Será o Senhor Jesus uma cópia de Horus?

30 05 2010
Não será a História Bíblica acerca do Senhor Jesus uma cópia de mitologia egípcia, nomeadamente, a história de Horus?

Dificilmente. O livro de Acharya S. “The Christ Conspiracy” é a aparente fonte da lista em baixo descrita, mas a autora apenas oferece evidências referenciais para cinco das suas alegações. Alguns dos apontamentos de rodapé contradizem com as suas próprias alegações! Mas isto é o que seria de esperar; quando alguém rejeita a visão Bíblica do mundo ela fica com um mundo irracional.

Eis aqui algumas das alegações acerca dos “paralelos” entre o Senhor Jesus e Horus.

1) Horus nasceu de uma virgem com o nome de Isis-Meri a 25 de Dezembro, numa cave/manjedoura, e o seu nascimento foi anunciado por uma estrela no Oriente, vista por 3 sábios.

Primeiro, a mãe de Horus não era virgem. Ela era casada com Osiris e não há razão para se supor que ela se absteve depois de casada. De acordo com a sua historia, Horus foi miraculosamente concebido. Seth tinha morto e desmembrado Osiris, mas Isis voltou a reconstruir o corpo dele, e seguidamente teve relações com ele. Em algumas versões, ela usou um órgão sexual masculino feito à mão porque não conseguiu encontrar essa parte do corpo do marido. Portanto, embora tenha sido uma concepção milagrosa, não foi uma concepção análoga à Incarnação do Senhor Jesus.

Segundo, foram assinaladas 3 datas de nascimento na mitologia de Horus, sendo que uma delas é a 25 de Dezembro. Como a Bíblia não diz que o Senhor nasceu a 25 de Dezembro, não há nenhum paralelo.

Terceiro, “Meri” (“Mr-ee”) é a palavra egípcia para “amada” e aparentemente foi aplicada a Isis antes do tempo do Senhor Jesus como um título e não como parte do seu nome. Mas como provavelmente havia milhares de mulheres entre o tempo de Horus e altura do Senhor com um nome ou título que era uma variação de “Mary”, não há razão alguma para se supor que a Mãe do Senhor Jesus foi nomeada segundo o nome de Isis em particular. Mesmo que, hipoteticamente, os autores dos Evangelho tivessem fabricado a Mãe do Senhor e a tivessem dado o nome de “Mary” (Maria), é muito mais provável que eles se baseassem numa “Mary” mais perto do seu tempo do que na “Isis-Meri”.

Quarto, Horus nasceu num pântano e não numa caverna/manjedoura.

Quinto, o nascimento de Horus não foi anunciado por nenhuma estrela no Oriente.

Sexto, não havia “três sábios” aquando do nascimento de Horus, e nem aquando do nascimento do Senhor Jesus. A Bíblia não diz o número de sábios, e nem diz que eles estavam presentes na altura do Seu Nascimento. Além disso, eles só viram o Senhor quando Ele estava na Sua casa e não na manjedoura (e isto quando Ele já tinha cerca de 2 anos).

2) O seu pai terrestre era chamado de “Seb” (“Joseph” – “José”).

Não há nenhum paralelo entre o nome Egípcio “Seb” e o Hebraico “Joseph” para além do facto de serem nomes comuns. Para além disso, Seb era o pai de Osiris e não de Horus.

3) Ele era de descendência real.

Isto é verdade, mas não é uma comparação com o Senhor. Quando os cristãos dizem que o Senhor é de descendência real, eles tem em mente o facto de Ele ser da linhagem do Rei David, um rei terreno (Revelação 22:16). De acordo com o mito, Horus descendia de realeza celestial uma vez que era o filho do deus principal.

4) Quando tinha 12 anos, Horus foi um professor-criança no Templo, e aos 30 anos ele foi baptizado, havendo desaparecido durante cerca de 18 anos.

Ele nunca ensinou em templo algum, e nunca foi baptizado. Além disso, o Senhor não “desapareceu” durante os anos intermédios. Ele trabalhou durante esse tempo como Carpinteiro.

5) Horus foi baptizado no rio Eridanus ou Iarutana (Jordão) por “Anup o Baptizador” (“João o Baptista”), que foi mais tarde decapitado.

Mais uma vez, Horus nunca foi baptizado. Não existe um “Anup o Baptizador” na história.

6) Ele teve 12 discípulos, dois dos quais eram suas “testemunhas” e eram chamados de “Anup” e “Aan” (os dois “João”).

Horus teve 4 discípulos (chamados de ‘Heru-Shemsu’). Há outra referência para 16 seguidores e um grupo de seguidores chamados de ‘mesnui’ (ferreiros) que se juntaram a Horus em batalha, mas eles nunca são numerados. Não há nenhuma referência aos 12 discípulos ou referência a algum deles ser chamado de “Anup” ou “Aan”.

7) Horus executou milagres, exorcizou demónios e ressuscitou El-Azarus (“El-Osiris”) dos mortos.

