durante os meus anos de Universidade nas aulas de Filosofia. Ele era discutido logo no primeiro capítulo. Mais tarde eu vi o seu nome num livro escolar de Matemática e depois num livro de Física. Os livros científicos nunca mencionaram o facto de ele ter sido um cristão renascido.

Eis uma breve descrição das contribuições de Pascal para a ciência, matemática e tecnologia:

1. Aos 16 anos ele formulou o “Teorema de Pascal” em geometria projectiva.

2. Aos 18 anos inventou uma calculadora funcional, que operava segundo rodas mecânicas.

3. Durante a sua idade adulta, e enquanto trabalhava com fluídos e vácuos, inventou o barómetro, o tubo de vácuo, a seringa e a prensa hidráulica.

Embora mundialmente respeitado como cientista e filósofo, o seu testemunho cristão é menos conhecido (sem dúvida que o seu cristianismo não é algo que os materialistas gostem de ressalvar especialmente quando os mesmos materialistas erradamente afirmam que o cristianismo contradiz a ciência). Eis aqui alguns excertos:

Conheci o Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacob (Êxodo 3:6), não o Deus dos filósofos e estudiosos…. Alegria, alegria, alegria, lágrimas de alegria…. Submissão total ao Senhor Jesus Cristo…. Não vou negligenciar a Tua Palavra (Salmo 119:16)

Interessante como ele aplicou a teoria do vácuo em relação à nossa necessidade de Deus:

Há um vácuo com a Forma de Deus no coração de todo o homem, e esse vácuo não pode ser preenchido por nenhuma criatura mas apenas por Deus o Criador, Feito Conhecido por meio do Senhor Jesus

Para além de um génio no que concerne a previsões probabilísticas, ele criou a famosa aposta:

Se tu erradamente acreditas em Deus, não perdes nada (assumindo que a morte é o fim absoluto), mas se acertadamente acreditas em Deus, tu ganhas tudo (paz eterna).Por outro lado, se acertadamente não acreditas em Deus, não ganhas nada (a morte termina tudo), no entanto, se erradamente não acreditas em Deus, perdes tudo (condenação eterna).

Mais citações de Pascal:

A verdade é tão obscura hoje em dia, e a falsidade tão estabelecida que, a menos que amemos a verdade, nós nunca a vamos conhecerNa fé há luz suficiente para aqueles que querem acreditar, e sombras suficientes para cegar aqueles que não querem acreditar

O conhecimento de Deus está muito longe do amor por Deus

Não só nós conhecemos Deus apenas por Meio do Senhor Jesus, mas nós só nos conhecemos através do Senhor Jesus. Sabemos sobre a vida e a morte através do Senhor Jesus. Sem Ele, nós não sabemos o que é a nossa vida, a nossa morte, nem Deus e nem nos mesmos.

Conclusão:

Que pena que este cientista tinha o péssimo hábito de ler a Bíblia. Como se pôde ver pelas suas invenções e avanços científicos, isso destruiu-lhe toda a capacidade cognitiva.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Ciência and tagged , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Cuidado: Lêr a Bíblia Faz Mal

  1. Pascal foi um dos grande génios da humanidade.

    Enganou-se bastante quanto à utilidade da glândula pineal e na teoria dos jogos perdeu muito dinheiro. Não se pode estar sempre certo e muito menos acertar em tudo.

    Foi no entanto um dos grandes do pensamento.

    Like

  2. Tafnes Silva says:

    Graças a Deus ele lia a Bíblia e não tinha teorias idiotas e cegueira como este que o inveja o obtem!

    Like

  3. toda sabedoria e ciência esteve , esta , e sempre e eternamente estará em DEUS; e feliz é o Homem e a Mulher que a descobre lendo [ meditando na palavra de DEUS ] ou seja a Biblia. glória a DEUS pela vida deste Homem!

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s