Formigas conseguem levantar até 100 vezes o seu peso

A imagem de cima não é falsa nem foi criada pelo Photoshop. Ela é bem real. A imagem mostra uma formiga a levantar um objecto 100 vezes mais pesado que ela mesma. A marca de 500 mgs no peso também é real e não algo distorcido.

Se a escala for transportada para o tamanho do homem, isto significaria que um homem com 75 kgs teria que levantar 7500 kgs. Mas isto é impossível, certo? Quem é que pode levantar 7,5 toneladas com as suas próprias mãos?

Mas as formigas conseguem suster um peso 100 vezes maior que o seu.

O mais impressionante deste facto é que as formigas podem suster esse tipo de peso estando ela sobre uma parede ou outra superfície qualquer. Na foto de cima, a formiga carrega 500 mgs estando ela sobre vidro e de pernas para o ar. As formigas conseguem suster tal peso mesmo estando elas sobre uma superfície de vidro escorregadia. Como é que elas o fazem?

O Dr Endelin de Cambridge explica:

As formigas conseguem mudar o tamanho e a forma de certas zonas dos seus pés dependendo do peso que elas carregam. Quando elas carregam algo pesado, elas aumenta a área de contacto, mas quando tem necessidade de correr, elas reduzem.

As pernas da formiga também desempenham um papel importante quando ela se agarra a uma superfície ao usar aquilo que alguns cientistas chamam de “peeling forces”.

Se pensarmos no que fazemos quando tentamos retirar uma fita pegajosa duma superfície, é mais fácil se descascarmos num ângulo escarpado do que num ângulo raso ou superficial. As formigas usam o mesmo mecanismo: quando se querem “colar” à superfície, elas dispõem as pernas num ângulo raso em relação à superfície, mas quando se querem libertar, elas aumentam o ângulo e “descascam-se” da superfície mais facilmente.

Para além de iluminar alguns aspectos das capacidades gravitacionalmente desafiantes da formiga, os cientistas esperam poder desenvolver melhores produtos de cola.  Segundo o Dr Endelin, “Algumas partes dos pés da formiga limpam-se a si mesmas e podem-se colar a quase qualquer superfície. Não há nenhuma cola ou adesivo feito por nós que se possa comparar com esta capacidade. Entender como os animais controlam os seus sistemas adesivos de certo que nos ajudará a criar adesivos “inteligentes” num futuro próximo.

Mais uma área onde o homem pode aprender com o que Deus criou.

Conclusão:

Aparentemente nenhuma menção foi feita à teoria da evolução, e nem foi dito como uma firme fé na mesma poderia de alguma forma ser mais produtivo para a experiência. Mas não nos deixemos enganar: apesar dos cientistas fazerem o seu trabalho sem levar em conta os mitos evolutivos, a “ciência” será totalmente destruída se os alunos não aprenderem que répteis evoluíram para pássaros ou que mamíferos terrestres evoluíram para baleias.

[Modificado a partir do original]

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Biologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Formigas conseguem levantar até 100 vezes o seu peso

  1. Tradução says:

    Meu sobrinho indicou seu blog, gostei dele, vou seguir

    Like

  2. miguel says:

    Impressionante a materia..

    Ps.:7500 kgs = 7,5 toneladas

    Like

  3. Samue says:

    Só o que ninguém notou é que a formiguinha está segurando o objeto debaixo d’água, daí é fácil segurar algo muito pesado, mas não discordo da matéria, só da ilustração, que forçaram a barra.

    Like

  4. bianca linda says:

    ajudou pro trabalho da escola

    Like

  5. Ludwig says:

    E impossível estar correto essa afirmação, pois 100 vezes o seu peso, seria esmagado por ele. umas 10 vezes o seu peso até concordo, acho que colocaram um zero a mais. Imagina um homem que consegue levantar 75 kg, levantar 7,5 toneladas, virava papel na hora. Que idiotice infundada. pior é que a maioria acredita em tudo que vê e lê.

    Like

    • dvillar51 says:

      Ludwig,

      E impossível estar correto essa afirmação, pois 100 vezes o seu peso, seria esmagado por ele.
      Então quando utilizas o macaco para trocar o pneu do carro estas a realizar uma impossibilidade?

      Imagina um homem que consegue levantar 75 kg, levantar 7,5 toneladas, virava papel na hora.
      O que tem a ver a fisiologia da formiga com a humana?

      Que idiotice infundada. pior é que a maioria acredita em tudo que vê e lê.
      Então o que foi escrito sobre salto da pulga também são “idiotices infundadas”?

      Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s