Ele de facto executou milagres, mas nunca chegou a exorcizar demónios nem a ressuscitar o seu pai dos mortos. Além disso, Osiris nunca referenciado como ‘El-Azarus’ ou ‘El-Osiris’ (claramente uma tentativa de fazer o seu nome assemelhar-se ao Lázaro da Bíblia).

8. Horus andou sobre a água.

Não, ele não andou.

9) O seu título especial era “Iusa” o “sempre-tornante filho” de “Ptah”, o “pai.” Ele era como tal chamado de “Criança Sagrada.”

Horus nunca foi chamado de “Iusa” (nem há alguém na história Egípcia que alguma vez tenha sido chamado “Iusa” – essa palavra não existe) nem “Criança Sagrada”.

10) Ele fez um “Sermão na Montanha” e os seus seguidores recontaram os “Ditados de Iusa.

Horus nunca fez um tal sermão, e, como dito em cima, ele nunca foi referido como “Iusa”.

11) Horus transfigurou-se na montanha.

Não, ele não se transfigurou na montanha ou em lugar algum.

12) Horus foi crucificado entre dois ladrões, enterrado durante 3 dias, e mais tarde ressuscitou.

Horus nunca foi crucificado. Há uma história não oficial na qual ele morre e é atirado em pedaços para a água, sendo que mais tarde ele é pescado por um crocodilo a pedido de Isis. Esta história não oficial é a única em que ele morre.

13) Ele era também o “Caminho, a Verdade, a Luz”, “Messias”, “O Filho Ungido de Deus”, o “Filho do Homem”, o “Bom Pastor”, o “Cordeiro de Deus”, a “Palavra feita Carne”, a “Palavra da Verdade”, etc.

Os únicos títulos que foram atribuídos a Horus foram “Grande Deus”, “Comandante dos Poderes”, e “Vingador do Seu Pai”. Nenhum dos títulos listados em cima aparece na mitologia Egípcia.

14) Ele era o “Pescador” e estava associado com o Peixe (“Ichthys”), Cordeiro e Leão.

Ele nunca foi referido como “o pescador” e não há nenhum cordeiro ou leão na história. As notas de rodapé de Acharya S. acerca desta alegação mostram uma associação com o peixe (isto é, que Horus ERA UM PEIXE, ao contrário do Senhor Jesus), sem evidência alguma de ele alguma vez ser chamado de o “pescador” ou tendo alguma associação com o cordeiro ou o leão.

15) Ele veio para completar a Lei.

Não havia “lei” alguma que ele fosse suposto “completar”.

16) Horus foi chamado de “o KRST” ou o “Ungido”.

Ele nunca foi chamado por nenhum desses títulos. “Krst” em Egípcio significa “enterro”. Não era um título.

17) Tal como Jesus, “Era suposto Horus reinar durante mil anos”.

Não há menção disto na mitologia Egípcia.

Links:
Encyclopedia Mythica: Horus
Egyptian Mythology: Horus
The Eye Of Horus
Horus: He Who Is Above
Tektonics: Horus, Isis, Osiris
Egyptian Book of the Dead


Sinceramente, é difícil não ler algumas das alegações dos cépticos sem soltar uma gargalhada. Algumas das acusações são tão obviamente fabricadas que é difícil acreditar que alguém as possa inventar e muito menos levá-las a sério. Mas para quem acredita que répteis evoluíram para pássaros, acreditar que o Senhor Jesus Cristo é “uma Cópia de mitos pagãos” não é algo fora do normal.

Tal como dito em cima, quando alguém abandona a visão Bíblica do mundo fica com um mundo irracional.


Acções

Informação

40 respostas

30 05 2010
Wallace

Essa foi interessante…. já ouvi algumas menções a esse suposto paralelo entre Hórus e Jesus, de fato algumas das mitologias têm pontos em comum com a de Jesus, mas nenhuma chegava a tanto… quantas vezes mais eles mentirão pra nós? Ou pelo menos, nem conferirão o que dizem?

Aliás, agora me lembrei de outra semelhança clamada pelos ateus: a de que o Dilúvio de Noé é uma cópia da Epopéia de Galmesh, ambos seriam mitos… não cheguei a ler nada sobre isso.

30 05 2010
Mats

Wallace,

A crença de que Génesis copiou a Epopeia de Gilgamesh parte do pressuposto que nenhum Dilúvio aconteceu. Como é que os ateus provam que o Dilúvio não aconteceu? Eles não podem e nem tem essa obrigação.

Agora, eles não podem usar as suas crenças pessoais como evidência.

Existe uma explicação bem mais razoável que explique as semelhanças entre Génesis e Gilgamesh: ambos estavam a reportar o mesmo evento Histórico. A diferença é que enquanto Gilgamesh dependeu de tradições orais através dos anos, Génesis depende de Uma Testemunha Ocular: Deus.

Os ateus rejeitam a hipótese de serem reportagens do mesmo evento apenas e só porque eles pensam que nenhum Dilúvio Global alguma vez aconteceu. Mas eles não sabem isso. Eles acreditam nisso.

É diferente.

30 05 2010
MVR

Excelente texto, Mats. Infelizmente, as pessoas que assistem ao Zeitgest dificilmente utilizam do senso crítico para analisar as alegações feitas.

31 05 2010
Márcio Carneiro

Bom Mats?

Perdi a conta de quantas vezes depois que aquele video “Zeitgueist” ficou na moda. Que aparecia algum desavisado afirmando “Sempre soube que Jesus era uma fraude.”
Ai tinha que explicar que o video não era genial, que estava apenas reciclando argumentos antigos, e a muito rechaçados.

Infelizmente essas pessoas continuavam a gritar de maneira histerica como Jesus era uma fraude.

Conclusão?
Se a pessoa quer provas que cristianismo está errado. Acredita em qualquer coisa. Mesmo sendo a maior mentira.

31 05 2010
Mats

Concordo contigo, Marcio. As pessoas resolveram acreditar no que o “documentário” Zeitgueist” afirmava porque confirmava o que eles já queriam acreditar.

Os dados históricos não contam muito para quem já rejeitou a História.

1 06 2010
Malcan

E vai vir um terceiro Zeitgest. Como o segundo fala mal apenas do capitalismo, eu aposto que o terceiro vai falar noamente do cristianismo.

1 06 2010
Mats

E podem vir quantos quiserem. Quem quiser saber a verdade, vai investigar e ver que o Z’est nada mais é que propaganda.

2 06 2010
Gabriel

Entretanto amigos a verdade é uma so o ser humano não detem nenhum conhecimento que possar provar a existencia de Deus e nem a evolução!

2 06 2010
Gabriel

outro ponto interessante, eu gostaria de ouvir a opnião de uma pessoa que não tivesse religiao é que fosse neutra, se atentasse ao carater analitico sem se basear em religião e conspiração, alguem com senso critico real.
quando houver essa pessoa ficarei feliz em ouvi-la.

2 06 2010
Mats

Gabriel,

Entretanto amigos a verdade é uma so o ser humano não detem nenhum conhecimento que possar provar a existencia de Deus e nem a evolução!

Como é que sabes disso?

outro ponto interessante, eu gostaria de ouvir a opnião de uma pessoa que não tivesse religiao é que fosse neutra, se atentasse ao carater analitico sem se basear em religião e conspiração, alguem com senso critico real. quando houver essa pessoa ficarei feliz em ouvi-la.

Não existem pessoas neutras.

11 08 2010
belzebu trevoso

O Cristianismo é o que há de mais tosco em matéria de religião do planeta!

Acreditar num fantasminha que fez a jumenta falar, cobra comer pó, vara virar cobra, agua se transformar em vinho…putz, é muita tosqueira!

12 12 2010
Walmir

Muitas pessoas falam de ciência, mas não tem a mínima noção do que seja, não têm conhecimento sobre metodologia científica e sobre as regras da razão e da lógica, é por isto que existem sites ridículos como este que ao invés de seus representantes tentarem entender as teorias, simplesmente tentam marcar território, o fato é que dentre os cientistas dos EUA ligados à área de exatas, 99,85% aceitam a teoria de Origem das espécies como a única explicação disponível para a existência da variabilidade de seres vivos, e 93% são ateus, além disto, o Neo-Darwinismo hoje junta diversas áreas da ciência, incluindo a genética para um confirmação segura de todos os preceitos do Darwinismo.

Quanto à alegação de uma pessoa que fala sobre o dilúvio, ele mostra um completo desconhecimento sobre as normas da lógica (O ônus da prova cabe a sempre a quem afirma). Nenhum cientista tem obrigação de demonstrar que não existiu dilúvio, simplesmente não se considera porque não existem quaisquer evidências de que tenha acontecido, muito pelo contrário, as evidencias demonstram que não houve, mas não cabe à ciência demonstração através de tese negativa, mesmo porque a estória do dilúvio é tão imbecil que só uma criança para acreditar.

Algumas perguntas sobre o suposto dilúvio:

Como um homem de 800 anos viaja o mundo todo para recolher espécies do mundo inteiro? Todas as espécies são adaptadas de acordo com o ambiente, não se vai encontrar pinguim no Saara e nem camelo no polo Sul.
Será que Noé usou algum jato cargueiro para pegar as espécies dos diversos locais para colocar na arca, ou usou jegues?

Como os animais carnívoros aguentaram 1 ano e 10 dias, sendo que só existiam 2 de cada espécie? (segundo algumas interpretações da bíblia foram 40 dias e 40 noites de dilúvio e um ano e 10 dia no total para que a água baixasse) , mesmo se fossem só 40 dias já seria o bastante para todos morrerem de fome.

O número de espécies é enorme, tanto que a ciência não conhece todas que existem no mundo, como Noé conseguiu isto?

algumas espécies (alguns insetos) vivem dias, como eles conseguiram aguentar tanto tempo?

Depois de terminada a viagem, Noé matou vários animais e deu em sacrifício a Deus, isto não eliminaria algumas espécies?

A estória de Noé é ridícula, tem milhares de inconsistências, tantas que não dá nem tempo de colocar aqui.

Outra estória ridícula é de Adão e Eva, pois se fossemos descendentes do incesto como ocorreu, devido a inexistência de variabilidade genética, a espécie humana já teria sido extinta, é tanta bobagem, e ainda tem gente estúpida que quer discutir com a ciência se nunca ter estudado o bastante, é uma pena que ainda existam pensamento medievais e com a mesma intenção castradora da Santa Inquisição. Lamentável.

12 12 2010
Mats

Walmir,

Muitas pessoas falam de ciência, mas não tem a mínima noção do que seja, não têm conhecimento sobre metodologia científica e sobre as regras da razão e da lógica, é por isto que existem sites ridículos como este que ao invés de seus representantes tentarem entender as teorias,

Falar é fácil. Evidências?

simplesmente tentam marcar território, o fato é que dentre os cientistas dos EUA ligados à área de exatas, 99,85% aceitam a teoria de Origem das espécies como a única explicação disponível para a existência da variabilidade de seres vivos

A veracidade de uma teoria não é confirmada pelo número de pessoas que a subscrevem.

e 93% são ateus

A elevada presença de ateus entre os biólogos explica o porquÊ da maior parte deles acreditar que répteis evoluíram para passarinhos.

além disto, o Neo-Darwinismo hoje junta diversas áreas da ciência, incluindo a genética para um confirmação segura de todos os preceitos do Darwinismo.

TODOS? Todos todinhos? Não há nada que o Darwinismo alegue que não contradiga as nossas observações?
Estás disposto a mudar de opinião de alguém de mostrar o contrário?

12 12 2010
Mats

Walmir,

Quanto à alegação de uma pessoa que fala sobre o dilúvio, ele mostra um completo desconhecimento sobre as normas da lógica (O ônus da prova cabe a sempre a quem afirma).

Como tu afirmas que o ónus da prova está do lado de quem afirma, então tu tens o ónus da prova em confirmar essa alegação. Boa sorte!

Nenhum cientista tem obrigação de demonstrar que não existiu dilúvio

Mas ninguém disse que os evolucionistas tinham que “demonstrar” que não houve dilúvio.

simplesmente não se considera porque não existem quaisquer evidências de que tenha acontecido

Se não se considera, como é que vocês evolucionistas sabem que não aconteceu? Quando se determina que não aconteceu, parte-se do princípio que se considerou essa hipótese, testou-se e achou que era falsa. Mas tu dizes que vocês evolucionistas nem consideram a hipótese do Dilúvio.
Como é que uma coisa que não foi considerada foi determinada como falsa? Gostaria que me dissesses isso.

muito pelo contrário, as evidencias demonstram que não houve, mas não cabe à ciência demonstração através de tese negativa

haha
Para quem me acusa de não saber de “lógica” (seja lá o que isso for dentro do evolucionismo) tu fazes um erro de lógica enorme. Para ver isso, basta fazer uma pergunta:
Quais são as evidências que demonstram que NÃO HOUVE Dilúvio? Mostra-me uma dessas evidências.

Algumas perguntas sobre o suposto dilúvio:

Como um homem de 800 anos viaja o mundo todo para recolher espécies do mundo inteiro?

Ó genio. Onde é que a Bìblia diz que Noé teve que viajar pelo mundo inteiro para recolher as espécies?

Porque é que tu resolveste passar vergonha em frente de todos em vez de ficares calado? Para veres o teu absurdo, desafio-te a mostrar UMA SÓ LINHA DA BÍBLIA onde esteja escrito que Noé teve que “viajar o mundo todo para recolher as espécies”.

Se o teu próximo comentário não tiver as respostas para as perguntas que te são feitas, então os teus comentários vão começar a ser controlados/moderados.

Todas as espécies são adaptadas de acordo com o ambiente, não se vai encontrar pinguim no Saara e nem camelo no polo Sul.
Será que Noé usou algum jato cargueiro para pegar as espécies dos diversos locais para colocar na arca, ou usou jegues?

LOL
Santa ignorância. Volta lá a escola dominical (com os miúdos de 8 ou 9 anos) e aprende com eles o que Génesis diz.

Como os animais carnívoros aguentaram 1 ano e 10 dias, sendo que só existiam 2 de cada espécie? (segundo algumas interpretações da bíblia foram 40 dias e 40 noites de dilúvio e um ano e 10 dia no total para que a água baixasse) , mesmo se fossem só 40 dias já seria o bastante para todos morrerem de fome.

Meu Deus… Nem sei por onde começar. Fica a pergunta:
1. Eram os animais já carnívoros antes do Dilúvio?

O número de espécies é enorme, tanto que a ciência não conhece todas que existem no mundo, como Noé conseguiu isto?

Mas a Bíblia não diz que Noé levou um par de cada espécie mas um par de cada TIPO. Tens que estudar um pouco da Baraminologia para veres o quão absurdo é o que dizes.

algumas espécies (alguns insetos) vivem dias, como eles conseguiram aguentar tanto tempo?

hahahahaha
Noé não levou nenhum insecto para a arca!!!
Amigo, por favor, volta a ler a Biblia e descobre sozinho os teus erros. Pensa bem nas coisas que vais dizer porque a cada pergunta qe tu fazes, tu revelas a tua ignorância Bíblia.

Outra estória ridícula é de Adão e Eva, pois se fossemos descendentes do incesto como ocorreu, devido a inexistência de variabilidade genética, a espécie humana já teria sido extinta

Sim, se Adão e Eva fossem tão imperfeitos geneticamente como nós somos hoje. Oppss. Mais um erro teu.
Além disso, tu achas ridículo que todo o ser humano possa vir de um casal, mas acha que toda a vida biológica vem de uma única forma de vida microscópica que existiu a “milhões de anos atrás”. Isso, sim, é que seria “incesto” !

é tanta bobagem, e ainda tem gente estúpida que quer discutir com a ciência

Não se está a discutir com a ciência mas com o evolucionismo.

Conclusão:
Antes de te armares em conhecedor do que a Bíblia diz, estuda bem. Tudo o que conseguiste mostrar nos teus comentários é a enormidade da tua ignorância Bíblica.
Não é vergonhoso não saber o que a Bíblia diz: o que é vergonhoso e altamente embaraçante é tu tentares fazer passar uma imagem de ti que não corresponde à realidade.

Vê o post com o nome “Militante ateu”. :-)

12 12 2010
Sérgio Sodré

O sentido em que a ciência está a evoluir não resulta de um intenção deliberada anticristã mas da força dos factos analisados pela razão humana. Se as evidências revelassem de facto que houve um dilúvio universal, que o planeta tem só 6000 anos, que os seres vivos foram todos criados praticamente ao mesmo tempo não evoluindo de uns para os outros…etc..etc..etc.. seria impossível contrariar, ou sequer querer contrariar, essas evidências. Nem o Diabo conseguiria enganar os cientistas!!! Só não vê isto quem não quer mesmo ver.

12 12 2010
Mats

Sodré,

O sentido em que a ciência está a evoluir não resulta de um intenção deliberada anticristã mas da força dos factos analisados pela razão humana.

Santa ingenuidade.
A ciência não está a tornar-se anti-cristã. Os cientistas evolucionistas é que estão a tentar tornar a verdadeira ciência em anti-cristã. Além disso, nada dos “dados analisados” contradiz o que a Bíblia diz.

Se as evidências revelassem de facto que houve um dilúvio universal, que o planeta tem só 6000 anos, que os seres vivos foram todos criados praticamente ao mesmo tempo não evoluindo de uns para os outros…etc..etc..etc.. seria impossível contrariar, ou sequer querer contrariar, essas evidências.

Ou seja, a evidência de que não houve Dilúvio universal, e que a Terra não foi criada em 6 dias é o facto de haver pessoas que pensam que isso é mentira.

Boa lógica, Sodré. Deixa-me inverter a mesa:

Se as evidências revelassem de facto que houve evolução, que o planeta tem milhões e milhões de anos, que os seres vivos foram todos surgindo através desses milhões de anos através de processos aleatórios (sem plano, sem organização, sem inteligência), etc…etc..etc..etc.. seria impossível contrariar, ou sequer querer contrariar, essas evidências. Seria tão óbvio que toda a humanidade em coro seria evolucionista.
Como a maioria da população mundial NÃO é evolucionista, podemos concluir que a evolução não ocorreu e que a Terra não tem milhões de anos.

12 12 2010
Sérgio Sodré

Mats,
a maioria da população ainda é extremamente inculta, eu falava da maioria da elite cientista… que é quem faz a ciência…

12 12 2010
Mats

Sodré,

a maioria da população ainda é extremamente inculta

Claro. Como um tradicional elitista, a população é sempre “inculta” quando se recusa a aceitar os dogmas da elite. Era o que os comunistas e os nazistas pensavam dos povos que dominavam com crueldade.

Obviamente que a tua evidência de que a população é inculta é exactamente o facto de rejeitar a teoria da evolução e outras teorias naturalistas.

eu falava da maioria da elite cientista… que é quem faz a ciência…

Mas a mim não me preocupa muito que a elite científica naturalista seja crente fervorosa de Darwin. Só será preocupante quando eles chegarem a lugares onde possam impor medidas policiais a quem tenha dúvidas em relação a Darwin ou a outro mito ateu (milhões de anos, aquecimento global).

Enquanto eles nos mandarem bitaites dos seus laboratórios evolucionistas, bem longe dos lugares de decisão, tudo bem. Os cães ladram, a caravana passa.

12 12 2010
Sérgio Sodré

Mats,
“Enquanto eles nos mandarem bitaites dos seus laboratórios evolucionistas, bem longe dos lugares de decisão, tudo bem”

Pensei que já controlavam os “lugares de decisão”…no ensino, nas instituições científicas que realmente fazem o futuro, nos governos, na comunicação social, etc… afinal qual é mesmo a caravana que está a passar e quais os cães que ladram?

12 12 2010
Mats

Sodré,

Os evolucionistas controlam os lugares de DIFUSÃO da sua fé, mas ainda não tem o controle total sobre os lugares de decisão mundiais. Estão a a caminho disso, mas ainda estão longe.

Enquanto houver seres humanos na Terra, a teoria da evolução vai ser sempre acreditada por uma minoria elitista enquanto que a maioria da população naturalmente se apercebe que o design que existe no universo e na vida tem Uma Causa Inteligente.

13 12 2010
Sérgio Sodré

Mats,
O que é abusivo na tua lógica é que procuras passar a ideia de que a teoria da evolução OBRIGATORIAMENTE anula a existência de Uma Causa Inteligente no Universo, quando não podes provar isso… é apenas a tua fé que te diz isso, outros com fé semelhante não pensam assim.

13 12 2010
Mats

Sodré,
Não é logicamente possível harmonizar a teoria da evolução com o Design Inteligente.

Ou a vida é o resultado de Design Inteligente ou não é. Não pode ser ambas.

26 01 2011
Anônima.

Boa noite :)

Bom, gostaria de lhe fazer algumas perguntas,

Você pesquisou a história dos Deuses, leu os livros e as traduções dos Hieróglifos?

Segundo, tu só te baseia na Biblía?

Terceiro, tu leste todas as fontes?

Grata a compreensão, só gostaria de saber sobre isso, por que nenhum dos lados ainda me convenceu..

tenha um ótimo dia.

31 03 2011
Jesus Te Ama Ateu!

A sabedoria de Deus é loucura para os homens ou seja vc nunca vai entender vc esta cego então vc acredita q veio do macaco hehehehe então Vc é Primo dele certo?

5 05 2011
alexandre

não sou religioso, sou cristão por convicção, porém, algumas duvidas me perseguem, cito um: segundo a biblia o diluvio cobriu toda face da terra, fala em 15 covados de altura. O monte everest tem muito mais do que isso, concorda?

9 06 2011
Dylan

Nenhuma dessas religiões mais praticadas são originais, esquecendo Jesus(que é sim baseado em Hórus),mas esquecendo apenas pelo respeito que tenho pela figura humana que ele pode ter sido(afinal quem criou tal religião foi o carniceiro do Paulo anos depois). Leiam os antigos escritos sobre religião e os livros novos e perceberão que todos contam histórias parecidas e enfeitadas. Recomendo o grande Bhagavad-Gîtâ ou mesmo textos sobre rituais e antigas religiões de povos africanos, que foram copiados pelos “novos livros”. Não existe religião melhor que a outra, pois estão todas na mesma lixeira intelectual.

“Chegará o dia em que a geração mística de Jesus, pelo
Ser Supremo como pai, no ventre de uma virgem, será categorizada junto com a
fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter”
Thomas Jefferson

Evolução Rules ^^
Não quis ofender ninguém, mas se o fiz o problema é seu, teísta.
Abraços

10 06 2011
catolicoresp

Dylan, estou rindo muito aqui. Você é inimaginavelmente desonesto, ou inimaginavelmente burro. Ou os dois. Vamos passo a passo.

“Nenhuma dessas religiões mais praticadas são originais,”

Uhn… Evidenciar isso pra que, né? A gente tem que acreditar no que ele diz, mesmo que os estudos digam o contrário.

“esquecendo Jesus(que é sim baseado em Hórus),mas esquecendo apenas pelo respeito que tenho pela figura humana que ele pode ter sido(afinal quem criou tal religião foi o carniceiro do Paulo anos depois).”

Quanto mais o tempo passa, mais os neo-ateus mostram sua falta de conhecimento.

Começamos com a afirmação de que “Jesus foi baseado em Hórus”, que já foi refutada pelo Mats, e mando esse videozinho pra refutá-lo também: http://www.youtube.com/watch?v=ujkfoc6Fpi0

Em segundo lugar, você precisa aprender um pouquinho sobre o “carniceiro Paulo”, o início do Cristianismo e sobre Jesus ser um “grande homem”, e vou te ajudar… Veja esses links:
http://catolicoresp.wordpress.com/2011/05/07/jesus-um-grande-mestre-de-moral/
http://catolicoresp.wordpress.com/2011/05/03/tecnica-cristianismo-foi-criado-para-dominacao/

” Leiam os antigos escritos sobre religião e os livros novos e perceberão que todos contam histórias parecidas e enfeitadas. Recomendo o grande Bhagavad-Gîtâ ou mesmo textos sobre rituais e antigas religiões de povos africanos, que foram copiados pelos “novos livros”. Não existe religião melhor que a outra, pois estão todas na mesma lixeira intelectual.”

Alguns comentários:
1) Mais afirmações sem evidências;
2) Mesmo que os Evangelhos fossem extremamente parecidos com tais mitos, isso não prova que eles estão relatando fatos mentirosos. É necessário mais que meras coincidências nas histórias para determinar algo como verdadeiro ou falso.
3) Lixeira intelectual? Ora, vejam bem. Um neo-ateu vem aqui e joga suas verdades e os religiosos que são “lixeira intelectual”. Na verdade, já que ele é um ser humano tão genial eu estou até um pouco curioso: Será que ele poderia parar de dizer “a Bíblia é uma cópia” e começar a argumentar contra a existência de Deus? Afinal, ele pode *provar* que a Bíblia está errada, mas isso não prova nem de longe que *Deus* não existe e, portanto, não justifica o ateísmo.

““Chegará o dia em que a geração mística de Jesus, pelo
Ser Supremo como pai, no ventre de uma virgem, será categorizada junto com a
fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter”
Thomas Jefferson”

Mesmo que ele tenha dito isso, e daí? Thomas Jefferson era o dono da verdade? Algo me diz que não.

“Evolução Rules ^^
Não quis ofender ninguém, mas se o fiz o problema é seu, teísta.
Abraços”

No final, a típica tática neo-ateísta que realmente crê, em toda a sua ignorância, que a Teoria da Evolução refuta a Bíblia ou a existência de Deus:
http://catolicoresp.wordpress.com/2011/05/10/tecnica-teoria-da-evolucao-refuta-deusou-a-biblia/

Agora vá estudar um pouco e depois a gente conversa mais, ok? E da próxima vez apresente algum argumento. Tenho certeza que o Mats está ansioso para ouví-lo argumentar ao invés de dar chiliques…

4 08 2011
Murilo

[Comentário editado]
Exigem evidências nas afirmações dos evolucionistas do tópico mas não exigem evidências da existência de deus. Como pode?

4 08 2011
Mats

Murilo

Exigem evidências nas afirmações dos evolucionistas do tópico mas não exigem evidências da existência de deus. Como pode?

http://darwinismo.wordpress.com/2009/10/11/como-podemos-saber-que-a-biblia-e-a-palavra-de-deus/

http://darwinismo.wordpress.com/2008/05/17/sei-que-deus-existe/

5 08 2011
George Luiz

Achei esse artigo por acaso,em uma pesquisa sobre o Jesus histórico.De fato,muitas comparações feitas entre Hórus e Jesus são exageradas e fácil de serem refutadas.Mostra uma má fé de algumas pessoas.Por outro lado,algumas coisas são aceitáveis.Na mitologia egípcia,Hórus realmente foi batizado por Anup,e o seu símbolo era uma cruz;Hórus foi ao deserto e ficou lá por 40 dias,sendo tentado por Seth.Fatos bastantes “parecidos” com alguns da vida de Jesus.

O fato é que Jesus possui uma série de “milagres” e eventos em sua vida muito “semelhantes” a vários deuses e hérois antigos como Buda,Baco,Hércules,Mitra e Krishna,o que está levando muitos pesquisadores a começarem a acreditar que muitas coisas escritas nos evangelhos são adaptações de lendas antigas,feitas para engrandecer Jesus perante o público grego da época.

Sei que vc é religioso e não vai acreditar em nada do que eu falei,mas tentei esclarecer algumas coisas.

5 08 2011
Mats

Georrge Luiz,
Mostra aí algum tipo de evidência para o que alegas. É que do ponto de vista histórico e factual, tu não vais encontrar nada escrito ANTES DOS EVANGELHOS que demonstre que o Senhor Jesus é uma “Cópia” de outras histórias.

Mas fico à espera que forneças algum tipo de dados para confirmar o que alegas.

5 08 2011
Rômulo

DILÚVIO.
Para quem ainda não se deu conta do ponto de vista geológico (águas que cobriram o Everest).
TODA a conformação do relevo atual se deve ao Dilúvio. Não havia Himalaia antes. O dilúvio não foi chuva comum (conforme a própria Bíblia: romperam-se as “fontes” dos céus E do abismo – oceanos visíveis e subterrâneos), foi sim, um imenso cataclísma (há muitas evidências) daqueles que poderiam ser imaginados caso uma sequência de meteoros (há evidências) atingissem a crota terrestre, rompessem e movimentassem as placas em um movimento inicial de aceleração e desaceleração (atualmente observado). Este fenômeno seria acompanhado de um maremoto global e chuvas extratosféricas (que inclusive congelaram boa parte do planeta). MUUUIIITA lama + MUUUIIIIITAS erupções = um relevo completamente modificado. Há muitas evidências que até mesmo as taxas da erosão atualmente observadas já teriam erodido as principais cadeias de montanhas ou as periferias dos continentes (quando não os próprios continentes), no entanto, ainda observamos elevações agudas e litorais que se encaixam (América do Sul e África). A evidência mais óbvia é a TOTAL falta de erosão entre as “ditas” camadas sedimentares, as quais teriam sido depositadas a intervalos de milhões de anos. É óbvio que foram depositadas em meio a um cataclísma, pois são depósitos que obdecem às observações da reologia. Todo mundo sabe do poder que grandes correntes de águas apresentam. Podem levar toneladas de sedimento de um lugar para o outro em questão de horas.

1 11 2011
Ramses

concordo com vc, mas o que realmente acho inconcebível é o fato de milhares de seres inteligentes (ou não) crerem em uma mentira forjada, por razões econômica e politica(o cristianismo).

[[ Já demonstraste como é que o Cristianismo é uma "mentira forjada por razões económicas e políticas? Faz isso e depois falamos.]]

já que o sr é tão bem capacitado para falar sobre a história, fale então um pouco da história cristã, mas por favor tenha bases cientificas para isso, e não simplesmente opinião formada em cima de sua fé.

[[ A História Cristã não é o assunto deste post. Foca-te no assunto em questão e não mudes de tema.]]

4 11 2011
alexandre guedes

lendo a historia da china não vemos nada sobre o diluvio. sou leigo, mas sabendo que, de acordo, com o criacionismo, a terra tem 6000 anos e comparando a cultura chinesa, observamos que a cultura chinesa é mais antiga que a terra? se compararmos a idade do diluvio, vemos que a cultura chinesa por ser muito mais antigo, teria mencionado algo. como disse antes, sou um leigo, busco apenas ficar bem informado sobre a historia da humanidade, desprovido de fé, pois a fé nos cegam para outras “verdades”.

26 11 2011
wesley

maria era casada com jose e era virgem!!! entao pq osires tb nao podi ser virgem !!! kkk qta burrice. naquela epoca o povo nao tinha nem educaçao qto mais preconceito contra o sexo. isso quem criou foi a igreja pra ocultar madalena

26 11 2011
wesley

pode ate ter sido 3 datas mas o 25 de dezembro tava la firme e forte!! coincidencia ne!! kk

26 11 2011
wesley

tudo bem, pode ter sido titulo e ao parte do seu nome! mas outra coincidencia esse tal nome MARIA estar relacionada com a mae do “deus”!!!

12 12 2011
iSm

Excelente texto….só mais um detalhe 25 de dezembro nem chega a ser uma data egípcia…

11 01 2012
Eduardo Araújo

Mas é impressionante a extrema burrice de neo-ateus que aceitam – acriticamente, aliás – essas baboseiras sobre pseudo paralelos entre Jesus e divindades de outros povos.

Percebe-se, sempre, uma tentativa de adequar os fatos à tese que o sujeito quer defender. Tomo o exemplo da “cruz”, que segundo o comentarista George Luiz era o símbolo de Horus.

Para começo de conversa não existe na mitologia egípicia nenhum símbolo idêntico à CRUZ ROMANA – formada por duas madeiras dispostas transversalmente. A única forma que lembra, muito distante, uma cruz (sem que o seja, realmente) é o Ankh, que, na verdade, NÃO È UMA CRUZ e, sim, UMA CHAVE, a chave da vida.

Demais disso, o símbolo de Horus é o seu OLHO (wadjet), não qualquer outra coisa minimamente parecido a uma cruz, romana pior ainda.

A bobagem incrível sobre a história de Seth vs. Horus não possui o menor fundamento. Seth era, de fato, um deus que tinha por domínio o deserto, porém, suas lutas para impor-se a Horus não incluem uma quarentena no deserto com seduções espirituais. Todo o conflito entre as duas divindades implicava em contendas FÍSICAS, nunca em tentativas de convencimento visando atrair para um dos lados. Muito distintamente de Satã, que propõe um conluio a Cristo, com dádivas mundanas, nada que sequer se vislumbra no mito da guerra travada por Horus contra Seth.

A mentira e a baboseira desonesta não param por aí. Gostaria imensamente de saber que raios Cristo fez semelhante a Hercules. Não há, tampouco, nada similar nos mitos persas e hindus. O Bhavagad-Gita tem passagens que lembram algumas dos Evangelhos, mas daí a inferir um plágio, vai uma distância astronômica.

Enfim, o que se pode constatar facilmente, quando se estuda os mitos e religiões do passado é que eles podem até compartilhar um outro relato, uma descrição, uma recomendação moral. Porém, são semelhanças superficiais, diferindo radicalmente em muitos outros aspectos.

Por último, ri muito dessa asneira sobre o 25 de dezembro, que como salientou o iSm acima, sequer era uma data egípicia. Ademais, como também foi frisado antes, nem mesmo significa a data rigorosamente correta do nascimento de Cristo, sendo aceita mais por convenção. Aliás, uma convenção com um significado – a data, na época da Palestina romana marcava o solstício de inverno, iniciando as saturnálias. Mas, por outro lado, é a data aproximada do nascimento de uma criança concebida no equinócio da primavera, que na tradição judaica era associado à criação de Adão. Isso tudo, vale lembrar, numa época em que a influência egípcia há muito deixara de ser preponderante.

15 01 2012
Leigo

“Coloca esses ateus num avião e desliga as turbinas, eles irão se converter!” – Professor Gretz.

Adoro essa citação.

É melhor acreditar em vida, pois se o ateísmo for verdade não acontece nada depois da morte e tudo beleza. Agora se tudo o que a bíblia diz for verdade, meus pêsames, passará a eternidade no inferno.

O diabo também usa as pessoas como instrumento para passar as suas mentiras.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, só links e pura idiotice, serão apagados e a pessoa que o enviou será moderada.. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 240 other followers